None

O caso de individualização em matemática: por que é importante e como devemos fazê-lo?

Imagine uma classe de aula cheia de estudantes de frente para o quadro, todos resolvendo os mesmos problemas matemáticos. O professor pede a um aluno que dê a resposta. Todos os olhos na sala de aula se deslocam para olhar para o aluno. O aluno congela como um cervo nos faróis e luta para responder.

O que está acontecendo? Este aluno é provavelmente um dos cerca de 50% dos alunos que lutam com a ansiedade da matemática.

Mover-se em direção a estruturas de ensino eficazes pode ser uma parte da solução para ajudar os alunos a superar a ansiedade matemática e ter sucesso em matemática.

A individualização é uma das principais estratégias de ensino que pode ajudar a melhorar as atitudes em relação à matemática, ao mesmo tempo que melhora o desempenho. Vamos explorar por que e como você pode incorporar a individualização em suas rotinas de sala de aula.

 

O problema com a instrução do grupo inteiro

Embora haja um tempo e um lugar para a instrução de todo o grupo, este método de ensino tradicional apresenta muitos problemas. Um dos principais problemas é que essa configuração pode facilmente produzir muita ansiedade matemática. Os alunos em qualquer sala de aula podem ter uma ampla gama de habilidades matemáticas. Quando os alunos notam diferenças entre suas habilidades ou a velocidade com que podem concluir o trabalho, isso pode criar ansiedade.

Como explica o Centro de Melhoria Educacional, “uma cultura de sala de aula competitiva também pode contribuir para uma alta ansiedade pela matemática”. O tempo de instrução para todo o grupo durante o qual os alunos são colocados no local pode criar competição. Além disso, quando os alunos estão trabalhando nos mesmos problemas, eles podem perceber quanto tempo estão demorando e se sentirem pressionados a trabalhar mais rápido. Ou, os alunos com ansiedade matemática podem ter medo de responder a uma pergunta incorretamente.

Em vez de pedir ajuda ou responder incorretamente, eles mantêm a cabeça baixa, não participam e até copiam de seus colegas para acompanhar. Em outras palavras, muitos alunos fecham as aulas durante as aulas em grupo.

Não apenas isso, mas as lacunas de habilidade raramente são abordadas em todo o grupo. Há muitos alunos para controlar, tornando difícil para os professores ajudarem pessoalmente e atender às necessidades dos alunos que estão abaixo do nível da série.

Então, o que os professores devem fazer?

 

3 Benefícios da Instrução para Pequenos Grupos

A instrução em pequenos grupos é uma alternativa necessária e maravilhosa à instrução em todo o grupo. Como isso ajuda? Aqui estão três benefícios:

Mais atenção individual

Durante o trabalho em pequenos grupos, os professores podem monitorar os alunos mais de perto. Isso pode ajudar os professores a identificar e eliminar as lacunas de aprendizagem, fornecer feedback individual e desafiar os alunos que se destacam em matemática.

Uma comunidade de aceitação

Durante o trabalho em pequenos grupos, todos os alunos podem se tornar bons alunos de matemática. Uma parte importante do trabalho em grupo é que ele pode ajudar a criar uma comunidade matemática positiva. Ao trabalhar em grupos menores, os alunos podem se sentir mais confortáveis participando e expressando possíveis respostas. Também é mais fácil para os professores criarem um ambiente de aceitação onde todos os pensamentos sejam encorajados e não haja respostas erradas.

Grupos de matemática podem ser divertidos!

As atitudes dos alunos em relação à matemática podem ser melhoradas em ambientes de pequenos grupos, onde os professores podem facilitar jogos, discussões e usar objetos manipuladores. No ambiente de todo o grupo, pode ser difícil organizar jogos e usar manipuladores de forma que todos possam participar ao mesmo tempo. Porém, em pequenos grupos, isso é mais viável e pode resultar em um crescimento real! Um estudo mostrou que alunos do jardim de infância abaixo do nível de escolaridade foram capazes de melhorar seus resultados em matemática significativamente, graças ao trabalho em pequenos grupos orientado para jogos.

A questão então é: como os professores podem abrir espaço para esse importante trabalho em pequenos grupos?

 

O caso do trabalho individual de matemática

Uma das maneiras pelas quais os professores podem abrir espaço para o trabalho em pequenos grupos é dando aos alunos um trabalho independente de qualidade. No entanto, o trabalho matemático independente é uma parte essencial do ensino de matemática bem-sucedido. É por meio do trabalho independente que os alunos podem colocar em prática o que aprenderam na instrução em pequenos grupos. Sem a prática independente, os alunos não podem dominar a matemática

Existem várias opções para trabalho independente, incluindo:

Centros de matemática: os centros de matemática podem apresentar peças manipulativas, cartões de tarefas e uma ampla variedade de habilidades matemáticas nas quais os alunos podem trabalhar. Os alunos podem alternar independentemente pelos centros para trabalhar em uma variedade de tópicos, como adição, geometria, medição, etc. A desvantagem desses centros é que os professores nem sempre podem acompanhar as respostas dos alunos para monitorar o progresso. No entanto, os professores podem pedir aos alunos que registrem seus trabalhos em um caderno.

Plataformas matemáticas digitais: plataformas como Matific oferecem um programa K-6 com muitas atividades diferentes que são do mundo real e muito interativas. As perguntas são adaptativas e diferenciadas com base nas habilidades matemáticas de cada aluno.

Uma grande vantagem do Matific é que os professores podem monitorar o progresso em tempo real e facilmente obter relatórios para ver como os alunos estão se saindo. Essas informações podem ajudar os professores a ajustar a instrução em pequenos grupos para atender às necessidades exclusivas de cada aluno.

Este trabalho individual é importante porque os alunos são capazes de trabalhar em um ambiente de baixo risco e praticar suas habilidades matemáticas para aumentar a fluência. Ao usar aplicativos de matemática como o Matific, os alunos podem até obter feedback e suporte enquanto trabalham!

Os especialistas observam que, para superar a ansiedade em relação à matemática e as atitudes ruins em relação à matemática, os alunos devem ter “a oportunidade de realização pessoal em matemática”. Cada pequeno sucesso individual pode construir a confiança de um aluno e ajudá-lo a alcançar o sucesso em matemática.

Além de estratégias de pequenos grupos e trabalho individual, os professores também podem ajudar as crianças a construir uma mentalidade construtiva sobre matemática para impulsionar sua motivação e ajudá-los a ter sucesso em matemática.

Com instrução em pequenos grupos e trabalho individual, você pode ajudar seus alunos a alcançar novos patamares em matemática! Essas estratégias de ensino não apenas diminuem a ansiedade e o estresse, mas ajudam os professores a monitorar mais de perto seus alunos.

Você inclui pequenos grupos e trabalho individual em seu ensino de matemática?

Conte-nos sobre as estratégias de ensino que você usa para envolver os alunos, reduzir a ansiedade da matemática e ajudar cada aluno a atingir todo o seu potencial matemático! Adoraríamos ouvir de você.

Quer incluir o Matific no seu plano de trabalho individual? Entre em contato para iniciar seu teste gratuito!