None

Matemática gamificada: conheça essa inovação e como usá-la na sala de aula

A gamificação é uma tendência para a educação do futuro, com vários benefícios para o processo de ensino-aprendizagem. Isso porque usar jogos educativos ajuda a captar a atenção dos estudantes, dinamizar o ensino, entre outras vantagens. Nesse contexto, a matemática gamificada é uma alternativa para estimular o prazer por essa matéria, que tende a ser desafiadora.

Por seus bons resultados na aprendizagem e no engajamento dos alunos, a estratégia de usar jogos na escola está em expansão e promete transformar a experiência educativa. Com isso, deixa os estudos mais atraentes e aprofundados.

Quer saber mais sobre a matemática gamificada e os benefícios que ela proporciona aos estudantes? Continue a leitura e confira!

O que é gamificação na educação?

A gamificação faz parte do grupo das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Isso significa que ela considera os estudantes sujeitos ativos do próprio desenvolvimento. Assim, o método conduz o ensino de maneira que favoreça a autonomia e o protagonismo dos alunos.

Dessa forma, a gamificação usa os jogos, eletrônicos ou não, como recurso para estimular o desenvolvimento intelectual, emocional e socioemocional dos alunos. Nesse contexto, são feitas atividades com a proposta de desafios, decodificação e recompensas. É comum que as tarefas sejam feitas em grupo, o que também é bastante benéfico.

A ideia da gamificação é aproveitar elementos que já façam parte do cotidiano dos jovens, como a curiosidade e o interesse pelos jogos. A partir de dinâmicas envolventes e ricas em conteúdo, eles são convidados a se aventurar em um universo envolvente e didático. Esses são alguns fatores que fazem com que a gamificação seja uma excelente forma de incentivar a aprendizagem da matemática.

Quais são os benefícios da matemática gamificada?

A matemática se beneficia muito da estratégia da gamificação, pois a metodologia ajuda a desenvolver elementos essenciais para essa matéria. Da mesma forma, tem uma apresentação mais compreensível e atraente, o que favorece o interesse.

Descubra alguns dos benefícios da matemática gamificada.

Promove a inovação na educação

A inovação na educação é um ótimo caminho para melhorar a compreensão dos conteúdos, pois traz novos elementos e enriquece a compreensão dos estudantes. Por isso, a gamificação traz vantagens para complementar o ensino, como forma de aprofundar o que se sabe, descobrir novos temas na área e aprender matemática de forma divertida.

Melhora a concentração do aluno

Um dos receios de muitos educadores em relação ao uso de jogos no ensino é se os alunos ficarão mais dispersos e agitados. Na realidade, como se trata de uma maneira dinâmica de estudar, os conteúdos se tornam mais interessantes e o resultado é a melhora da concentração. Ao participar dos games, os estudantes vivenciam desafios que fazem com que precisem de toda a atenção para obter um bom resultado.

Torna as aulas mais atraentes

O grande destaque da gamificação em sala de aula é o fator diversão, pois os temas a serem estudados são apresentados de maneira arrojada e próxima do universo dos jovens. É um aspecto muito benéfico para a aprendizagem, pois as tarefas escolares passam a ser prazerosas em vez de serem consideradas uma "obrigação chata". Na matemática, isso é ainda mais importante, pois é uma matéria que tende a gerar certa resistência entre os estudantes.

Desenvolve habilidades essenciais

A matemática mobiliza habilidades essenciais que são bastante semelhantes às que os jogos estimulam. Nesse sentido, a concentração em atividades que envolvem a lógica, a estética e a mecânica dos jogos são capacidades incentivadas. Similarmente, a gamificação na escola é uma ótima alternativa para ajudar a desenvolver os conhecimentos técnicos nos recursos modernos, o que é essencial para a aprendizagem do futuro.

Quais são as melhores atividades de matemática gamificada?

Cientes do que é e dos benefícios da matemática gamificada, é importante também saber quais são as alternativas para isso. Vale destacar que os jogos não necessariamente precisam ser eletrônicos, afinal, existem muitas alternativas em outros formatos que são bastante educativas.

Apesar disso, contar com recursos organizados e direcionados é excelente para otimizar o trabalho do professor e garantir resultados muito satisfatórios. Nesse contexto, uma plataforma gamificada que seja focada no ensino da matemática, como a Matific, é uma vantagem importante.

Conheça alguns recursos que podem ser encontrados.

Trilhas de aprendizagem

As trilhas de aprendizagem são uma alternativa para a personalização do ensino, pois elas acompanham o processo de cada estudante para o desenvolvimento dos conhecimentos. Isso é importante, pois a matemática precisa de uma sequência lógica para ser compreendida.

Episódios

A essência dos jogos é a interatividade. Portanto, contar com ambientes de aprendizagem interativos é uma maneira de estimular a compreensão conceitual da matemática. Nesse sentido, os episódios são excelentes para incentivar a exploração e a autonomia dos estudantes. Assim, cabe ao professor orientar para que as habilidades sejam desenvolvidas.

Planilhas

As planilhas são recursos que os professores podem dispor para organizar os seus conteúdos de maneira mais dinâmica, personalizável e interativa. Com isso, permitem ao educador acompanhar melhor o desenvolvimento dos estudantes e planejar as atividades com melhor direcionamento.

Situações-problema

Uma plataforma de ensino de matemática também pode contar com situações-problema, um excelente recurso pedagógico que apresenta desafios baseados na realidade para os estudantes encontrarem a solução. É uma forma de colocar em prática os conhecimentos matemáticos a partir de problemas que instigam o seu raciocínio e desenvolvem suas habilidades.

Oficinas

Outro exemplo de atividade prática muito benéfica é a participação em oficinas, que permitem fazer grandes descobertas e experimentar as aplicações do que já foi aprendido. As oficinas que usam a tecnologia e a gamificação permitem que os estudantes explorem o universo da matemática e percebam como ela também pode ser interessante.

Portanto, se a sua intenção é explorar a matemática gamificada, você pode contar com a plataforma Matific. Nela, você encontra os recursos mencionados e uma pedagogia baseada em compreensão conceitual, criticidade, contexto significativo, personalização e participação intrínseca. A adesão é simples e existe uma base de conteúdos prontos para os professores.

Quer aproveitar todos esses benefícios e revolucionar a aprendizagem da matemática pela gamificação em sua escola? Então, entre em contato com a Matific e conheça mais sobre as nossas soluções.