None

3 dicas para ensinar frações de maneira que as crianças entendam

Você se lembra de ter aprendido sobre frações quando era um aluno do ensino fundamental?

Você provavelmente estava no terceiro ano quando olhou mais de perto as frações.

Infelizmente, muitos alunos do terceiro ano temem as frações porque as consideram complicadas, confusas e abstratas. Foi assim com você também? Se não foi, considere-se com sorte! Para muitas crianças, frações são assustadoras.

Mas podemos te mostrar como mudar essa percepção.

Os co-fundadores e membros do Conselho Acadêmico da Matific, Professor Raz Kupferman e Shimon Schocken, imaginam uma nova maneira de ensinar frações que permitirá que as crianças tenham sucesso (e até mesmo desfrutem desse aprendizado!).

Veja neste artigo, três dicas a serem consideradas ao ensinar frações:

1. Comece a ensinar frações mais cedo

Frequentemente, as frações são introduzidas somente no terceiro ano do ensino fundamental, quando a maioria das crianças ainda não explorou o conceito.
Por que as crianças não tiveram a chance de conhecer as frações? Porque elas não fazem parte do nosso vocabulário diário.
Vamos comparar isso com números inteiros. É uma história completamente diferente! Quando as crianças chegam ao jardim de infância, elas já devem saber como contar até 20.

Kupferman e Schocken observaram que “ninguém acredita que existem coisas que não podem ser contadas. Por exemplo, se uma menina já sabe contar até três nos dedos, podemos pedir que ela  conte três bolas de futebol ou três laranjas ”. Em outras palavras, você pode aprender sobre números inteiros e praticar antes de conhecer o conceito de adição, subtração e outras operações semelhantes.

Então, por que não é o mesmo com frações? As crianças pequenas podem começar a compreender e explorar as frações da mesma forma que faziam com os números inteiros. Só precisamos conversar com eles sobre frações.

Como você deve falar com as crianças sobre frações? Essa é a próxima dica.

 

2. Fale sobre frações

Falar sobre frações ajuda as crianças a compreender o assunto antes de estudá-lo mais formalmente. Quanto mais interativo você ficar, melhor! Lembre-se de que as crianças aprendem fazendo. Aqui estão alguns cenários possíveis, atividades e oportunidades de discussão para ajudar a apresentar as crianças às frações:

  • Peça às crianças para colocarem meio litro de suco ou água  em uma jarra
  • Diga a um grupo de dez crianças para se dividir em dois times para jogar futebol
  • Peça às crianças que cortem uma torta de frutas em quatro pedaços iguais para quatro crianças
  • Traga uma foto com vários objetos e peça aos alunos que risquem metade ou um quarto das coisas
  • Forme um grupo de três alunos e ofereça-lhes blocos para brincar. Em seguida, peça que dividam os blocos em três partes iguais para que cada uma jogue com a mesma quantidade.

Assim como você ajudaria uma criança a contar objetos, converse com eles sobre as frações. Forneça a eles as palavras corretas para descrever o que estão fazendo. Por exemplo, você pode dizer “Ótimo! Você despejou metade do suco na jarra. Metade está no jarro e a outra metade no outro recipiente. Quantas metades existem? 

Dessas formas, você pode reproduzir essa conversa em diferentes contextos para que as crianças interajam com as frações o máximo possível.

 

3. Relacione as frações com a vida real

A chave para o sucesso com frações é relacioná-las com a vida real. Infelizmente, essa não é uma prática comum na maioria das vezes.

Normalmente, os alunos conhecem frações no primeiro ou segundo ano, mas apenas no contexto da geometria, como quando pedem para colorir metade de um círculo ou um coração. Kupferman e Schocken argumentam que esses tipos de atividades perdem facilmente sua graça. Alunos e professores ficam entediados rapidamente com as planilhas para colorir. Além disso, as frações se manifestam de maneira diferente na vida real.

Kupferman e Schocken sugerem que as frações devem ser relevantes para a vida real. Por exemplo, em uma das atividades da Matific que ensina frações para crianças do  primeiro ano, os alunos devem fazer um colar no qual metade das miçangas são diferentes. Além de ser divertida e envolvente, essa atividade também traz as frações à vida de uma maneira realmente nova!

 


Ensinar frações para que as crianças as entendam não é impossível. Exige apenas um pouco de mão na massa e preparação. Conversando com as crianças sobre frações desde cedo e oferecendo exemplos da vida real, elas podem realmente ter sucesso neste tópico!

Você tem um método testado e comprovado para dar vida às frações em casa ou na sala de aula? Adoraríamos te ouvir!