None

O que são habilidades socioemocionais? Tire suas dúvidas!

Na sociedade de hoje, cada vez mais o aprendizado na escola se volta para o ensino das matérias, mas também para o desenvolvimento de capacidades que tornam uma pessoa mais completa. Elas são as habilidades socioemocionais, que podem ser usadas em todos os aspectos da vida, e fazem grande diferença para o futuro de cada um. 

Neste post, saiba o que é esse conceito e veja como trabalhar essas capacidades na escola. Confira também quais são as principais. Boa leitura! 

O que são habilidades socioemocionais? 

De forma geral, as habilidades socioemocionais são uma série de competências individuais ou híbridas, que a pessoa pode desenvolver no campo emocional, social e cognitivo. Elas influenciam em nossos comportamentos, formas de pensar e também na maneira como sentimos e vemos o mundo, tanto em relação a nós mesmos quanto às outras pessoas. 

Dessa forma, desenvolvê-las é uma forma de ter as ferramentas socioemocionais necessárias para agir no dia a dia, por exemplo para: 

  • trabalhar melhor; 
  • saber se relacionar com os outros; 
  • buscar e alcançar objetivos; 
  • aprender; 
  • tomar decisões. 

Além disso, elas são valorizadas atualmente, pois tornam a pessoa mais dinâmica para se adaptar às diferentes situações, inclusive no trabalho, na vida pessoal e na superação de crises. 

Como trabalhar com elas na escola? 

A escola é o ambiente ideal para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, tanto que elas são prioridades do ensino atual, para atender as novas gerações de estudantes. Sendo assim, existem diversas maneiras de incentivá-las no dia a dia dos alunos. Confira! 

Aplique atividades criativas 

As atividades criativas ajudam as crianças e jovens a trabalharem em equipe, desenvolverem sua expressão individual e também a ter novas ideias. Para isso, é possível usar estratégias como ferramentas lúdicas, incentivo às artes e adotar uma cultura maker para que elas tenham suporte para fortalecer essas competências. 

Faça uma avaliação diferenciada 

Sair das provas tradicionais e observar os alunos em outros âmbitos e situações, ajuda gestores, pais e educadores a compreender se essas competências estão sendo fortalecidas. Assim, promover uma avaliação diferenciada e contínua, considerando cada atividade que a criança faz na aula e fora dela é importante. Aliás, por meio de algumas ferramentas tecnológicas é possível obter dados e ter uma ideia do desempenho individual de cada pessoa.  

Envolva pais e responsáveis 

No processo de desenvolver as habilidades socioemocionais, os pais e responsáveis têm um papel fundamental. Afinal, o quanto a criança pode aplicá-las também está relacionado ao ambiente onde vive e como se relaciona com sua família. Por exemplo, quando tem apoio e algumas ferramentas em casa, esse processo pode ser mais fácil. 

Incentive a formação interdisciplinar 

A formação interdisciplinar é outra maneira de combinar e fortalecer diferentes habilidades socioemocionais. Afinal, esses projetos envolvem o uso de diferentes conhecimentos do ensino, exigem criatividade de cada estudante e também pode incluir o trabalho em equipe, se for feito com outros colegas. 

Além disso, algumas metodologias, como a STEM, são focadas em certas áreas de conhecimento que abordam várias delas. Com isso, ao estudar na sala de aula, o aluno protagonista consegue aplicá-las enquanto aprende. 

Quais são as principais habilidades socioemocionais? 

De forma geral, as habilidades socioemocionais podem formar parte de 5 grupos, chamados de macro competências: 

  • autogestão; 
  • engajamento; 
  • amabilidade; 
  • resiliência emocional; 
  • abertura a coisas novas. 

Assim, cada um é composto de competências menores, que serão desenvolvidas conforme a personalidade de cada pessoa. A seguir, confira algumas das principais! 

Responsabilidade 

No âmbito da autogestão, a responsabilidade pode se dar de diferentes formas. Por exemplo, ela pode ser assumir uma tarefa que se deve realizar, por mais desagradável que seja, com compromisso para alcançar o objetivo. Ou ainda, também pode envolver situações mais abrangentes, como coordenar outras pessoas de maneira responsável em uma equipe de trabalho. 

Iniciativa social 

No engajamento com outras pessoas, a iniciativa social é a capacidade de perceber as necessidades do outro e agir a favor de ajudá-lo. Ela também pode acontecer de diferentes formas. Por exemplo, na escola, quando um aluno ajuda um colega a aprender uma matéria; ou em um trabalho voluntário, em que a pessoa dedica seu tempo e outros recursos pelo bem de outras pessoas. 

Respeito 

Na amabilidade, o respeito é a capacidade de tratar a outra pessoa como você mesmo gostaria de ser tratado. Nesse caso, mesmo com opiniões, comportamentos e crenças diferentes, o objetivo é que as pessoas convivam em harmonia. 

Tolerância 

Na resiliência emocional, a tolerância é uma das habilidades socioemocionais mais importantes, pois se relaciona com a capacidade de superar situações desagradáveis e frustrações. Na escola, ela é fundamental até em situações simples, como entender que nem sempre o estudante vai aprender apenas o que gosta. 

Criatividade 

Na abertura para coisas novas, a criatividade é uma habilidade socioemocional incentivada, pois com ela, a pessoa pode desenvolver a imaginação, buscar soluções originais para um problema, ver o mundo sob novas perspectivas e se interessar por novos campos de conhecimento. 

A importância de desenvolver habilidades socioemocionais 

Todas essas competências são importantes para formar um indivíduo mais consciente e ativo em seu papel no mundo e em relação aos outros. No trabalho, elas são ligadas também à melhor produtividade de um profissional e a suas habilidades de trabalhar em equipe, sendo capaz de aprender novas tecnologias, manter-se em desenvolvimento e lidar com pessoas diferentes, em prol de um objetivo. 

Já no campo da saúde, bem-estar e desenvolvimento pessoal, as habilidades socioemocionais também se relacionam a uma pessoa com mais autocontrole, que pode usar essas competências a favor de si mesma, por exemplo: 

  • ser resiliente frente às dificuldades da vida; 
  • controlar o estresse; 
  • tornar-se persistente em atividades físicas; 
  • entender como ter relacionamentos melhores com as pessoas; 
  • reconhecer seus defeitos e virtudes. 

Seja para uma criança ou um adulto, as habilidades socioemocionais são ótimas competências, que devem ser desenvolvidas para que a pessoa saiba agir melhor consigo mesma e com os outros. Além disso, em termos práticos, elas podem trazer bons resultados para o aprendizado de uma criança, bem como capacitá-la para exercer melhor seus diferentes papéis no futuro, seja no âmbito familiar, profissional ou pessoal. 

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e mostre a todos a importância das habilidades socioemocionais!