None

6 principais aplicativos para estudar matemática

A tecnologia digital está presente na vida das novas gerações desde cedo. Aplicativos e games fazem parte do cotidiano dos pequenos e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não se tratam apenas de entretenimento. Os aplicativos de matemática, por exemplo, são grandes aliados dos estudos.

Os apps são muito atrativos para crianças e adolescentes, já que oferecem na interatividade um estímulo a mais para o aprendizado. Além disso, eles são facilitadores do engajamento intrínseco dos pequenos, o que se deve muito ao fator da gamificação. Desafios, acúmulo de pontos e contextos divertidos despertam o interesse e tornam o processo de aprendizagem mais leve e natural.

Quer entender melhor por que os aplicativos são ótimos instrumentos para os estudos da matemática, além de conferir as principais opções disponíveis? Então, continue a leitura!

Por que os aplicativos são grandes aliados no ensino da matemática?

Atualmente, é difícil encontrar quem não use inúmeros aplicativos em seus smartphones. Existem opções para muitas finalidades: organização pessoal, entretenimento, controle de finanças, cultivo de hábitos saudáveis, entre muitas outras. Para crianças e adolescentes, os apps também são, muitas vezes, as melhores opções para o entretenimento digital.

Por conta dessa característica, eles também são grandes aliados dos estudos, sobretudo da matemática. Afinal, essa é uma disciplina conhecida por ser difícil e, não raro, temida pelos estudantes. Acontece que isso é reflexo de uma educação formal, que não favorece a afinidade com os conhecimentos matemáticos.

Assim, os aplicativos funcionam como uma boa forma de introdução a essa área de conhecimento na infância, que se dá de forma lúdica e contextualizada. Para os estudantes do ensino fundamental, por sua vez, os apps são instrumentos educativos e divertidos para fixar os conhecimentos e consolidar um relacionamento positivo dos adolescentes com essa disciplina.

Quais são os 6 principais aplicativos para estudar matemática?

Agora que você já entendeu melhor por que os aplicativos de matemática são excelentes alternativas de atividades online para auxiliar no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes, veja só 6 opções disponíveis!

1. Rei da Matemática (Android e iOS)

O Rei da Matemática é um app com versão gratuita e paga, com foco no exercício lúdico. Nele, os usuários jogam no papel de um agricultor, que mora em um reino cujos desafios do ambiente exigem a realização de tarefas matemáticas, que envolvem adição, subtração, frações, entre outras operações.

2. iMathematics (Android e iOS)

O iMathematics, por sua vez, é voltado para um público mais familiarizado com a área da matemática, com tópicos sobre geometria, aritmética e trigonometria. Na versão gratuita, o usuário conta com 70 temas disponíveis para estudo; já na versão paga são 120 temas, incluindo tópicos mais avançados. Apesar de estar disponível apenas em inglês, o app tem uma interface intuitiva e é possível usá-lo mesmo se não houver domínio do idioma.

3. Socratic (Android e iOS)

O Socratic é um app adquirido pela Google, totalmente gratuito e que tem por objetivo ajudar os alunos a tirarem dúvidas escolares. Sendo assim, ele traz tópicos de diversas disciplinas, incluindo a matemática. Por meio de inteligência artificial e análise de milhões de dados acumulados por estudantes, o app consegue interpretar exercícios em poucos segundos.

Assim, basta que o aluno escaneie uma questão para obter sua solução. Essa dinâmica é muito interessante para que os estudantes conheçam os diversos caminhos possíveis para chegar à resposta de um problema, o que promove um entendimento mais profundo sobre o assunto.

4. AppProva (Android)

Para estudantes nos anos finais da trajetória escolar, o AppProva é um grande aliado na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. No app, estão disponíveis centenas de questões e simulados de matemática e de outras disciplinas, com base nos parâmetros de edições anteriores do Enem.

Os alunos têm um tempo para a realização do problema, além de indicadores de seu desempenho e progresso nos estudos. Tanto a versão gratuita quanto a paga apresentam as mesmas funcionalidades, porém, a primeira contém anúncios.

5. Toon Math (Android e iOS)

O Toon Math é dedicado ao público infantil. Com foco na diversão e na ludicidade, o app apresenta aos usuários uma aventura na qual os personagens são raptados e levados para a cidade do Halloween. Para o resgate, é necessário resolver problemas matemáticos. O app é bastante adequado para seu público-alvo, com monstros divertidos, desenhos coloridos, instruções simples e operações matemáticas básicas.

6. Tindin (Android e iOS)

Por fim, o aplicativo Tindin tem uma proposta diferenciada, já que é focado na educação financeira. Assim, seu grande trunfo é mostrar a crianças e adolescentes a relevância do pensamento matemático na vida cotidiana, em uma abordagem bastante contextualizada.

Por meio da gestão de uma carteira digital, os pequenos aprendem conceitos importantes, como o de poupar. O app traz diversos desafios e tarefas, para que as crianças a partir de 4 anos desenvolvam afinidade com os cálculos e a responsabilidade financeira.

Como a Matific apoia o aprendizado significativo da matemática?

A Matific é uma plataforma interativa para a aprendizagem de matemática. Desenvolvida por especialistas, ela conta com diversas funcionalidades para auxiliar o trabalho dos educadores. São milhares de atividades que se valem da gamificação para despertar o genuíno interesse dos estudantes.

Ainda, os professores podem explorar ambientes de aprendizagem e laboratórios interativos, além de usar as fichas de trabalho adaptáveis para cada situação de aprendizagem. Todos os conteúdos da Matific são baseados nos 5 pilares da nossa pedagogia:

  • compreensão conceitual — prezamos pelo entendimento dos princípios e motivos por trás das operações, fórmulas e procedimentos matemáticos;
  • pensamento crítico — queremos cultivar a curiosidade natural dos estudantes, desafiando-os a questionar conclusões, explorar problemas e, assim, desenvolver seu pensamento crítico;
  • contexto significativo — entendemos que a aprendizagem da matemática é muito mais significativa quando partimos de contextos autênticos e de material concreto, para que os pequenos consigam abstrair conceitos matemáticos;
  • aprendizagem personalizada — proporcionamos experiências de aprendizagem personalizadas, pois entendemos que cada criança aprende no seu ritmo e deve ter autonomia, na chamada aprendizagem conduzida pelo aluno;
  • participação intrínseca — temos como principal objetivo gerar a participação intrínseca dos alunos, isto é, proporcionar uma experiência de aprendizagem que ajude a despertar o interesse genuíno e duradouro pela matemática.

Como você viu, existem várias opções de aplicativos de matemática que contribuem bastante com a aprendizagem dessa disciplina na infância e na adolescência. Além disso, você pode contar com a plataforma Matific, repleta de recursos e baseada em pilares inovadores, para que o ensino dessa disciplina seja significativo e divertido.

Então, fale com a gente para conhecer melhor as funcionalidades da Matific e os diferenciais de nossa pedagogia!