None

Matific transforma o ensino da matemática para 13 mil estudantes em Suzano

Ao todo, a plataforma foi implementada em 35 escolas da cidade e impactou cerca de 800 professores

A matemática é uma disciplina tida como essencial para o desenvolvimento humano. As crianças iniciam o aprendizado logo cedo, nas escolas, e continuam a colocá-lo em prática durante toda a vida. Afinal, números serão necessários na hora de dividir a conta do almoço, calcular o orçamento do supermercado, comprar um produto, fazer qualquer planejamento financeiro e uma série de outras atividades vida adulta, necessárias para a cidadania.

Para garantir que as crianças tenham, desde a infância, uma boa relação com essa ciência exata, a Matific ensina o conteúdo de maneira dinâmica e divertida. Essa estratégia atraiu a Secretaria Municipal de Educação de Suzano, que adotou a plataforma para a cidade em 2022.

O impacto em Suzano

A implementação da Matific em Suzano deixou o processo de aprendizagem mais leve e divertido para 13 mil estudantes, que agora podem aprender matemática por meio de jogos interativos. Assim, o cotidiano de 800 professores, de um total de 35 escolas, também foi transformado, com economia de tempo no preparo das aulas e mais engajamento por parte das turmas.

Essa mudança no ensino foi essencial, pois garante que os estudantes da rede pública tenham acesso a ferramentas atuais e dinâmicas, de acordo com as suas necessidades de aprendizagem. Em suma, a iniciativa da prefeitura de Suzano foi certeira, dado que investiu em educação e, a curto e longo prazo, transformou a vida dessas crianças.

O contexto da implementação

“O processo de implementação foi marcado por muitos desafios, uma vez que a rede estava retornando 100% às aulas presenciais, em meio a um contexto pandêmico vivido”, conta Rosângela Andriatti, que, além de ser Coordenadora do Núcleo Pedagógico do Ensino Fundamental de Suzano, também é Técnica de Área do Ensino Fundamental e EJA.  “Lidar com questões voltadas aos cuidados e acolhimento aos profissionais, estudantes e famílias, repensar os processos de ensino e aprendizagem, e organizar a gestão de tempos, espaços e materiais foi uma complexa engrenagem.”

O grande atrativo foi a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que potencializa o ensino por metodologias ativas. Basicamente, o estudante é colocado no centro do processo de aprendizagem e desenvolve mais autonomia, reflexão, inovação e trabalho colaborativo.

A Secretaria Municipal de Educação de Suzano, iniciou a implementação da Matific com os professores e equipes gestoras, com encontros formativos macros ocorridos nos Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo - HTPC, e micros, ofertando plantões para tirar dúvidas nos horários de atividades individuais dos docentes.

O apoio da Matific do início ao fim

A assistência de profissionais durante todo o processo fez a diferença, certificando que as crianças e educadores estão, de fato, adaptando-se. “Após o período de familiarização com a plataforma pelas equipes gestoras e docentes, bem como a entrega de equipamentos (chromebooks) para todas as unidades escolares, iniciou-se então o trabalho com os estudantes. Atualmente, contamos com a mediadora da Matific na nossa rede, que tem realizado um trabalho de acompanhamento e apoio nas unidades escolares da rede, a partir das especificidades de cada contexto”, explica Andriatti.

Os resultados em Suzano

Até agora, os resultados da implementação em Suzano são extremamente positivos, destacando o caráter transformador da plataforma. Para alguns estudantes, graças à parceria da prefeitura com a Matific, essa é a primeira oportunidade de usar computadores nas aulas.

Agora, os chromebooks estão disponíveis nas 35 escolas municipais atendidas pela Matific - novidade que foi muito bem recebida pelas crianças. A tecnologia inacessível, para muitas, até então por conta de questões financeiras, entra no cotidiano e torna-se essencial para o estudo.

“Os primeiros resultados são bem satisfatórios, na perspectiva da equidade e enquanto premissa educacional no município, assegurando um processo de ensino e aprendizagem convergente com propostas educacionais contemporâneas”, finaliza a profissional. As expectativas são que mais pontos da cidade recebam a Matific em breve e, assim, o estudo da matemática continue sendo revolucionado.