None

Resolução de problemas matemáticos: veja como aplicar na sala de aula

Educar pelo exemplo é uma das maneiras mais simples de transmitir conhecimento e ajudar na formação dos alunos. O ensino de ciências exatas é desafiante, pois envolve elementos abstratos e difíceis de visualizar. Por isso, a resolução de problemas matemáticos é uma ferramenta de extrema importância na hora de apresentar alguns temas para a turma.

Tal metodologia é útil para demonstrar tópicos mais complicados, mas também é importante nos momentos em que os estudantes estão com dificuldades diante de algum tema. Se você quer saber como usar a resolução de problemas para otimizar o aprendizado de seus estudantes, continue a leitura e confira nossas recomendações!

Quais são os benefícios de utilizar a resolução de problemas matemáticos?

Existem diversas vantagens de incorporar o hábito de resolver exercícios no dia a dia de ensino. Na matemática, em especial, esse tipo de metodologia torna ideias abstratas mais práticas e facilita o entendimento das crianças, além de oferecer outros benefícios.

Atrai a atenção dos alunos

Quando a aula se torna um monólogo em torno de termos e definições teóricas, é difícil atrair a atenção dos alunos. Por isso, convidar a turma para acompanhar um exemplo pode mudar o ritmo da aula e trazer mais foco.

Uma boa ideia para isso é incluir elementos do dia a dia das crianças durante sua explicação. Utilizar os materiais escolares ou algum outro objeto da sala, por exemplo, é uma ótima maneira de inserir a contagem e trazer a atenção dos alunos para o conteúdo da aula.

Aumenta o interesse nas aulas

Já pensou em ter alunos engajados e participativos durante as aulas da sua instituição? Ao implementar a resolução de problemas matemáticos no cotidiano de ensino tal fato é plausível. Isso porque essa metodologia incentiva o aluno a pensar e participar de modo ativo de seu processo de aprendizado.

Para ter ainda mais resultado, vale a pena incorporar tecnologias educacionais que proporcionem aulas dinâmicas e interessantes. Por exemplo, você consegue aderir brincadeiras que envolvem resolver problemas para aumentar a motivação dos alunos. Pode ser por meio de quizes, gincanas ou jogos digitais.

Como aplicar essa metodologia?

A aprendizagem baseada em problemas é de fácil aplicação e auxilia os alunos a absorver e fixar conceitos de maneira mais fácil. Assim, incorporá-la no ensino da matemática é uma excelente ideia. Veja abaixo como isso pode ser feito.

Utilize grupos de estudo

Uma boa alternativa para incentivar os alunos e aplicar a metodologia de resolução de problemas é separar os estudantes em grupos e estimular que trabalhem em equipe para resolver as questões da atividade. Dessa forma, você ajuda a melhorar o desempenho de todos os alunos envolvidos na tarefa.

Por exemplo, você pode fazer uma aula que envolva uma competição saudável em que o grupo que resolver mais problemas obtém uma pontuação maior. Ainda é possível contar com a tecnologia para melhorar as tarefas e mensurar a performance com muita eficácia.

Faça uma proposição

O primeiro passo para implementar essa abordagem nas aulas de sua escola é definir a proposição a ser usada. É importante que os problemas elaborados sejam interessantes e motivem os alunos. Dessa forma, eles sentem maior motivação e conseguem participar de maneira mais ativa da atividade.

Por exemplo, é factível elaborar proposições que envolvam o dia a dia dos alunos e que auxiliem no desenvolvimento do raciocínio lógico deles. Vale apostar em jogos online e gamificar a aprendizagem baseada em problemas.

Assim, você usa todos os aspectos lúdicos dos jogos para atrair ainda mais a atenção dos alunos e garantir máxima performance nas atividades. Também é possível fazer grupos para incentivar o trabalho em equipe e desenvolver essa habilidade tão importante desde cedo.

Estabeleça as metas

A criação de metas está diretamente associada ao planejamento de aulas. O hábito de incluir a resolução de problemas não é comum na hora de criar o conteúdo para apresentar aos alunos.

Muitos professores seguem o fluxo do livro texto, o qual normalmente surgem problemas apenas no final do capítulo. Para tornar as aulas mais dinâmicas, vale criar metas de apresentação das questões no fluxo de ensino. Você pode, por exemplo, estabelecer um exercício com a turma a cada meia hora de aula ou uma página do livro principal.

Seja o mediador de debates

Os problemas não precisam ser exercícios feitos no quadro negro. Você pode apresentar formas distintas de resolver as questões, criando dinâmicas diferentes em sala. Uma boa ideia é criar um problema um pouco mais desafiador e convidar a turma para resolver todos juntos.

Isso torna a atividade ainda mais atraente e permite que os estudantes aprendam sobre união, companheirismo, colaboração, além do próprio conteúdo que está em debate. Como responsável, cabe a você mediar a conversa e conduzir os alunos para a resolução do problema proposto.

Dê feedback constante

Implementar essa metodologia pode auxiliar a mensurar os resultados e entender as dificuldades dos alunos. A partir desses dados, fica mais fácil dar feedbacks aos alunos e ajuda-los a compreender as lacunas de aprendizado que precisam ser preenchidas.

Além disso, você pode recorrer à tecnologia para dar ainda mais robustez às suas análises de desempenho e melhorar o direcionamento dos feedbacks. Desse modo, é viável compreender os desafios que os estudantes enfrentam e ajudá-los a otimizar o processo de aprendizagem em seus próprios ritmos.

Como a Matific pode ajudar?

Ao contar com os jogos da Matific, seus alunos têm a oportunidade de resolver problemas matemáticos enquanto se divertem em um ambiente lúdico. Assim, você pode apresentar novos conteúdos em sala e convidar a turma a resolver alguns desafios na plataforma que estão alinhados ao conteúdo apresentado.

Desse modo, é possível otimizar o aprendizado de conteúdos matemáticos e desenvolver a autonomia dos estudantes. Isso contribui para estimular a turma em busca de mais conhecimento, a fim de resolver os próximos desafios propostos pelos jogos.

Viu como é possível implementar o método de resolução de problemas matemáticos nas aulas de sua escola? Além disso, investir em automatização de processos oferece melhores ferramentas aos professores e também para a escola. Com isso, fica simples mensurar os resultados e garantir melhor desenvolvimento para os jovens de sua instituição.

Quer levar a Matific para o cotidiano de sua escola? Então, entre em contato conosco e solicite um teste agora mesmo!