None

Pedagogia da Matemática: Rigor e Engajamento

A maneira como ensinamos matemática agora é tentando treinar robôs humanos. As crianças são ensinadas a calcular seguindo um procedimento definido ou são solicitadas a memorizar fatos matemáticos. 

Mas, essa é uma maneira eficaz de ensinar?

A pesquisa afirma que a instrução tradicional focada no professor não é a maneira mais eficaz de ensinar matemática.

 

Tornando a matemática empolgante e divertida

É possível transformar a matemática em uma divertida jornada intelectual lúdica. Para fazer isso, temos que entender a motivação do aluno. Como parte dessa motivação, temos que mostrar às crianças o valor de aprender habilidades matemáticas.

Podemos fazer isso quando ajudamos os alunos a descobrir conceitos de novas maneiras. Quando apresentamos manipuladores e modelos, ajudamos os alunos a descobrir exatamente como diferentes operações matemáticas e conceitos funcionam no mundo real

Imagine ensinar multiplicação com peças de Lego! Os alunos podem apresentar cada problema de multiplicação com uma representação realística. Em vez de uma ideia abstrata, 4 x 3 torna-se três blocos de Lego diferentes com 4 peças em cada um.

Os jogos são outra forma de trazer diversão e emoção para a sala de aula de matemática. Por meio de jogos, as crianças podem aprender conceitos em um ambiente de baixo risco. Os alunos podem praticar multiplicação lançando dois dados e multiplicando os dois números que aparecem. Enquanto brincam, os professores podem encorajar as crianças a usar o senso numérico para resolver o produto. Em outras palavras, para resolver para 6x9, as crianças podem se lembrar que 6x10 é 60 e se subtraírem 6, obterão a resposta que é 54.

Principalmente, devemos promover a compreensão conceitual por meio dessas atividades matemáticas divertidas, porque isso criará uma atitude positiva e autoconfiante em relação à matemática nos alunos.

 

Lidando com a ansiedade matemática

Infelizmente, nem todos os alunos alcançam uma atitude positiva e autoconfiante em relação à matemática. Na verdade, os sentimentos negativos em relação à matemática são tão comuns que até têm seu próprio nome: ansiedade matemática.

Começando em crianças a partir dos 5 anos de idade, a ansiedade matemática geralmente se origina de testes cronometrados, testes sobre habilidades matemáticas e até mesmo da própria ansiedade matemática do professor. Quando os professores têm ansiedade em relação à matemática, muitas vezes a passam para os alunos! O pior é que, de acordo com estudos, a ansiedade matemática "pode ​​interromper a memória de trabalho, levando a mais erros", o que só faz com que os alunos gostem ainda menos da matéria

Infelizmente, a ansiedade da matemática costuma ser mal tratada pelos professores. Os professores muitas vezes superprotegem os alunos e simplificam a matemática, o que cria ainda mais ansiedade matemática nos alunos. Quando a matemática é fácil, os alunos, compreensivelmente, acreditam que a matemática deve ser fácil. Então, os alunos ficam desanimados quando descobrem que a matemática em alguma hora pode ser difícil.

Para melhorar nossa resposta à ansiedade da matemática, os professores podem realizar algumas das seguintes etapas:

  • Prepare totalmente os alunos com muita prática
  • Dê aos alunos bastante tempo para aprender novas habilidades
  • Evite situações de pressão de tempo
  • Peça aos alunos para escreverem suas respostas e discutirem o problema antes de divulgar a resposta
  • Torne a matemática divertida! Permitir que os alunos falhem em um ambiente de jogo amigável os ajuda a se sentirem à vontade para explorar soluções sem ficarem ansiosos devido ao fracasso.
  • Personalize a aprendizagem de matemática
  • Ensine os alunos a adotar uma mentalidade de crescimento na matemática

 

Ensinar com Autenticidade para Compreender o Valor da Matemática

A autenticidade é muito importante para tornar a matemática relevante para a vida dos alunos. Na verdade, é parte essencial da motivação do aluno. Sem ver o valor da matemática na vida real, os alunos não verão por que se esforçar na matéria. Por causa disso, os conceitos devem ser ensinados de maneiras que retratem aplicações do mundo real e não apenas com problemas abstratos.

Aprender fazendo é mais eficaz do que o aprendizado passivo. As atividades devem ser práticas. Sempre que possível, trazer o aprendizado baseado em projetos para a sala de aula de matemática pode ser uma grande oportunidade para o aprendizado ativo. Esses projetos do mundo real dão aos alunos a chance de usar a matemática em um ambiente interdisciplinar significativo. Embora exija mais esforço para reunir essas unidades, elas oferecem muitos benefícios, que vão desde habilidades de pensamento crítico a uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos.

Resolver novos problemas usando técnicas que os alunos adquiriram também é crucial em matemática. Mas, bons problemas são difíceis de encontrar no mundo dos buscadores Google, entretanto, é possível encontrar problemas de qualidade que tanto desafiam os alunos quanto os fundamentam na realidade. Outra alternativa são as plataformas matemáticas digitais. Iremos explorá-las com mais detalhes na próxima seção.

 

Aproveitando ao máximo as soluções de matemática digital

Geralmente, temos que ter cuidado ao adicionar mais tempo de tela à vida das crianças. As crianças já passam mais de 6 horas por dia nas telas. Portanto, temos que ter certeza de que, quando adicionarmos ao seu tempo de tela, isso seja realmente produtivo.

Dito isso, as plataformas matemáticas digitais podem oferecer aprendizagem adaptativa e personalizada. Muitos dos jogos permitem que os professores distribuam as mesmas atividades aos seus alunos, mas com diferentes níveis de dificuldade, para que todos possam participar com suas próprias habilidades.

Além disso, as atividades de matemática digital de alta qualidade podem permitir que as crianças alcancem uma compreensão conceitual profunda da matemática. Talvez o mais importante, excelentes aplicativos de matemática, como o Matific, também são divertidos e ajudam a diminuir qualquer ansiedade matemática que os alunos já tenham adquirido.

O poder de construir a excelência matemática em nossos alunos está em cada educador. Tudo o que precisamos fazer é aproveitar nosso poder para transformar a matemática em uma jornada intelectual e emocionante para nossos alunos. Como você está transformando a matemática em sua sala de aula?