None

Formação dos professores: saiba as habilidades indispensáveis no século XXI

Uma boa formação de professores está diretamente associada ao sucesso de uma escola e sua retenção de alunos. Por isso, a escolha de docentes com um certo conjunto de habilidades é essencial ao bom desempenho dos estudantes e de toda a turma. Com a rápida modernização desse mercado, é fundamental contar com profissionais qualificados e capazes de desenvolver um relacionamento proveitoso com seus alunos. 

Reter a atenção do público jovem pode ser uma tarefa desafiante para qualquer professor, fazendo surgir a necessidade de competências que vão além dos conteúdos programáticos da disciplina. Se você quer saber quais as habilidades mais importantes para comandar uma sala de aula do século XXI, continue a leitura e confira.

Qual a importância de acompanhar os avanços do ensino?

Com avanços tecnológicos e mudanças comportamentais, a forma de ensinar sofreu grandes transformações nos últimos anos. A visão do professor como único detentor de conhecimento foi deixada para trás e deu espaço para o surgimento de uma relação mais próxima e amigável com os estudantes. 

Isso também muda o papel que o estudante tem dentro de sua escola. Antes, o aluno era apenas alguém que frequentava o ambiente de ensino para receber conteúdo e orientações. Agora, ele é apresentado a um processo de aprendizado mais ativo, enquanto protagonista de sua jornada acadêmica. 

Desse modo, é fundamental que os professores estejam preparados para oferecer todo o suporte necessário ao desenvolvimento do protagonismo e da autonomia da turma durante as aulas.

Ao usar essa abordagem, além da preparação para provas e vestibulares, a escola fornece meios para desenvolver o potencial de seus alunos ao longo da vida e contribui para que eles se tornem adultos mais felizes e realizados. 

Quais as habilidades imprescindíveis para professores no séc. XXI?

Com um papel tão importante na formação da nova geração, algumas competências são necessárias para que os professores desempenhem plenamente sua profissão e possam atuar de modo transformador na vida de cada estudante. Continue a leitura e descubra quais as mais importantes!

Boa comunicação

Desenvolver uma comunicação clara e objetiva é muito importante para que os ouvintes tenham clareza do conteúdo repassado e aprendam a se comunicar com mais precisão. Por isso, é necessário contar com um vocabulário rico e conseguir criar diferentes narrativas para um mesmo assunto. 

Desse modo, a explanação nas aulas se torna fluida e até os assuntos difíceis se transformam em ideias acessíveis e de fácil entendimento. Para desenvolver essa habilidade, é importante motivar o hábito de leitura entre os professores, principalmente de temas atuais e que estejam ligados ao dia a dia da turma. 

Criatividade

A criatividade é uma das habilidades mais valorizadas na atualidade. Por meio dela, grandes corporações crescem, profissões são criadas e inovações chegam até o grande público. Para o cotidiano acadêmico, a realidade é ainda mais importante. 

Quando se trabalha com os mais jovens é necessário ter muita criatividade, principalmente nos assuntos árduos das disciplinas. Assim, apenas os professores mais criativos conseguem prender a atenção da turma durante suas horas de aula. 

Tal habilidade pode ser desenvolvida por meio da interação com profissionais na mesma área, sejam eles colegas de trabalho ou pessoas que produzem conteúdo nas redes sociais. 

Pensamento crítico

O pensamento crítico é fruto de um reconhecimento claro da realidade vivida, entendendo que as perspectivas podem mudar entre indivíduos. Assim, é importante que os professores contem com um forte senso crítico, repassando para seus alunos essa habilidade tão relevante. 

Ela pode ser desenvolvida no corpo docente por meio do debate entre estudantes, professores e comunidade, sobre as condições atuais em que a sociedade está inserida. O mais importante é que a opinião de todos seja escutada e, assim, cada ouvinte consegue uma nova perspectiva baseada nos argumentos de terceiros. 

Capacidade de lidar com as tecnologias

O uso de tecnologias adequadas é um excelente instrumento para ajudar no avanço dos alunos no século atual. Mas é importante que os professores saibam como fazer uso dessas ferramentas de forma adequada para otimizar os resultados.

Portanto, invista em boas soluções para facilitar a vida dos docentes e, além disso, realize treinamentos periódicos para repassar as tendências e como elas devem ser utilizadas no dia a dia de aprendizado com os alunos. Assim, você consegue garantir que os educandos entendam os conteúdos e que os professores tenham aptidão para usar a tecnologia.

Empatia

Saber se colocar no lugar do próximo e compreender suas dificuldades é cada vez mais importante no mundo moderno. E isso não difere nas salas de aula. Ao respeitar e entender seus alunos, você cria uma maior aproximação e interação.

O grande desafio para os docentes nesse sentido é procurar compreender as adversidades que cada estudante enfrenta e buscar ajudá-los a alcançar o pleno potencial que dispõem. Ao ter mais empatia com os educandos suas aulas tendem a ficar ainda melhores, a participação é otimizada e os obstáculos superados.

Liderança

Em escolas que adotam metodologias modernas e que priorizam o aluno como protagonistas no processo de desenvolvimento e aprendizado, a habilidade de liderança passa a ser essencial para os professores. Assim, é importante para o docente saber direcionar o aluno para melhorar sua performance e conseguir absorver o máximo que possível.

A fim de desenvolver essa competência nos profissionais da escola é importante oferecer treinamentos e incentivá-los a buscar conhecimentos que possam auxiliar nessa etapa. Dessa forma, os estudantes tendem a se inspirar e se motivar para aprender.

Curadoria de conteúdo

Atualmente, é possível encontrar informações de forma simples e fácil, por meio da internet e dos bons livros. Assim, o papel do professor é realizar a curadoria e direcionar seus alunos a conteúdos realmente úteis e verdadeiros, evitando que absorvam conhecimentos falsos.

Portanto, é necessário orientar os docentes em como levar aos estudantes as bases para alcançarem pleno desempenho. Vale investir em bons materiais para que sua escola tenha as melhores ferramentas para amparar o processo de ensino de maneira eficiente.

Como os professores podem ser preparados?

A preparação só ocorre de modo adequado quando há um ambiente de incentivo e cooperação. Cabe a coordenação das escolas o abrir espaço para o debate, apoio entre os professores e a busca por novas formas de qualificação. 

Afinal, uma boa formação de professores é o primeiro passo para o sucesso de qualquer estratégia de ensino que se possa adotar. Isso significa que esses profissionais têm um papel central no desenvolvimento de seus alunos e no efeito transformador que a educação deve ter sobre a vida de qualquer um que frequenta uma sala de aula. Por isso, não perca mais tempo e coloque essas ideias em prática agora mesmo. 

Viu como é a formação de professores é importante? Então siga nossa página nas redes sociais e confira conteúdos incríveis como este! Estamos no LinkedIn, Instagram e Facebook!