None

Você sabe trabalhar a matemática no ensino fundamental? Explicamos tudo!

A Matemática é considerada uma das disciplinas mais difíceis da fase escolar. Muito disso se deve a uma abordagem inadequada, que impede a atribuição de um sentido prático para os conceitos dessa área do conhecimento. Por isso, é importante falar sobre a Matemática no ensino fundamental e como ela deve ser trabalhada.

O uso de material concreto — exemplos reais e contextos autênticos — é fundamental para despertar uma curiosidade natural sobre como a Matemática afeta nossas vidas. Além disso, interação entre os pares, uso de jogos e recursos tecnológicos estão entre as práticas que favorecem o engajamento dos alunos e o desenvolvimento de uma relação produtiva com essa disciplina.

Leia este post e confira mais sobre as formas de trabalhar a Matemática nessa fase escolar!

Qual é o conteúdo de Matemática no ensino fundamental?

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino da Matemática no ensino fundamental deve garantir que os estudantes relacionem os conceitos e as propriedades matemáticas às observações que fazem do mundo real. O objetivo é desenvolver a capacidade de usar os conhecimentos matemáticos para resolver problemas e obter soluções em diversas situações.

Além disso, um ponto importante da BNCC é o compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático, definido como a habilidade de “raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente”. Em outras palavras, trata-se de mobilizar o conhecimento matemático para compreender e atuar no mundo, em vez de apenas decorar fórmulas e definições.

Para atingir esses propósitos, o conteúdo de Matemática para o ensino fundamental é organizado em 5 unidades temáticas:

  • números — essa unidade desenvolve as noções de aproximação, comparação numérica, proporcionalidade, equivalência e ordem;
  • álgebra — aqui, os alunos devem aprender a compreender e analisar relações quantitativas de grandezas e de estruturas matemáticas, usando equações e inequações;
  • geometria — a unidade de geometria tem como propósito compreender formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais;
  • grandezas e medidas — nessa unidade, os alunos consolidam seu entendimento de que as medidas quantificam o mundo físico e são fundamentais para a compreensão da realidade;
  • probabilidade e estatística — já na parte de probabilidade e estatística, os pequenos entendem como coletar, organizar, representar, interpretar e analisar dados para explicar fenômenos.

Como trabalhar a Matemática no ensino fundamental?

Como dito, apesar da grande importância da Matemática para a compreensão e a relação com o mundo, muitas pessoas criam uma relação negativa com essa disciplina. O problema quase sempre está na forma como é feito o contato da criança e do adolescente com os conceitos e as operações matemáticas ao longo da trajetória escolar.

Na etapa do ensino fundamental, é importante considerar os aspectos abaixo!

Use material concreto

A matemática está presente em muitas situações do nosso cotidiano. Assim, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, é muito importante usar materiais concretos. Assim, os pequenos conseguem visualizar como as informações matemáticas se relacionam com a vida real e, por meio dessas experiências, abstrair os conceitos e as propriedades.

Nos métodos de ensino mais tradicionais, é comum que a Matemática seja resumida à memorização de fórmulas. Cada vez mais, sabemos que a aprendizagem é muito mais efetiva, interessante e significativa para crianças e adolescentes quando o conteúdo é contextualizado.

Estimule a elaboração de problemas

A elaboração de problemas se relaciona bastante com a ideia de letramento matemático, defendida na BNCC. Quando o aluno abstrai noções de certo contexto e aprende a formular e empregar esses mesmos princípios em novos contextos, ele desenvolve habilidades de reflexão e questionamento matemático crítico. Por isso, uma forma dinâmica e muito produtiva de trabalhar a Matemática em sala de aula é estimular a elaboração de problemas, indo além da tradicional resolução de exercícios. 

Promova a interação entre a turma

O intercâmbio de ideias e conclusões é sempre muito útil para o processo de aprendizagem, além de estimular diversas competências e habilidades, como a escuta empática, a argumentação e o trabalho em equipe. Assim, a interação entre a turma é muito bem-vinda no ensino não apenas da Matemática, como de outras áreas do conhecimento.

Trabalhar em duplas, trios ou grupos ajuda os pequenos a discutirem e chegarem a soluções juntos. No processo de argumentar sua opinião a respeito de certa situação-problema, por exemplo, o aluno precisa organizar seu raciocínio e mobilizar seus conhecimentos, o que é excelente para a assimilação do conteúdo.

Mantenha diários de aprendizagem

As práticas de escrita e leitura são comumente associadas às áreas de ciências humanas. Contudo, o diário de aprendizagem é um excelente recurso também para o ensino da Matemática. É interessante incentivar os alunos a compor seus diários, expressando os conhecimentos adquiridos por meio da escrita.

O fato de a Matemática tem sua própria linguagem numérica e algébrica, muitas vezes, leva à negligência da linguagem escrita. Assim, a manutenção do diário também é uma forma de promover uma educação mais integrada e interdisciplinar, o que traz ótimos resultados na formação dos estudantes de forma geral.

Aposte em recursos lúdicos

Também, é muito válido usar recursos lúdicos no ensino fundamental. Nos anos iniciais, jogos e brincadeiras ajudam a prender a atenção de alunos que ainda estão “aprendendo a aprender” por meio de uma educação formal, de forma que há um engajamento intrínseco e o aproveitamento do conteúdo.

Mais tarde, nos anos finais do ensino fundamental, os jogos continuam bem-vindos, por proporcionarem um aprendizado divertido e leve. Jogos como dama, xadrez e banco imobiliário facilitam o desenvolvimento de um raciocínio lógico, ajudam a aprimorar a concentração, entre outros benefícios que promovem uma aprendizagem mais significativa da Matemática.

Conte com a Matific

A Matific é uma plataforma de aprendizagem interativa desenvolvida por especialistas para auxiliar o trabalho de educadores. Nossa pedagogia é baseada em 5 pilares: compreensão conceitual, pensamento crítico, contexto significativo, aprendizagem personalizada e participação intrínseca.

Por meio de milhares de atividades com dinâmica gamificada, além de ambientes de aprendizagem e laboratórios interativos, a plataforma é uma grande aliada no ensino da Matemática no ensino fundamental. Nosso objetivo é estimular o aprendizado com diversão e engajamento.

Então, entre em contato com a gente e conheça as funcionalidades e os diferenciais da Matific para o ensino da Matemática!