None

Qualidade de ensino: por que é importante e como mensurar?

A qualidade de ensino é determinada por vários fatores. Além de garantir o aprendizado dos conteúdos, uma boa escola consegue formar indivíduos capazes de pensar de maneira crítica, solucionar problemas e inovar. Isto é, jovens preparados para viver em sociedade e contribuir para transformar o mundo positivamente.

Para oferecer um ensino de qualidade, as instituições escolares precisam planejar cuidadosamente a sua proposta pedagógica, contar com um corpo docente capacitado e acompanhar os resultados dos estudantes.

Esta última ação é extremamente importante para avaliar se as estratégias adotadas estão gerando os resultados esperados. Porém, é comum que os diretores e diretoras de escolas tenham dúvidas sobre como mensurar a qualidade de ensino.

Entenda melhor qual é a importância da qualidade de ensino e veja algumas dicas de como mensurá-la inclusive durante a pandemia!

Qual é a importância da qualidade de ensino para as escolas?

Para entender a importância da qualidade de ensino, é interessante ter em mente que, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, um ensino de qualidade vai muito além das boas notas dos alunos, como comentamos acima.

Influencia a reputação da escola

Ela influencia diretamente a reputação da escola, por exemplo, uma vez que esse é um dos primeiros e mais relevantes pontos que os pais avaliam quando vão escolher uma escola para os filhos.

Contribui para a motivação e o engajamento dos alunos

A alta qualidade de ensino gera impactos na motivação e no engajamento dos alunos. Em uma escola que oferece um ensino de qualidade, as crianças recebem estímulos que contribuem para aumentar o interesse e o envolvimento delas no processo de aprendizagem. Assim, o aprendizado se torna agradável e os estudantes assimilam melhor os conteúdos.

Impacta a motivação dos professores

Outra questão relevante é que os professores também contam com um ambiente mais propício para desempenharem o seu trabalho. Assim, eles se sentem mais realizados e motivados a darem o melhor de si, o que possibilita o aprimoramento contínuo do ensino.

Gera um ambiente mais propício ao aprendizado

Quando alunos e educadores trabalham juntos para garantir a qualidade do ensino, é construído um ambiente mais estimulante, agradável, propício ao desenvolvimento das crianças e às trocas, que ajudam a construir conhecimentos de uma maneira mais rica.

Diante disso, é mais provável que a escola consiga manter o padrão mesmo em momentos desafiadores como aquele vivido durante a pandemia do novo coronavírus.

Por todos esses motivos, é imprescindível que a qualidade de ensino seja a principal preocupação de qualquer instituição escolar.

Como a qualidade de ensino pode ser mensurada?

Mesmo que você já entenda por que a qualidade de ensino é tão relevante para as escolas e tenha algumas ideias de como promovê-la na sua instituição escolar, é preciso saber mensurá-la. 

Afinal, isso permite não só verificar os resultados das medidas tomadas nesse sentido, mas também identificar o que não funciona bem nas práticas adotadas na sua escola e fazer as mudanças necessárias.

Além disso, os dados podem ser apresentados aos pais para mostrar a eles, com base em informações sólidas e confiáveis, que a escola oferece um ótimo ensino aos filhos deles.

Realize avaliações diagnósticas

As avaliações diagnósticas ajudam a escola a verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cada conteúdo estudado para planejar as estratégias de ensino ao longo de um período determinado. 

Desse modo, a equipe pedagógica identifica quais conteúdos precisam ser revisitados, quais podem ser apenas relembrados em uma breve revisão, quais não precisam ser incluídos por terem sido bem assimilados.

Isso ajuda a garantir que os alunos cheguem às séries seguintes com o nível de conhecimento esperado, o que reflete a boa qualidade da educação na escola.

Quando as aulas presenciais voltarem, o ideal seria aplicar uma avaliação diagnóstica o mais rápido possível para verificar o aproveitamento dos conteúdos estudados nas aulas e atividades não presenciais.

Assim, você saberá se a qualidade de ensino da sua escola foi mantida durante a pandemia e terá a oportunidade de fazer o planejamento escolar de maneira a mantê-la ou alcançá-la.

Acompanhe as atividades de perto

Ao acompanhar as atividades de perto, os professores identificam as dificuldades durante cada etapa do processo de ensino-aprendizagem e as práticas pedagógicas que têm sido mais eficazes. Desse modo, antes de finalizar uma unidade, por exemplo, eles podem pensar em alguma solução.

Além disso, é possível conhecer as aptidões e dificuldades de cada um dos alunos, o que permite pensar em estratégias individualizadas para garantir a assimilação dos conteúdos.

Assim, o docente consegue propor atividades ou ferramentas de estudo que vão realmente ser eficazes para aprimorar os conhecimentos sobre determinado assunto e ter resultados melhores, melhorando a qualidade do ensino.

Fora das salas de aula, no ensino não presencial, também é relevante encontrar maneiras de realizar esse acompanhamento. Na verdade, talvez seja ainda mais importante, pois a mudança repentina no formato do ensino pode ter impactado consideravelmente a qualidade dele.

Conte com o auxílio de soluções tecnológicas

As soluções tecnológicas são ótimos recursos para mensurar a qualidade de ensino e podem ajudar bastante a colocar em prática as ações que sugerimos acima.

Elas otimizam todas as etapas dos processos avaliativos — desde a realização das avaliações, que se torna mais simples em plataformas de atividades on-line, até a correção e a tabulação dos dados, que são feitas automaticamente.

Assim, os professores e os diretores de escolas não gastam tempo com a correção de um grande volume de avaliações diagnósticas, por exemplo. Por consequência, eles economizam tempo e podem se dedicar mais à análise dos resultados — que são mais precisos — e ao planejamento das práticas pedagógicas a partir deles.

Apesar de todas as dificuldades, manter a qualidade de ensino durante a pandemia é indispensável, principalmente porque muitos pais têm a impressão de que ela caiu bastante desde que as medidas de isolamento social foram implementadas e as escolas, fechadas. Uma das melhores possibilidades de fazer isso respeitando as limitações impostas por essa situação é usar a tecnologia como aliada.

Você tem mais alguma dica de como mensurar a qualidade de ensino? Conte para a gente nos comentários!