None

Quais são as causas da evasão escolar?

A evasão escolar é um problema recorrente em muitas comunidades. Suas causas podem ser diversas e relacionadas tanto ao ambiente doméstico quanto ao acadêmico. A grande questão que se debate é o impacto negativo que essa escolha é capaz de trazer ao indivíduo que decide deixar seu processo educacional.

Para minimizar o abandono dos estudantes, a escola pode adotar uma série de medidas que visam tornar o ambiente mais atrativo para os alunos e contribuir para o seu interesse em manter uma rotina de estudos. Se você também busca meios de reduzir a evasão, continue a leitura e confira como evitar esse problema em sua escola!

Quais as principais causas da evasão escolar?

Podemos segmentar as causas da evasão escolar em três vertentes principais: motivos pessoais, familiares ou escolares. Nas questões particulares podemos listar condições especiais, gravidez na adolescência, envolvimento com atividades ilegais, entre outras circunstâncias. 

Sobre os problemas de caráter familiar, a pobreza, a violência doméstica, situações de trabalho infantil e o acesso limitado a recursos de ensino, são alguns dos elementos mais comuns para a desistência.

Os motivos de abandono ligados à escola normalmente envolvem casos de bullying, falta de interesse nas atividades, metodologias de ensino não muito atrativas, corpo docente com baixa qualificação e demais agravantes que tornam a escola pouco interessante para esses indivíduos. 

Como a pandemia agrava esse cenário?

A pandemia criou um cenário de instabilidade para as três principais vertentes de evasão escolar. Ela trouxe fragilidades para o ambiente doméstico, tornou o trabalho da escola mais difícil por conta do isolamento social e fez com que os problemas pessoais se agravassem por conta de toda a incerteza vivida durante esse período.

Foi no período de pandemia que as escolas tiveram que se adaptar de forma rápida a um formato totalmente diferente do tradicional. A falta de um espaço físico de ensino tornou as interações mais difíceis e levantou um abismo entre os alunos que tinham recursos para se conectar no ambiente digital e aqueles que não contavam com acesso disponível.

Apesar das dificuldades vividas durante a pandemia, as escolas conseguiram experimentar recursos de ensino remoto que são profundamente eficientes, principalmente quando aliados a uma estratégia de aulas no formato híbrido. Assim, o sistema de educação avançou durante essa época e incorporou elementos positivos para a educação no ensino pós-pandemia.

Como evitar a evasão escolar?

Há vários aspectos que podem causar a evasão escolar. Entender como a sua instituição de ensino se encontra e de que forma é possível evitar que isso ocorra é importante para garantir um bom desempenho. Continue a leitura e confira as nossas dicas!

Identifique os pontos fracos da escola

Caso sua escola esteja enfrentando uma evasão muito grande de alunos, pode ser um sinal de que existem pontos que precisam de melhorias. Nem sempre a saída de indivíduos da instituição ocorre por fatores externos, por isso é importante estar atento ao que acontece no ambiente interno.

É possível adotar algumas medidas que auxiliem na identificação dos pontos fracos da escola. Por exemplo, solicitar aos pais e alunos feedbacks do que é possível melhorar e quais são os fatores que geram descontentamento é uma boa maneira de encontrar soluções e evitar que os alunos deixem o colégio.

Reavalie metodologias

Um dos pontos que podem causar descontentamento tanto de alunos quanto de pais são as metodologias utilizadas pela instituição. Por exemplo, se a metodologia empregada não está sendo eficaz para que os estudantes tenham um bom desempenho e evoluam em seu aprendizado, é importante reavaliar e buscar soluções.

Atualmente, existem diversas alternativas metodológicas que podem ser empregadas e que possuem potencial para otimizar o desenvolvimento dos estudantes. Por exemplo, é possível empregar métodos como o aluno protagonista que possibilita que os discentes tenham um papel mais ativo no aprendizado. Além disso, utilizar indicadores e acompanhar de perto o progresso é importante.

Invista em capacitação para o corpo docente

Não adianta fazer altos investimentos em infraestrutura, ferramentas tecnológicas de ensino e outras soluções se os docentes não souberem como utilizar todo o aparato disponível. Nesse sentido, é de extrema importância investir na formação continuada dos professores.

Assim, você garante que todo o potencial das ferramentas disponibilizadas sejam efetivas e assegura a satisfação dos alunos e pais, possibilitando ter maior índice de rematrícula e diminuindo a saída de discentes de sua instituição.

Empregue a tecnologia

A tecnologia pode ser uma importante aliada em todas as etapas do processo educativo em uma escola. Por exemplo, é possível recorrer a meios tecnológicos que auxiliem os professores no cotidiano de ensino. Ela também é útil para acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real e de forma efetiva.

Portanto, procure por plataformas que possam ser empregadas em sua instituição, agregando valor a todo o processo educativo. Com isso você garante um ambiente inovador, atraindo mais alunos para sua organização e assegura que ocorram rematrículas dos que já estudam em sua escola. Se você quer saber como a Matific pode ajudar nesse sentido, continue a leitura!

Como a Matific pode ajudar a manter os alunos interessados?

Por meio de uma plataforma online repleta de jogos interativos, a Matific contribui para que a escola tenha uma estrutura de ensino inovadora e consiga atrair mais alunos e incentivar a rematrícula de seus estudantes atuais. Afinal, que criança não gostaria de aprender brincando?

Ao contar com esse sistema, sua instituição torna o aprendizado da matemática mais simples e permite que os estudantes avancem no seu próprio tempo. Assim, não há ansiedade para alcançar os colegas, afinal o acesso à plataforma é individualizado e respeita o ritmo de cada um. 

Viu como é importante adotar medidas para minimizar a evasão escolar? Ao criar um ambiente de incentivo e formação por meio de recursos tecnológicos você consegue atrair a atenção de um público que já nasceu conectado. Como a escola não tem controle sobre os aspectos pessoais e familiares de seus alunos, vale a pena investir nos melhores recursos para o ambiente acadêmico para garantir a permanência de seus estudantes.

Gostou do nosso artigo? Então entre em contato conosco e descubra como a Matific pode contribuir para reduzir a evasão escolar de sua instituição!