None

3 maneiras incríveis de usar o Matific na sala de aula

Ter uma plataforma de matemática premiada ao seu alcance é o sonho de qualquer professor.

No entanto, entendemos que os recursos digitais também podem ser intimidantes. Como você aproveitará ao máximo a plataforma? Quanto tempo levará para aprender? Ele se adapta ao seu estilo de ensino?

Na Matific, estamos em constante comunicação com professores em sala de aula em todo o mundo, ouvindo suas histórias de sucesso em sala de aula e aprendendo como eles o alcançam.

Seja você novo na Matific ou um usuário experiente, temos certeza de que aprenderá algo ao ouvir sobre essas três maneiras eficazes de usar a Matific em sua sala de aula.


Caso de uso 1: O Demonstrador Superstar

A biblioteca de atividades do Matific é uma ferramenta incrível para demonstrar novos conceitos matemáticos. Apresentando manipulativos divertidos e emocionantes, essas atividades e episódios ajudam os professores a dar vida às suas salas de aula.

Então, como você pode usar uma atividade da Matific para demonstrar um novo tópico em matemática?

  • Primeiro, jogue o episódio como uma classe. Você pode fazer isso com nossa opção “Jogar com classe” ou projetando sua tela em seu smartboard.
  • Incentive a participação do maior número possível de alunos. Treine os alunos para que colaborem e pensem juntos nas respostas.
  • Discuta o episódio e responda a todas as perguntas.

O professor da Matific, Chad McRealname, adora usar o episódio "Fabrica de Naves Espaciais" para introduzir equações de adição. Os alunos se deparam com uma variedade de cenários nos quais eles devem resolver os números ausentes. Ao mesmo tempo, o episódio é divertido e envolvente - os alunos estão ajudando um cientista a construir uma nave espacial!

Ao apresentar o episódio para a turma discutir , Chad pode destacar diferentes abordagens dos alunos às perguntas. Alguns alunos estão confiantes o suficiente para usar equações, alguns podem até estar familiarizados com a subtração, mas a maioria usa uma estratégia de “contagem crescente”. Como a atividade permite uma variedade de abordagens, ela permite que Chad enfatize cada abordagem como válida e concentre o esforço da classe em verbalizar o pensamento e entender as explicações dos outros.

 

Caso de uso 2: instrução para pequenos grupos

As atividades da Matific são ricas e profundas e estão disponíveis em vários níveis. Os professores podem atribuir atividades a pequenos grupos e monitorar facilmente seu progresso usando os relatórios minuto a minuto da Matific. Esses relatórios permitem que os professores intervenham no momento certo ou permitem que os alunos explorem com confiança. Além disso, os relatórios fornecem aos professores um conhecimento detalhado sobre os pontos fortes e as dificuldades de cada aluno, tornando sua orientação mais eficaz.

Com essa estratégia, o ensino é diferenciado, visando atender os alunos onde eles estão. As atividades também criam grandes oportunidades para discussão e resolução de problemas. Trabalhando em grupo, os alunos podem discutir possíveis soluções e estratégias que podem usar para resolver o problema.

Alguns episódios que são adequados para o trabalho em grupo são os episódios de Enigmas de Derramamento (como este). Este episódio envolve subtração, adição, estratégia e pensamento à frente. Stacy NullError atribui diferentes níveis dos Enigmas de Derramamento a pequenos grupos em sua sala de aula. Os alunos podem discutir os problemas e experimentar os materiais antes de enviar cada resposta. Além disso, os alunos podem se revezar manipulando os jarros enquanto outros alunos realizam operações matemáticas em papel de rascunho. Em seguida, Stacy NullError pede aos alunos que apresentem as estratégias que descobriram ao resolver os enigmas para o resto da turma. Dessa forma, todos os grupos se conectam em estratégias e ideias enquanto cada um trabalha em seus próprios níveis diferenciados.

 

Caso de uso 3: uma ferramenta de aprendizado independente

Os alunos precisam de bastante tempo para praticar as habilidades matemáticas de forma independente. No entanto, pode ser um desafio garantir que todos os alunos estejam trabalhando no nível certo. O algoritmo inteligente da Matific sempre garante que o trabalho apropriado esteja pronto para todos os alunos, tanto para aprender novas habilidades quanto para revisar as habilidades aprendidas.

À medida que os alunos progridem nas recomendações automáticas, eles recebem feedback e suporte enquanto trabalham. Por exemplo, se um aluno tiver dificuldades com um novo conceito, a Matific fornecerá pistas e dicas para ajudá-lo. Se necessário, a Matific ajudará o aluno a revisar o conteúdo de pré-requisito, reforçando seu conhecimento antes de tentar novas habilidades novamente.

A Matific orienta os alunos pelo conteúdo de nível de série, avançando-os em seu próprio ritmo e nível. Isso significa que os alunos nunca ficam entediados e sempre são desafiados adequadamente.

Beatrix Shufflebottom sabe que tudo o que ela precisa fazer é ajudar seus alunos a jogar 30 minutos de Matific na Ilha da Aventura toda semana. Todos os dias seus alunos recebem novas atividades dentro de sua zona personalizada de desenvolvimento proximal. Além disso, Shufflebottom é atualizada com relatórios de desempenho que cobrem tudo em que seus alunos trabalharam. Esses relatos a ajudam a intervir em momentos oportunos em que os alunos poderiam contar com um apoio extra.

Se você não tiver dispositivos suficientes para que todos os alunos da sua turma usem a Matific de uma só vez, considere usá-lo como um centro. Os alunos podem percorrer vários centros de matemática ou sessões de instrução em pequenos grupos durante o tempo de matemática. Adicione a Matific como um dos centros e veja seus alunos se destacarem e crescerem para amar a matemática! Alternativamente, você pode até atribuir a Matific como lição de casa.

Matific é uma plataforma de matemática versátil, envolvente e útil que comprovadamente aumenta o desempenho dos alunos em até 34%. Não importa como você o use, temos certeza de que você vai adorar.

Você está pronto para começar? Experimente a Matific hoje de graça!