None

O que é desempenho escolar e como melhorá-lo?

O bom desempenho escolar é um dos principais objetivos das instituições de ensino, assim como dos pais e responsáveis. Trata-se de um importante índice de qualidade de ensino e um bom parâmetro para avaliar se os alunos têm um aproveitamento adequado dos conteúdos. 

Acompanhar indicadores que refletem o desempenho escolar também ajuda os gestores e os educadores a identificarem problemas e oportunidades de melhoria. Assim, eles trazem informações altamente relevantes para que a escola se desenvolva cada vez mais, sempre com o foco em garantir a aprendizagem significativa por parte dos alunos.

Quer entender melhor o que é o desempenho escolar, sua importância e como melhorá-lo? Então, continue a leitura!

O que é o desempenho escolar e como acompanhá-lo?

Quando falamos de desempenho escolar, estamos tratando de indicadores — esses índices, muito utilizados no ambiente corporativo, também se aplicam na área educacional e são igualmente importantes. Afinal, assim como ocorre em empresas, uma escola está sempre em busca dos melhores resultados em seus processos educacionais.

Existem diversos parâmetros que podem ser utilizados nessa análise e, inclusive, o desempenho escolar pode ser medido a partir da combinação de múltiplas variáveis. Veja só algumas delas:

  • média das notas em avaliações regulares;
  • níveis de satisfação dos estudantes, dos educadores e demais colaboradores em relação ao ambiente de ensino;
  • média das notas em avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • progressão dos resultados dos estudantes em simulados;
  • taxas de evasão escolar;
  • porcentagem de aprovação em vestibulares;
  • avaliações da qualidade da infraestrutura presente na instituição de ensino;
  • comparação da performance de turmas em avaliações gerais;
  • resultados de avaliações diagnósticas no início de cada ciclo ou ano letivo etc.

Apesar de se relacionarem diretamente ao desempenho dos alunos, os indicadores ajudam a revelar problemas de várias frentes: métodos de ensino, abordagens pedagógicas, relacionamento da comunidade escolar, performance dos professores e muito mais. 

Qual é a importância de acompanhar o desempenho escolar?

Os indicadores de desempenho escolar têm como principal objetivo proporcionar o embasamento de estratégias para melhoria dos resultados da escola. Por meio da análise de índices como os citados, os gestores e indicadores podem identificar vulnerabilidades no processo de ensino-aprendizagem e enxergar os pontos que exigem melhorias.

Sem o uso de indicadores, a escola pode deixar brechas para problemas que afetam negativamente o sucesso dos estudantes em sua trajetória escolar. Esse sucesso, como você já viu, se refere ao aproveitamento dos conteúdos, isto é, à aprendizagem dos alunos de fato. 

Como melhorar o desempenho dos alunos?

Agora que você entendeu melhor a importância de acompanhar o desempenho escolar frequentemente, dê só uma olhada em dicas para melhorar os indicadores na sua escola!

Objetivos claros e definidos

Para todo tipo de avaliação, é importante ter um parâmetro de comparação bem-definido, isto é, uma meta de resultado. Assim, os indicadores de desempenho escolar só fazem sentido quando a escola tem objetivos claros de aprendizagem. Para isso, é fundamental apoiar-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como ter um currículo pedagógico sólido.

Avaliações diagnósticas regulares

As avaliações diagnósticas são valiosos instrumentos para acompanhar a evolução do aprendizado dos alunos. Elas ajudam a entender as particularidades de cada estudante, como suas facilidades e dificuldades de aprendizagem. Assim, é possível direcionar melhor os esforços pedagógicos, contribuindo com um ensino mais personalizado e, portanto, efetivo.

Parceria entre escola e família

O processo de aprendizagem não se dá somente dentro da sala de aula. Assim, é importante que a escola crie vínculos de comunicação com as famílias e estimule a continuidade dos estudos em casa, de modo a reforçar os conteúdos vistos, potencializar o aproveitamento da turma e incentivar a postura ativa dos estudantes em relação à construção de conhecimentos.

Metodologias e abordagens de ensino inovadoras

Conforme a sociedade muda, o perfil dos estudantes também. Cabe à escola estar sempre atenta às tendências pedagógicas para atender às novas características dos alunos. Hoje em dia, cada vez mais as metodologias de ensino ativas e alinhadas às demandas da sociedade estão ganhando espaço, como o ensino híbrido e a aprendizagem baseada em problemas.

Entre elas, destaca-se a metodologia STEAM, que valoriza:

  • S (Science) — as ciências naturais, ou seja, física, química e biologia;
  • T (Technology) — os tópicos importantes na revolução tecnológica, como linguagens de programação e robótica;
  • E (Engineering) — os conceitos relacionados à criação de materiais a partir do conhecimento científico das engenharias;
  • A (Art) — o entendimento de que as expressões artísticas são fundamentais para o desenvolvimento da capacidade crítica e criativa dos estudantes;
  • M (Mathematics) — as propriedades, conceitos e operações matemáticas compreendidas em sua relevância para a vida em sociedade.

Tecnologias em favor da aprendizagem

O uso de ferramentas digitais e tecnologias contribuem muito para o aproveitamento dos alunos. Plataformas interativas, jogos educativos online, entre outros recursos promovem um engajamento maior por parte da turma, além de serem úteis não apenas para reforçar conteúdos, mas também para desenvolver o raciocínio lógico e consolidar uma cultura digital saudável por parte dos pequenos. 

Em geral, como é o desempenho escolar no Brasil?

O Brasil ainda enfrenta muitos desafios em relação ao desempenho escolar dos estudantes. Para que você tenha uma ideia, basta olhar os dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês).

No Pisa 2018, o Brasil não registrou avanços significativos no desempenho dos estudantes. Os resultados em leitura, matemática e ciências estão entre os que mais se destacam negativamente em relação a outros países. 

Em matemática, por exemplo, os estudantes brasileiros registram resultados que os colocam entre os últimos 10 colocados na lista de países participantes da avaliação. De acordo com o levantamento, dois terços dos alunos com 15 anos sabem menos do que o básico esperado nessa área de conhecimento.

Enquanto a média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 489 em matemática, os estudantes brasileiros alcançaram a nota média de 384 pontos. 

Levando-se em conta a relevância dessa área de conhecimento para as profissões do presente e do futuro — sobretudo as engenharias e as áreas relacionadas à tecnologia —, é importante que as escolas tenham como prioridade a melhoria no desempenho dos estudantes.

Para isso, como você já viu, as plataformas digitais são grandes aliadas. Na Matific, os educadores contam com recursos completos para uma aprendizagem significativa, interativa e divertida da matemática, por meio de milhares de atividades e conteúdos desenvolvidos por especialistas e com resultados validados ao redor do mundo.

Diante desta leitura, ficou claro que o acompanhamento do desempenho escolar é fundamental, não é? É por meio da análise de indicadores que os gestores, educadores e órgãos reguladores da Educação podem entender as fragilidades no processo de ensino-aprendizagem e buscar as melhorias necessárias. 

Se gostou do post e quer acompanhar outros conteúdos relevantes para a sua escola, siga as redes sociais da Matific — Facebook, Instagram e LinkedIn.