None

Liderança inspiracional: entenda mais sobre!

Você sabe a diferença entre um líder e um gestor? O primeiro está inserido em um grupo e age em busca de objetivos comuns, enquanto o segundo apenas supervisiona os colegas e cobra resultados. Ou seja, a figura do líder traz soluções mais benéficas para a sua organização. Mas como transformar um gestor em um líder? Um bom começo é desenvolver algumas características, como a liderança inspiracional.

Neste texto, você vai conhecer melhor os tipos de liderança e quais as características da liderança inspiradora. Continue a leitura e saiba como incentivar o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Tipos de lideranças e o impacto educacional

O grande diferencial da liderança moderna é o caráter humanizado, principalmente na educação. Isto é, se antes a principal vertente do cargo eram ordens, agora é necessário diálogo e empatia. Para isso, o líder precisa ser inteligente emocionalmente e ter habilidade para promover e gerenciar um trabalho cooperativo.

Esse tema é aprofundado no livro “A quarta revolução” (2016), do economista e engenheiro alemão Klaus Schwab, onde ele cita quatro inteligências necessárias para exercer uma liderança na era da indústria 4.0:

  • inteligência contextual;
  • inteligência física;
  • inteligência emocional;
  • inteligência inspiracional.

A última, que vamos abordar mais detalhadamente no tópico a seguir, pode ser facilmente reconhecida em grandes educadores como Paulo Freire, que revolucionou a educação brasileira.

O que é liderança inspiradora

Trata-se da capacidade de um líder para inspirar pessoas com uma visão convincente de futuro, onde é possível garantir uma direção para que todos possam exercer seus talentos e trabalhar coletivamente para alcançar um objetivo em comum. Para isso, é preciso conhecer as necessidades individuais, alinhar as expectativas e direcionar o grupo de maneira orgânica.

Essa troca gera uma energia contagiante e, naturalmente, inspiradora. Além disso, o líder também caminha em um ritmo mais acelerado e busca estar na vanguarda. Com essa visão, ele engaja seus liderados a assumirem missões ousadas e a buscar, continuamente, o desenvolvimento pessoal.

Como incentivar e desenvolver a liderança inspiradora

A consultoria Bain identificou atributos que despertam a inspiração. Eles estão ligados a categorias de centralidade. Veja alguns exemplos.

  • desenvolver em si recursos internos — autoestima, independência, otimismo, flexibilidade, tolerância ao estresse, autoconsciência e expressão emocional;
  • conectar-se com os outros — escuta, empatia, humildade, senso de comunidade e desenvolvimento do grupo;
  • dar o tom — equilíbrio, coerência, responsabilidade, altruísmo e abertura;
  • liderar o time — disposição de servir, orientação, visão, foco, harmonia, empoderamento e cocriação.

Você observa esses atributos na sua rotina de processos educacionais? Então está no caminho certo. Se falha em algo, busque aprender mais sobre o tema e ponha em prática. Caso seja necessário, conte com a ajuda de um profissional. Mas tenha consciência que não somos perfeitos e não conseguimos executar bem cada uma dessas características. Busque o equilíbrio e o aperfeiçoamento constante de maneira natural.

Como você viu, uma liderança inspiradora educacional está preparada para agir de forma empática e colaborativa, além de estar apta para solucionar problemas complexos. Com suas competências sociais, dedicação e estudo constante, em prol da qualidade do ensino, torna-se referência no ambiente educativo e até no mercado de forma geral.

Gostou deste texto? Então acompanhe nossas produções nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.