None

Confira 5 dicas para ser um gestor escolar inovador!

Você sabe o que é um gestor inovador no setor educacional? Esse profissional é multifacetado, ou seja, aquela pessoa que está à frente de diversas atividades estratégicas, que visam garantir o bom funcionamento da instituição de ensino. Esse indivíduo consegue ser dinâmico e criativo, além de estar em constante atualização sobre as transformações e os desafios da atualidade.

A partir disso, esse gestor consegue elaborar novas metodologias na unidade educacional, apresentar novas práticas no ensino e aprendizagem, além de oferecer recursos didáticos inovadores, o que é fundamental para o crescimento da escola.

Quer descobrir como ser um gestor escolar inovador? Confira as 5 dicas que elaboramos para você, a seguir. Boa leitura! 

1. Seja sociável

Ser sociável é uma das principais estratégias de um gestor inovador. Para isso, é preciso saber desenvolver hards skills e soft skills, fazer amigos e manter uma boa rede de networking. Assim, será mais fácil manter um clima agradável no ambiente de trabalho. Além disso, conseguirá aumentar as chances de encontrar parcerias que ajudem no crescimento da escola, por meio do encontro com gestores, por exemplo. 

2. Entenda o perfil de líder

Um bom gestor também é considerado um líder, ou seja, aquele que sabe trabalhar bem em equipe e que também contribui nos processos da escola: pedagógicos, administrativos ou financeiros. Entretanto, para que isso seja possível, é fundamental pensar em ações que ajudem a melhorar as funções executadas. Sem esquecer de reconhecer não só suas virtudes, mas também os seus defeitos, a fim de que seja possível garantir uma melhor otimização do trabalho de toda a equipe. 

3. Se mantenha aberto para outras ideias

Um gestor escolar inovador deve ter em mente que precisa estar aberto para outras ideias. É preciso pedir opinião de outras pessoas que têm um ponto de vista diferente sobre o mesmo assunto. A partir disso, ele conseguirá ter uma visão mais abrangente sobre alguns "problemas" e, assim, conseguir encontrar a solução mais acertada para determinado momento. 

4. Fique de olho nas novas tendências

Ficar de olho nas tendências na área educacional é fundamental para conseguir inovar no ramo de atuação. É preciso verificar quais são as estratégias de ensino que são usadas pelas outras unidades educacionais e que têm feito sucesso, como atividades interativas online que promovem o raciocínio lógico-matemático dos estudantes. 

5. Tenha organização 

Ser uma pessoa organizada também influencia na gestão escolar. Isso porque, dessa forma, será possível aumentar a produtividade e a colaboração da equipe, evitando retrabalhos e otimizando o tempo. Contudo, para atingir esse objetivo, o ideal é estar aberto a mudanças, além de ter dedicação em suas atividades cotidianas. 

Portanto, não esqueça que, para ser um gestor inovador na escola, além de seguir todas as orientações que listamos ao longo do artigo, também é preciso contar com a ajuda de uma boa plataforma interativa. Um exemplo disso é a Matific, que oferece atividades interativas e minijogos que contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático de estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. Assim, o aluno consegue aprender enquanto se diverte, além de poder ampliar o seu pensamento crítico e desenvolver habilidades para a resolução de problemas.

Quer descobrir todos os recursos que a Matific oferece? Então, entre em contato conosco. Não perca essa oportunidade de inovar como gestor escolar!