None

Entenda como os problemas matemáticos fazem parte do nosso dia a dia

Você já parou para pensar de quem foi a ideia de começar a medir e contar tudo? Bom, é bem possível nunca sabermos de forma exata, mas temos muita sorte de existir a matemática para nos ajudar a entender o mundo onde vivemos. Assim, temos a chance de usar esse conhecimento a nosso favor. Sem essa ciência, não teríamos chegado às grandes descobertas as quais temos hoje.

Quando olhamos a matemática apenas pelo ângulo das fórmulas e teoremas, não conseguimos enxergar o porquê de estudar tudo isso. Parece algo distante e, por vezes, chato e difícil para muitos estudantes — para não dizer a maioria — não é mesmo? Já quando nos damos conta da presença da matemática em tudo ao nosso redor e como ela resolve diversos problemas, começamos a despertar a curiosidade e a vontade de entender mais sobre.

A seguir, descobrimos como os professores podem ajudar os alunos nos tão temidos problemas matemáticos e entender como eles fazem parte do nosso cotidiano.

Boa leitura!

Como transformar a forma dos alunos encararem a matemática? 

O ensino ainda é baseado em um professor expondo o conhecimento de forma mecânica e engessada, com o aluno escutando e anotando, muitas vezes, com exemplos muito longe da realidade dele. Um trabalho focado em memorização e não em raciocínio. O aluno não tem a mesma paciência de ficar na sala ouvindo um monte de informação, sem nenhuma aplicação prática no seu cotidiano. 

Como educadores, temos a missão de ajudar o aluno a relacionar o tema aprendido com outras áreas do conhecimento e com o seu cotidiano. Assim, ele vai internalizar melhor o conteúdo e ficará bem mais motivado a aprender.

É interessante mostrar aos estudantes que resolver problemas matemáticos é desvendar mistérios e não simplesmente fazer contas. Tem relação com a capacidade de resolver problemas de forma simples e criativa, obtendo dados e resultados valiosos. Todos somos curiosos e temos vontade de aprender, mas isso precisa ser estimulado.

Por que estudar matemática? Parece óbvio?

Com o avanço tecnológico, as operações repetitivas em nossas vidas, como fazer contas e analisar alguns dados, são feitas por robôs. Assim, precisamos desenvolver habilidades humanas que os robôs não têm. Dentro dessas habilidades existem algumas que a matemática pode ajudar. Em um mundo que você precisa aprender todos os dias e evoluir muito rápido, precisamos de pessoas que:

  • tenham um ótimo raciocínio lógico e consigam resolver problemas e encontrar soluções, da maneira mais simples, barata e rápida possível;
  • saibam tomar boas decisões baseadas no que têm nas mãos;
  • saibam lidar com erros e recalcular a rota rapidamente.

A nossa função como humanos é pensar de forma crítica diante da nossa necessidade e deixar as operações repetitivas para os robôs. Portanto, aprender matemática não envolve apenas cálculos, mas desenvolver o pensamento para aplicarmos na nossa vida pessoal ou profissional.

Como a matemática é aplicada na nossa vida?

A matemática está muito mais próxima que imaginamos, podemos citar diferentes aplicações, como:

  • tecnologias: são muitos 0 e 1. Por causa dos algoritmos, você consegue ler este conteúdo neste momento; 
  • construção civil: angulação perfeita nas rodovias, para os carros não saírem da pista;
  • comércio: ao fazer contas e entender se é melhor pagar à vista ou a prazo, ou mesmo na conversão do dólar para uma viagem internacional;
  • investimento: onde será o maior rendimento para o meu dinheiro? Ou mesmo, qual a probabilidade da perda?
  • natureza: a matemática possibilita que os pássaros possam construir ninhos perfeitos nas árvores, mesmo em galhos finos;
  • segurança: presente nas nossas senhas de banco, permitindo mais segurança contra invasões, por meio da criptografia;
  • diversas tomadas de decisão: como tornar o meu negócio mais sustentável, considerando todas as mudanças que acontecem no mundo? Será um momento para investir?

Como a resolução de problemas matemáticos está presente em games?

Como falar da educação de jovens sem citar os games? Os jogos estão presentes na vida das crianças e dos adolescentes. Pais e educadores estão perdidos em como saber lidar com esse desafio. Diversas escolas saíram na frente e ensinam os jovens a criarem games e desenvolverem o raciocínio lógico.

Alguns enxergam as metodologias baseadas em jogos para o aprendizado, como forma do aluno criar maior dependência com a tecnologia. Entretanto, essa geração nasceu conectada, o desafio é fornecer direcionamento e incentivá-los a fazer o uso de forma produtiva.

Por que não usar o que eles já gostam para atrair a atenção dos alunos?

Temos duas maneiras muito interessantes de usar os games para o ensino da matemática:

  • por meio da linguagem de programação e da criação de jogos;
  • usando plataformas gamificadas para o ensino da matemática.

Quando um jogo é criado, além de todo o raciocínio lógico por trás, muitos comandos matemáticos são necessários. Por exemplo, imagine um personagem iniciando o jogo e precisa começar a andar e executar algumas ações. Na criação do game, é necessário pensar:

  • Qual posição o personagem estará? Avaliar os sistemas de coordenadas no plano cartesiano;
  • Para qual lado ele se move? Sinal para identificar a direção, positivo ou negativo;
  • De qual posição ele sai e qual ação fará? Entender a sequência de passos dos personagens;
  • Como ganhamos o jogo? Quais as variáveis presentes no jogo?

Esses são alguns parâmetros a serem considerados. É legal notar como nenhum ponto é estudado separadamente ao criar o jogo. Existe um objetivo e uma meta a ser alcançada. Por ser divertido, o aluno fica totalmente focado em aprender e terminar o seu próprio jogo, para mostrar aos amigos.

Além da criação de jogos com os alunos, os professores podem se valer de plataformas gamificadas para o ensino da matemática, trazendo um ambiente mais lúdico. Nessas plataformas, o aluno terá desafios, recompensas e problemas matemáticos, totalmente focados no cotidiano.

Como a Matific pode ajudar a atrair a atenção dos seus alunos para a matemática pela gamificação?

A Matific tem uma plataforma gamificada para ensino da matemática. Os alunos têm a oportunidade de se divertir enquanto estudam, já que aprender não precisa ser chato. Os professores e pais têm total acesso à plataforma e o engajamento dos alunos é sentido rapidamente. 

Os alunos, têm a oportunidade de aprender conceitos matemáticos e desenvolver:

  • pensamento crítico;
  • capacidade de resolver problemas;
  • problemas matemáticos muito mais simples de entender. O que poderia ser chato, passa a ser divertido e desafiador.

Você notou como os problemas matemáticos fazem parte do nosso cotidiano? Por isso, devemos usar a vida do estudante para exemplificar determinados conceitos, pois ele vai entender mais fácil. Isso deve ser estimulado desde cedo pelos professores e, assim, não se tornará um bicho de sete cabeças. Além disso, devemos usar meios que engajem o aluno e o deixe interessado em todo o processo, precisamos falar a língua da nova geração.

Para ajudar você a enfrentar os desafios da matemática, entre em contato com a Matific e descubra o que outros professores já fazem para tornar o ensino da matemática muito mais fácil, divertido e interativo.