None

Educação inovadora: conheça seus principais pontos

Por um longo período, quadro, giz e professores foram protagonistas da prática educacional, sendo considerados os principais recursos para as aulas. Hoje, com as mudanças de pensamento e o novo perfil do aluno — que é diferente do estudante do século passado —, há uma demanda de uma educação inovadora.

Com o dinamismo atual, é fundamental reformular os processos e oferecer um ensino mais motivador. Alinhado às mudanças de conhecimento e de comportamento das novas gerações, a escola precisa colocar em prática algumas ações inovadoras.

Neste post, vamos mostrar quais são os principais pontos que tornam uma educação inovadora. Confira!

O que é educação inovadora?

Os estudantes do século XXI utilizam a tecnologia a todo o momento. É bem diferente do perfil dos alunos de anos atrás, já que os atuais forçam as escolas a se adaptarem a novas realidades e necessidades.

Assim, a educação inovadora é essencial para oferecer um ensino além do tradicional, o que melhora a aprendizagem em sala de aula. Isso quer dizer que as escolas devem reformular suas abordagens de ensino, levando em conta metodologias que possam transformar os alunos em protagonistas da própria educação.

A tecnologia é uma verdadeira aliada desse processo, mas não quer dizer que as escolas inovadoras são aquelas que só usam ferramentas digitais. É importante também colocar em prática soluções que tornem o ensino mais proveitoso para ambos os lados.

O que torna uma educação inovadora?

Agora, você vai conhecer os principais pontos que tornam uma educação inovadora. Confira!

Protagonismo do aluno

Enxergar os alunos como protagonistas dos processos de ensino-aprendizagem significa rever conceitos que os consideravam sujeitos passivos e receptores dos conhecimentos. Ou seja, deve-se considerá-los indivíduos autônomos e com função ativa na construção do aprendizado.

A educação inovadora estimula os jovens e as crianças a buscarem informações e a construírem conhecimentos por meio de suas próprias ações. Isso necessita de conhecimento prévio, potencializando o desenvolvimento de habilidades e competências no processo formativo.

Soluções inovadoras

A tecnologia está presente no cotidiano de todos e não só pode, como deve ser bem aproveitada em sala de aula. Uma educação inovadora conta com a ajuda de várias ferramentas digitais que melhoram o ensino, auxiliam na elaboração de plano de aula, facilitam o processo educacional etc.

O Sistema Matific, por exemplo, é uma plataforma interativa com mais de 2.000 minijogos e atividades práticas que desenvolvem o raciocínio lógico-matemático dos alunos. Enquanto eles jogam e se divertem, o programa envia dados imprescindíveis para o professor ajudar no desenvolvimento do estudante.

Também é possível usar até videogames, materiais e aplicativos educativos online, como e-books, videoaulas e podcasts que se adequam ao plano de aula.

Personalização do ensino

Todos sabemos que os estudantes não aprendem de maneira igual. É por essa razão que a educação inovadora considera a individualidade para oferecer um ensino mais personalizado.

Essa abordagem tem como base a criação de avaliações, aulas e conteúdos de acordo com as habilidades e o interesse dos estudantes. Nesse caso, os professores podem criar um método de ensino que possa atender às necessidades e respeitar o tempo de aprendizado dos alunos.

Agora que já sabe o que é educação inovadora e a sua importância para a aprendizagem dos estudantes, saiba que é importante que a sua escola se adapte a esse novo modelo de ensino. Com isso, é possível ter alunos mais engajados e motivados durante as aulas.

Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça a matemática gamificada e como usá-la na sala de aula!