None

Matific melhora o aprendizado de mais de 11 mil estudantes da região de Guarapuava

A plataforma digital da Matific torna a aprendizagem da matemática mais atrativa e facilita o trabalho dos professores, atingindo até escolas rurais e com pouca infraestrutura

 

A matemática é uma área indispensável para todas as faixas etárias e, apesar de estar presente no nosso cotidiano, muitos apresentam dificuldade e receio frente a disciplina. Na escola, crianças podem perder o interesse pelo estudo da matéria quando essa é apresentada de maneira monótona, sem atividades dinâmicas e divertidas.

Pensando nisso, a Matific foi procurada pela cidade de Guarapuava, no Paraná, e por meio de um processo licitatório, conquistou um contrato com a cidade que visa alinhar o ensino da matemática à tecnologia, formando caminhos de ensino-aprendizagem personalizados e atrativos. Até o momento, já houve mais de 200 mil acessos à plataforma, e regiões rurais e afastadas, que antes nem possuíam acesso à internet, também foram incluídas nessa melhoria educacional.

A proposta da Matific

A Matific, disponível em mais de 50 países e 40 idiomas, oferece uma plataforma inteligente de aprendizagem. No meio digital, são apresentados exercícios divertidos e pedagogicamente rigorosos para desenvolver habilidades matemáticas de forma engajadora. Com apenas 30 minutos semanais, as crianças terão resultados melhores e uma relação mais leve com o aprendizado.

Para os professores, a Matific possibilita mais engajamento dentro da sala de aula. Além disso, os profissionais podem acessar relatórios e análises profundas em tempo real, a Avaliação Diagnóstica ofertada pela plataforma, permitindo que atendam às necessidades dos estudantes de forma mais específica, individualmente ou da sala como um todo.

O processo de introdução da Matific em Guarapuava

“O processo foi construído de forma harmônica, estruturada e com foco em nossos supervisores educacionais. Primeiro, fizemos uma imersão dos nossos supervisores nesse universo, para que depois pudéssemos apresentar aos nossos educadores e alunos”, explica Pablo Almeida, Secretário de Educação e Cultura de Guarapuava.

Por compreender a necessidade de engajar toda a comunidade em relação aos objetivos educacionais, o lançamento da plataforma na cidade foi feito em um grande evento. Em sequência, o foco voltou-se aos supervisores escolares, para que entendessem o projeto e divulgassem a ideia. “Todo o movimento dessa jornada foi mediado e orientado pela equipe de apoio da Matific, componente primordial para o sucesso da implementação”, afirma Almeida.

Com essa primeira etapa concluída, foi realizada a formação teórica e prática dos professores de matemática, durante uma semana. Depois, os ambientes escolares receberam decorações relacionadas aos games, para formar um vínculo entre as crianças e os personagens da plataforma. Ao ligar os tablets, os estudantes já estavam familiarizados e reconheciam, pelo nome e aparência, as figuras dos diversos jogos.

Indo além

Além das escolas localizadas no meio urbano, que já contavam com uma boa infraestrutura, a implantação da Matific em Guarapuava obteve um grande destaque: o acesso a escolas afastadas. A Escola Municipal Rural Domingos de Moraes, que fica a 45 km da cidade por meio de uma estrada de terra, na comunidade do Banhado Grande, em Entre Rios, recebeu uma grande melhoria. Agora, os estudantes têm acesso à internet, tablets e à plataforma de ensino da Matific.  

Estudantes e educadores ficaram extremamente empolgados em relação à nova forma de aprendizado, e afirmam que isso mudou a vida da comunidade educacional local. Por ser uma escola multisseriada, que atende crianças e adolescentes de diferentes idades em uma mesma sala, o trabalho dos professores ficou mais estratégico e produtivo, pois podem personalizar o ensino de modo prático.

O impacto em Guarapuava

Sobre a repercussão da plataforma da Matific em Guarapuava, Pablo Almeida comenta: “Hoje contamos com mais de 200 mil acessos, uma alegria contagiante por parte de todos os envolvidos e estamos crescendo cada dia mais.”

O profissional destaca que esse é apenas o começo. “Nosso objetivo é aprimorar os recursos, explorando ainda mais a ferramenta e proporcionando aos nossos estudantes uma melhor relação ensino-aprendizagem que certamente culminará em excelentes resultados, não somente pedagógicos, mas para a vida.”

Por fim, ele ressalta que a implementação alcançou as expectativas. “Há mais tecnologia, inovação e a possibilidade de facilitar e, ao mesmo tempo, aprimorar o trabalho de nossos professores, com o foco 100% voltado para nossas crianças.”