None

Novidade no conteúdo Matific: Fazendo Mandalas

Simetria Rotacional nunca foi tão divertido!

Vamos fazer mandalas para aprofundar a compreensão conceitual de conceito geométrico.

Habilidade: geometria

Clique aqui para usar sua imaginação e criatividade com a Simetria Rotacional!

 

Objetivos de aprendizagem

Pinte uma figura de forma que ela fique em conformidade com a simetria rotacional de uma ordem pré-estabelecida.

Contexto educativo

Alguns dos conceitos que devem ser ensinados em geometria são transformação, rotação e reflexão. Uma transformação é uma regra que determina que todos os pontos de uma figura geométrica se movam para uma nova posição sem alterar a forma da figura.
Uma figura é considerada simétrica se não muda quando passa por uma transformação. Além disso, ela tem simetria rotacional se a forma não mudar quando ela é girado. Por exemplo, se a figura for girada e a forma não mudar, temos simetria rotacional do tipo dois; da mesma forma, se  for girada três quartos e a forma não mudar, temos simetria do tipo três.

Atenção

  • Aprendizagem ativa: a maioria das atividades online, bem como a maioria das atividades dos livros didáticos, foca na identificação de simetrias. Esta atividade envolve o aluno em processos criativos e práticos para obter uma compreensão da simetria rotacional.

  • A resposta da Matific aos erros é informada ao aluno em tempo real, sem fazer barulho, para que os alunos que ainda não encontraram este tópico obtenham as informações necessárias para concluir as tarefas.

  • Momentos ensináveis: a atividade depende da seleção do aluno para demonstrar porque existe simetria rotacional. Caso contrário, os erros são destacados, permitindo que o aluno se corrija.

Clique aqui para usar sua imaginação e criatividade com a Simetria Rotacional!