None

Como usar brinquedos educativos no desenvolvimento e aprendizado das crianças?

Nos primeiros anos de vida, descobrimos o mundo a partir das brincadeiras. Elas possibilitam a construção de conhecimentos a partir da experimentação, permitindo que as crianças associem realidade e imaginação para entender o mundo. Então, os brinquedos educativos são ótimos aliados.

Eles contribuem tanto para o aprendizado como para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos pequenos. Por isso, é altamente aconselhável oferecê-los para as crianças, de acordo com a idade delas. Em meio a tantas opções disponíveis no mercado, pode ser difícil decidir quais são as mais adequadas para os seus alunos. Então, é importante entender o que são os brinquedos educativos e qual é a importância deles.

Compreenda melhor essa tendência, entenda quais são os benefícios deles para as crianças e conheça algumas opções interessantes para os seus alunos!

O que são os brinquedos educativos?

Como o nome indica, são brinquedos que estimulam o aprendizado das crianças a partir de brincadeiras. Geralmente, eles não têm muitas regras e os pequenos descobrem sozinhos o que fazer com os objetos. Assim, eles são livres para explorar possibilidades e deixar a imaginação fluir, misturando-se à realidade para construir novos conhecimentos.

Considerando essa definição, algumas pessoas podem confundir os brinquedos educativos com os pedagógicos. A diferença do segundo tipo é que ele tem por objetivo reforçar os conteúdos aprendidos nas aulas. Diferentemente dos brinquedos educativos, eles costumam ter regras claras e é preciso que um adulto explique e oriente a criança.

Embora ambos sejam ótimos aliados para o aprendizado, os brinquedos educativos têm um caráter mais lúdico, sendo perfeitos para as crianças mais novas, e os pequenos nem percebem que estão aprendendo durante as brincadeiras. Ou seja, o processo acontece de maneira mais natural.

Qual é a importância deles para o desenvolvimento e o aprendizado das crianças?

Os brinquedos educativos ajudam a desenvolver habilidades cognitivas e físicas, como a coordenação motora, o raciocínio lógico, a noção de cores e formas, a atenção, a memória, entre outras. Além disso, eles estimulam a criatividade, trabalham a sensibilidade e incentivam as crianças a se arriscar para conhecer o novo. Ainda, podem contribuir para o desenvolvimento da linguagem e da socialização.

Outro benefício é o aperfeiçoamento da capacidade de solucionar problemas e lidar com a frustração. Em brincadeiras como as de encaixar peças, os pequenos geralmente tentam colocá-las nos espaços adequados até conseguirem, certo? Assim, eles internalizam a ideia de que devem perseverar para atingir objetivos e não se abater nem desistir quando não conseguem.

Também, é interessante perceber que, ao terem acesso a brinquedos educativos, as crianças aprendem, desde cedo, a ter uma visão positiva do aprendizado, associando-o a algo prazeroso e divertido. Desse modo, a tendência é que o interesse pelas atividades escolares aumente e elas tenham um desempenho melhor. Considerando esses aspectos, podemos dizer que os brinquedos educativos são ferramentas fundamentais para garantir a formação global das crianças desde os seus primeiros anos de vida.

Quais são os principais tipos de brinquedos educativos?

Há diversas opções disponíveis no mercado para todas as idades. Além de conhecê-las, é interessante saber o que cada brinquedo trabalha e como usá-los nas aulas. Confira!

Jogos de encaixe

Essa é uma das opções mais comuns e é ideal para crianças de um a quatro anos. Eles ajudam a desenvolver a coordenação motora, o tato e a percepção visual. Também permitem aprender as formas geométricas e as cores.

Fantoches

Eles podem ser usados nos momentos de contação de histórias, para torná-las mais envolventes. Crianças de diversas faixas etárias ficam fascinadas ao ver os personagens ganharem vida. Os fantoches estimulam a concentração, a atenção e a criatividade.

Massas de modelar e argila

Esses materiais são muito interessantes por incentivarem o uso das mãos para criar e reproduzir objetos com liberdade. Eles estimulam a criatividade e o aperfeiçoamento da coordenação motora fina. Em aulas, podem ser usados, por exemplo, para representar personagens de histórias, construir formas geométricas e representar elementos de problemas matemáticos, facilitando a resolução.

Quebra-cabeças

Esse brinquedo é útil para aprimorar a percepção espacial e a concentração. Há opções para todas as idades, com temas e quantidade de peças variáveis. Na sala de aula, é interessante propor a montagem como trabalho de equipe, incentivando a colaboração. Os quebra-cabeças também estimulam a habilidade de elaborar estratégias para resolver problemas, a atenção, o pensamento lógico e a capacidade de observação e comparação.

Jogos

Todos os tipos de jogos — incluindo os de tabuleiro, caça ao tesouro, damas e adivinhas — promovem algum aprendizado e trazem benefícios variados para as crianças. As principais competências exploradas são a criatividade, a cooperação e a resolução de problemas.

Há tantas opções no mercado que é possível encontrar jogos para usar em aulas de todas as matérias de qualquer fase escolar. É uma alternativa particularmente interessante para o ensino de matemática, tornando-o mais fácil para os alunos e os professores.

Livros de pano

Antes mesmo do início do processo de alfabetização, podemos oferecer livros às crianças para despertar a curiosidade sobre esses objetos e fomentar o interesse pela leitura. Os livros de pano ou plástico, fáceis de manusear, são alternativas interessantes para bebês de zero a três anos.

Como escolher os brinquedos educativos mais adequados?

Todos os brinquedos educativos são criados para desenvolver um conjunto específico de habilidades. Por isso, na hora de escolher entre eles, é necessário considerar a faixa etária da criança para encontrar a opção ideal.

Isso garante que o brinquedo realmente vai ser eficaz na fase de desenvolvimento na qual os pequenos se encontram e ser interessante para eles. A escolha inadequada pode exigir capacidades além daquelas já adquiridas, fazendo com que as crianças se sintam frustradas e afetando a sua autoconfiança.

Considerando todos esses pontos, vemos como é importante incluir brinquedos educativos no dia a dia das crianças. Eles trazem benefícios em todos os aspectos do desenvolvimento infantil e incentivam o aprendizado de maneira divertida, tornando-o mais estimulante e despertando o interesse dos pequenos por ele.

Você quer entender mais sobre estratégias pedagógicas para adotar na sua escola e melhorar a qualidade do ensino? Leia o nosso artigo sobre os métodos de ensino que estão revolucionando a educação infantil!