None

O que são nativos digitais?

Definindo de maneira simples, os nativos digitais são as pessoas que nasceram a partir de 1980, embora o termo seja muito usado para se referir à Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010). Trata-se de indivíduos que, desde a infância, tiveram contato com tecnologias digitais. No caso da Geração Z, também há contato precoce com a internet.

Em meio a esse cenário, as crianças se desenvolvem de um modo diferente, logo, têm necessidades e interesses distintos daquele de pessoas nascidas em outras épocas. Por isso, é extremamente importante que os profissionais da educação entendam as principais características dos nativos digitais para estabelecer estratégias de ensino eficazes para eles.

Você precisa de ajuda com isso? Veja neste artigo quais são as principais características deles e entenda como estão influenciando a transformação das escolas.

As principais características dos nativos digitais

Os nativos digitais apresentam muitas características em comum. Compreendê-las é bastante útil para professores e outros profissionais que trabalham em escolas, considerando os desafios da educação na era digital. Veja algumas delas.

Usam a tecnologia com muita frequência

As crianças têm tido contato cada vez mais cedo com dispositivos tecnológicos. Não é tão incomum, por exemplo, que, com menos de dois anos, o pequeno já tenha o costume de assistir a desenhos animados em tablets e smartphones.

Assim, a tendência é que isso se torne algo básico na rotina, tão natural como escovar os dentes. Para as escolas, isso pode ser um desafio e uma oportunidade — é mais difícil manter as crianças interessadas e focadas, mas há vários recursos tecnológicos educativos para usar como apoio e contornar essa situação.

Recebem grande volume de informação rapidamente

Constantemente em contato com a tecnologia e conectados à internet, os nativos digitais têm acesso a muita informação em uma grande velocidade. Então, eles têm uma consciência maior sobre o que está acontecendo no mundo ao redor deles.

Você já deve ter percebido e ouvido alguém comentar sobre como as crianças de hoje em dia são mais espertas, certo? O volume de informações que elas recebem e a autonomia para navegar por elas usando os próprios dispositivos pode contribuir para isso.

Tendem a ser mais tolerantes às diversidades

Diante de tanta informação o tempo quase todo, os nativos digitais crescem tendo mais consciência da diversidade, percebendo-a como algo natural. Assim, eles tendem a aceitá-la e entendê-la desde cedo e, consequentemente, são mais tolerantes.

A escola do futuro

O conceito de escola do futuro tem ganhado força não só pelas transformações rápidas que acontecem no mundo, mas também devido a esse novo perfil dos alunos, que exige novas abordagens para que os processos de ensino-aprendizagem sejam eficazes e promovam o desenvolvimento integral das crianças.

A escola do futuro consegue combinar tradição e métodos inovadores de ensino para atender ao perfil diferenciado dos alunos e prepará-los para seguir as profissões do futuro. Com o passar dos anos, têm sido exigidas características que vão muito além do conhecimento da área de atuação e uma formação sólida, como habilidades socioemocionais e domínio de tecnologias digitais.

Entender o conceito de nativos digitais e conhecer as características deles é indispensável para quem trabalha em escolas. Isso permite compreender melhor as necessidades deles e promover mudanças para oferecer a melhor formação possível a eles.

Você pensa que essas informações podem ser relevantes para os seus colegas? Então compartilhe este artigo nas redes sociais para que eles também leiam e fiquem por dentro do assunto.