None

Saiba quais são os benefícios da meditação em sala de aula

Silêncio. Completo, absoluto, abençoado silêncio. Para muitos professores, é uma fantasia impossível: manter uma sala de aula tranquila, ocupada por mais de dois segundos exige muito esforço e paciência. E mesmo se sua classe coopera, quem pode se dar ao luxo de deixar os alunos quietos quando há lições, objetivos e muito trabalho para fazer?

E se disséssemos que tempo em silêncio não é apenas benéfico para a paz de um professor, mas também para a aprendizagem e comportamento dos alunos? Isso mesmo, ter alguns momentos para relaxar e refletir, sem a correria do dia a dia, realmente pode melhorar o desempenho em sala de aula. Pelo menos é o que uma avaliação na escola Visitacion Valley Middle School (VVMs) em São Francisco tem mostrado.

Duas vezes por dia, os alunos realizavam, por quinze minutos, uma meditação silenciosa em suas mesas. Durante este tempo, eles eram incentivados a fechar os olhos e se envolver na reflexão individual. Situado num bairro desfavorecido, a escola era conhecida por seus alunos rebeldes, com situações de brigas até cinco vezes por semana. Mas desde o início do “momento relaxante”, as suspensões caíram mais de 75% e o desempenho escolar aumentou drasticamente. O programa foi lançado para uma série de outras escolas nos EUA, e a maioria delas têm relatado resultados semelhantes.

No Brasil, uma escola em Florianópolis percebeu um grande ganho na experiência da meditação, que começou com crianças de 6 e 7 anos e foi ampliada para os alunos mais velhos e para a equipe de professores também! 

É impressionante, mas não surpreendente. O estudo Born in Bradford mostrou que a ansiedade aumentou  entre as crianças menores de 14 anos, devido à rotina que foi afetada durante a pandemia da Covid-19.

A meditação relaxa a respiração, a pressão arterial e pulsação, levando a sensações de relaxamento, bem-estar físico e melhora do humor – quando os alunos estão calmos e saudáveis, seu ambiente de aprendizagem também é. 

Mas a meditação dos alunos não é a única maneira de aliviar o stress com sucesso na sala de aula. Os alunos têm relatado benefícios mentais e físicos de saúde -, bem como melhora das notas – a partir de uma série de atividades simples, como ouvir música, corrida e natação.

Lembra-se dos livros de colorir? Então, ele ajuda a acalmar a mente estressada das crianças. Os jogos também podem ser excelentes para erradicar a ansiedade, melhorar o humor, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o processo de aprendizagem.

Por que não tentar dar aos alunos um momento de calma? Seja na sala de aula ou no ensino remoto, propor um momento de relaxamento e meditação pode fazer muito bem à saúde mental dos alunos, principalmente nesse momento desafiador de pandemia em que estamos vivendo.

Quer ler mais conteúdos como esse? Siga a gente no LinkedInFacebook e Instagram para nos acompanhar pelas redes sociais.

Texto traduzido e adaptado de Nick Nedeljkovic – escritor freelancer e blogueiro de Sidney, Austrália.