None

Inspetoria São João Bosco eleva a qualidade do ensino com plataforma gamificada de matemática

Contar com a tecnologia para o seu programa de ensino é essencial para manter os estudantes motivados e auxiliar a turma no aprendizado. Contudo, é importante entender como utilizar os recursos e alinhar as estratégias definidas em seu programa de ensino, para que todas as ferramentas disponíveis consigam ser aproveitadas ao máximo.

Com a ajuda da Matific, plataforma gamificada de matemática, a Inspetoria São João Bosco que faz parte da Rede Salesiana Brasil – RSB, oferece para mais de 3 mil alunos da sua rede, uma poderosa ferramenta para seus professores e alunos, que por meio de uma pedagogia rigorosa, consegue trazer um contexto autêntico para as crianças, permitindo que elas vejam a importância dos diferentes conceitos matemáticos em sua vida cotidiana e consigam potencializar seu desempenho na matéria.

De acordo com Paulo Rogedo - Gerente das escolas da ISJB: "A proposta prática de uso será relacionada com o conteúdo de maneira significativa, deixando de ser um mero jogo ou plataforma que em alguns casos fica como sugestão de uso, ou seja, a proposta fica tão intrínseca a metodologia de aula que ela se transforma em uma ferramenta de suplementação, totalmente contextualizada com nossa coleção didática.”

 Além disso, completa o gerente: “A proposta gamificada no formato de trilhas, faz com que os alunos se interessem mais pelas atividades, facilitando o processo de ensino aprendizagem e melhorando o desenvolvimento dos processos da transição do concreto para o abstrato. A inserção de conteúdos que historicamente geram mais dificuldade na aprendizagem se torna mais simples e divertida.”

 A Matific oferece inúmeras funcionalidades para que o professor possa acompanhar o desenvolvimento de seus alunos de maneira prática, com relatórios em tempo real de usabilidade e desempenho individual, conseguindo atribuir atividades de reforço ou atividades específicas para cada perfil de estudante de acordo com o currículo proposto.

Rogedo destaca, “Um olhar novo para a “Má temática”, ou seja, ela está deixando esse rótulo negativo e está se tornando uma “Boa temática”, gerando prazer aos alunos e consequentemente um gosto por esse componente. Além de perder o medo pela matéria, os alunos da inspetoria São João Bosco desenvolvem uma paixão pela matemática, fazendo uso da plataforma fora da sala de aula. Observando os relatórios de uso, podemos verificar que existe um número muito grande de alunos que extrapolam as sugestões dos professores, além dos diversos relatos das famílias que observam o uso em momentos diversos.”