None

Jogos lúdicos para gamificação: saiba como funcionam

Boa parte da diversão infantil é proveniente de jogos lúdicos que podem ser feitos de forma individual ou com outras crianças. Agora, imagine utilizar esse recurso de entretenimento para prender a atenção dos jovens e ainda repassar um conteúdo educativo. Seria muito bom, não é mesmo?

Pois, é exatamente isso que a gamificação propõe. Por meio de uma ideia inovadora, essa metodologia busca ensinar e desenvolver o público infantil com o uso de jogos criados com o objetivo de aprimorar diversas habilidades de seus usuários. Se você também quer entender como usar esse recurso para educar os alunos, continue a leitura e confira!

O que são jogos lúdicos?

Um jogo lúdico se refere a um recurso utilizado a fim de produzir entretenimento e diversão para os seus participantes. Normalmente, não são desenvolvidos para incluir aspectos pedagógicos ou com qualquer outro objetivo além do lazer. 

Esse tipo de jogo pode ser aprendido pelas crianças ou inventado por elas. Em todos os casos, ele contribui para momentos de diversão, socialização e convívio dos envolvidos. São comuns durante o intervalo escolar, nas brincadeiras no parque ou mesmo em casa. 

Como eles podem ser utilizados para a gamificação?

Jogos de caráter lúdico também podem atender a alguns requisitos que contribuem para o desenvolvimento da criança, alinhados com as ideias de gamificação. Com esse objetivo, tais jogos precisam cumprir alguns requisitos: levar o aluno a fazer questionamentos, raciocinar de modo estratégico, testar suas habilidades de memorização ou até mesmo desenvolver as capacidades motoras.

Assim, esses jogos que são normalmente utilizados para diversão, também podem ser aplicados em um contexto pedagógico, contribuindo com o progresso de cada estudante. Desse modo, a essência da gamificação é incorporada nesses jogos e, ao agregar essas atividades no dia a dia dos alunos, você contribui para o avanço de suas habilidades. 

Como tais jogos contribuem para a Educação Infantil?

Usar os games em uma estratégia pedagógica pode surtir grandes efeitos no desempenho de toda a turma. Além de tirar a noção de compromisso de aula, o processo de aprendizado se torna mais divertido e prazeroso para os alunos. 

Por meio de atividades lúdicas, a criança exercita sua capacidade de pensamento e adaptação, conforme cada etapa estabelecida. Ao participar de jogos em grupo, ela pode desenvolver aspectos sociais e cognitivos essenciais em sua vida adulta. 

Assim, ao contar com essa metodologia, a formação dos estudantes se torna mais completa e capaz de prepará-los para sua carreira profissional. Afinal, uma boa escola capacita seus alunos para uma vida adulta plena e feliz, e não apenas no intuito de obter a aprovação nas disciplinas. 

Desse modo, os estudantes conseguem aprimorar outras habilidades como um senso crítico, raciocínio lógico e demais atribuições importantes para o seu desenvolvimento. 

Quais os melhores jogos para escolher?

Agora que você já entende o potencial dos jogos lúdicos no desenvolvimento de cada um de seus alunos, continue a leitura e confira quais os melhores games para incorporar na rotina da sala de aula.

Dama

O jogo de damas é uma excelente alternativa a fim de apresentar a criança aos jogos de tabuleiro. Suas regras e peças são simples, tornando essa opção ainda mais acessível. Do ponto de vista pedagógico, há diversos motivos para levar tal modalidade para a sala de aula.

Por meio dele, a criança aprende a raciocinar os diferentes meios de alcançar o objetivo, ou seja, eliminar as peças do adversário. Isso incentiva ainda a capacidade de imaginação quanto a jogadas futuras e alternativas para proteger as próprias peças. Também estimula o respeito às regras e fortalece o autocontrole emocional. 

Xadrez

Outra grande alternativa para o desenvolvimento da habilidade de raciocínio lógico é o xadrez. Essa opção é indicada ao público pré-adolescente, principalmente por conta da grande variedade de peças, jogadas e regras que ele incorpora. 

Ao praticar esse jogo, seu aluno vai desenvolver a habilidade de memorização, pensamento estratégico e capacidade de fazer escolhas difíceis, como sacrificar alguma peça para conseguir um cheque-mate. Além de incorporar todos os benefícios que outros jogos de tabuleiro oferecem, ele ainda possibilita ampliar o conhecimento estratégico por meio da ampla variedade de jogadas e resultados possíveis. 

Jogo da Memória

Como o próprio nome sugere, este jogo permite que os alunos desenvolvam sua capacidade de memorização por meio da busca por figuras iguais em um conjunto de cartas viradas para baixo. 

Além de envolver e entreter as crianças no jogo, você também pode convidar os estudantes a criar suas próprias cartas para o jogo da memória e incentivar a brincadeira com os outros colegas. Assim, a atividade se torna ainda mais envolvente e contribui para que os alunos aprimorem outras habilidades como pintura, recorte e colagem. 

Jogo de Trilha

Se você pretende desenvolver o imaginário de sua turma, então deve escolher o jogo de trilha. Essa é uma opção de um jogo simbólico, onde a criança assume um papel de personagem e começa um caminho em busca da vitória, conforme os interesses da figura que ela representa. 

Ele também é eficiente para ajudar no autocontrole, mesmo que os dados não colaborem para o avanço do personagem, permitindo que o aluno domine seu controle sobre essas frustrações e supere ansiedades comuns nesse tipo de jogo. 

Baralho

O baralho é um recurso simples e prático que pode ser explorado em diversas possibilidades de jogos. Por meio dele é possível fortalecer a capacidade de memorização das crianças, incentivar seu entendimento dos grupos por intermédio dos naipes e ainda explicar sobre probabilidade para as turmas de ensino fundamental

Viu como a inclusão de jogos lúdicos contribui para o desenvolvimento dos alunos? Usar recursos inovadores é uma das melhores estratégias que você pode adotar para melhorar o engajamento da turma e contribuir para o desenvolvimento individual de seus estudantes. Assim, sua escola se torna um ambiente de aprendizado que consegue formar indivíduos com forte senso crítico e habilidades suficientes para se destacarem na vida adulta. 

Quer saber como melhorar o ambiente de ensino da sua instituição? Então, siga nossa página nas redes sociais e confira conteúdos incríveis sobre educação! Estamos no Instagram e no LinkedIn!