None

Ensinar matemática brincando: como isso é possível?

Existem algumas matérias em que os alunos podem apresentar muitas dificuldades para aprender e se desenvolver, como a matemática. Nesse sentido, é papel do gestor escolar encontrar formas de melhorar o desempenho durante o aprendizado. Investir em soluções para ensinar matemática brincando pode ser uma boa forma de motivar os estudantes.

Assim, você consegue proporcionar ferramentas aos professores de modo a ajudá-los a ampliar o entendimento dos discentes em matérias difíceis. Se você quer conhecer quais são as melhores ferramentas com o objetivo de conseguir reter a atenção dos alunos e otimizar o ensino em matemática, continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos para você!

A matemática é mesmo difícil?

Se você perguntar para qualquer turma de ensino básico sobre qual a disciplina mais difícil, provavelmente a matemática vai ser a matéria protagonista desse debate. A ideia de que ela é complexa e acessível apenas a um grupo restrito de alunos foi difundida por diversas gerações. 

Certamente o ensino era mais difícil se você pensar em uma sala de aula com livros escassos e professores com pouco tempo de formação, como acontecia há muitos anos. Em contrapartida, ensinar matemática na atualidade se tornou mais fácil por conta de diversas ferramentas e recursos à disposição dos docentes. 

Nos dias atuais, os professores podem contar com dispositivos eletrônicos, materiais didáticos completos e ainda aproveitar o suporte de outros profissionais que estão vivenciando esses mesmos desafios no dia a dia. O fácil acesso à internet e a riqueza de materiais de ensino disponíveis tornam essa disciplina cada vez mais acessível para toda a turma.

Como os jogos podem ajudar?

Os jogos online são capazes de ser incorporados ao processo de educação, principalmente nos estágios iniciais da formação. Como a matemática já apresenta um estigma de assunto complexo, ao adotar uma abordagem alternativa, os professores contribuem para que o aluno veja essa disciplina com outra perspectiva. 

Por meio de jogos interativos o estudante aprende enquanto se diverte e toda aquela imagem negativa acerca da matemática é desfeita. Assim, cada estudante consegue avançar no seu próprio ritmo e nos jogos que mais lhe interessa.

Além disso, você pode usar toda a parte lúdica por trás dos jogos a fim de incentivá-los. Por exemplo, construir um game em que a passagem de fases está ligada a resolução de um problema matemático pode cativar as crianças e fazê-las participar ativamente do processo de aprendizado. 

Quais jogos ajudam a ensinar matemática brincando?

Já pensou em disponibilizar aos alunos alguns jogos que educam e melhoram o desempenho na matemática ao mesmo tempo que proporcionam diversão? Isso é possível e, para lhe mostrar, preparamos alguns exemplos que podem ser aplicados no ensino da sua escola. Confira mais abaixo!

Sudoku

O Sudoku pode apresentar diversas variações em seu tamanho, mas é normalmente apresentado em uma estrutura de nove linhas e nove colunas, numerado de 1 a 9. Nele, não se pode repetir os números em uma mesma linha e na mesma coluna nem ter dois números iguais nas subgrades com 3 linhas e 3 colunas.

Ele não envolve cálculo, mas é uma excelente alternativa no intuito de desenvolver o raciocínio lógico e a tomada de decisão por parte dos estudantes. Além disso, o Sudoku incentiva a melhora da concentração e a capacidade de leitura no momento da atividade, o que o faz ser uma excelente alternativa para melhorar o desempenho.

Lego

Essa tradicional brincadeira pode ser uma boa forma de ensinar alguns princípios da matemática logo no início do ensino básico. As peças de lego podem servir para construir um pouco do senso dos números e incentivar os pequenos a desenvolverem sua capacidade de raciocínio. 

Esse mesmo método de aprendizagem desenvolvido por meio dessa brincadeira também pode ser incorporado ao universo digital. Assim, você consegue estimular as crianças a aprender matemática com algum jogo divertido que envolve a ideia do lego.

Jogos de tabuleiro

Há diversas variações dos jogos de tabuleiros que podem ser inseridos no ensino da matemática a fim de reduzir a dificuldade de aprendizado e atrair a atenção dos alunos. Por exemplo, é possível utilizar jogos com explorações em cavernas com uso de recompensas para ensinar sequências, noções de geometria e contagem.

Já os jogos tradicionais, como Xadrez e Damas, podem ser boas opções para incentivar os estudantes a entender como utilizar a lógica e melhorar a capacidade estratégica. Com o objetivo de ensinar noções de valores, o banco imobiliário pode ser uma excelente alternativa.

Jogos online

Atualmente, utilizar soluções online pode ser uma ótima opção para ensinar matemática de um modo divertido e cativante. É possível adaptar as questões lúdicas que fazem parte dos games para ensinar as crianças de forma atraente e fazê-las se desenvolver de uma maneira mais fácil.

Por exemplo, existem plataformas que oferecem soluções interativas com problemas matemáticos que podem reter a concentração do aluno e fazê-lo participar de modo mais ativo da aula. 

Também é possível utilizar frases para incentivá-lo a avançar e conquistar a recompensa final. Se você quer saber mais sobre jogos online que podem ser aplicados em sua escola, continue a leitura e confira como a Matific pode ajudar!

Como a Matific pode ajudar?

A Matific é uma plataforma interativa que oferece diversas opções de minijogos e atividades práticas que desenvolvem o raciocínio lógico-matemático de seus usuários, desde a educação infantil até o ensino fundamental. 

Por intermédio de sua infraestrutura é possível ensinar aos alunos sobre a solução de problemas e estimular o raciocínio pela descoberta. Diversas escolas já utilizam e aprovam esse recurso para desenvolver seus estudantes por meio de uma jornada acadêmica de jogos. 

Ao contar com esse sistema os professores conseguem ensinar matemática brincando e acompanhar o desenvolvimento de cada aluno no seu ritmo. Para os pais, é possível acessar o relatório com o desempenho da criança e ajustar os jogos conforme a necessidade de ensino. Assim, o aprendizado se torna mais divertido e interessante para a turma. 

Gostou do nosso artigo? Viu como é possível criar um ambiente de educação mais atrativo em sua instituição? Então entre em contato conosco e descubra como a Matific pode contribuir para sua escola!