None

Quais são as causas de ansiedade matemática? Veja aqui como combater o problema!

Durante muitos anos a matemática foi estigmatizada em torno da ideia de que era um assunto difícil, desgastante e diretamente relacionado com a noção de punição. A criação dessa atmosfera de medo contribuiu para o surgimento da ansiedade matemática em crianças e adolescentes. 

Essa condição pode atrapalhar todo seu desenvolvimento e tirar o prazer de aprender. Caso a instituição de ensino não desenvolva alguma estratégia para driblar esse problema, os alunos tendem a perpetuar tal sentimento em sua vida adulta, prejudicando todo seu desempenho frente aos números. Se você também quer encontrar alternativas para lidar com a ansiedade matemática de sua escola, continue a leitura e confira!

O que é ansiedade matemática?

Em termos formais, a ansiedade matemática é um fenômeno que envolve reações emocionais negativas frente a necessidade de uso dos conhecimentos e ferramentas matemáticas. 

Na prática, isso significa para o aluno mais nervosismo no decorrer das provas, sintomas de estresse durante a aula e preocupação quanto ao próprio ritmo de aprendizado frente ao desempenho dos colegas.

Quais as causas da ansiedade matemática?

Diversos fatores contribuem para o surgimento da ansiedade matemática nos alunos. Alguns deles estão ligados ao comportamento familiar e outros ao dia a dia na escola. Confira a seguir!

Competitividade

Quando um aluno obtém um bom desempenho em matemática ele é valorizado como um grande feito, principalmente pelos pais. A ideia de que ser inteligente e ser bom em matemática representa praticamente a mesma coisa contribui para a criação de um ambiente de grande competitividade entre os estudantes.

Com esse aumento do sentimento de competição, a cooperação na turma é menor e o medo de não conseguir acompanhar o desenvolvimento dos colegas se torna presente nessa disciplina. 

Pressão familiar

Como um bom entendimento da matemática é associado a alta performance acadêmica, a cobrança dos pais quanto a essa disciplina pode começar já nos primeiros anos do ensino básico. 

Assim, é importante fomentar o debate com os pais sobre a criação de altas expectativas em relação aos filhos e o peso que isso acarreta para as crianças. Ao esclarecer o quão prejudicial pode ser esse comportamento, é possível alinhar boas estratégias escolares com o apoio dos pais na esfera familiar.

Transmissão de medo 

Diversos adultos cresceram com medo da matemática e com uma visão bastante negativa dessa disciplina. Por conta de experiências ruins em seu processo de aprendizado, pais e professores podem, sem ter a intenção, transmitir seus medos para as crianças e reforçar uma visão negativa da matemática.

Por isso, é importante estimular uma visão positiva dessa disciplina em sala e orientar os pais sobre os problemas de transferência de medos. Afirmativas de que a matemática é difícil, que os estudantes precisam estudar mais horas e que é necessária muita habilidade para obter a aprovação devem ser evitadas em todo o processo de formação da criança.

Como evitar a ansiedade matemática?

Entender quais são as causas da ansiedade matemática é um bom primeiro passo para evitar que ela aconteça em seus alunos. Existem algumas outras formas de auxiliar os estudantes a fugir desse medo e se desenvolver em matemática. Confira mais abaixo.

Estimule os alunos a escrever sobre ela

Uma maneira de amparar os alunos no combate a ansiedade matemática é orientando que desenvolvam algumas redações sobre o que gera tal tormento. Dessa forma, é possível compreender o que causa esse problema e agir para reduzir e até extinguir.

Ao pedir que um aluno discorra sobre o que justifica o medo e a ansiedade durante os estudos de matemática, você se torna capaz de entender os motivos dele. Por exemplo, imagine que um aluno não se sinta confortável com o modo que essa matéria está sendo exposta nas atividades.

Conferindo o texto que ele escreveu, você consegue procurar alternativas que possam ajudá-lo a ter mais conforto e aumentar a confiança nos estudos. Por consequência, com maior entendimento sobre o assunto vem a redução da ansiedade.

Melhore as noções básicas

Uma das potenciais causas da ansiedade matemática é a falta de segurança ao solucionar problemas mais simples por carência de conhecimento básico bem consolidado. Portanto, uma boa forma de combater essa dificuldade é melhorar a compreensão dessas operações.

Assim, buscar soluções que possam auxiliar os alunos a estudar um pouco mais sobre as noções básicas é uma boa saída para ajudar no desenvolvimento dos estudantes e reduzir o estresse.

Por exemplo, para melhorar o desempenho e motivar os estudos, adotar soluções de gamificação com o uso de plataformas online pode ser uma excelente alternativa. Com isso, os alunos se sentem atraídos e o ensino da matemática fica mais leve.

Encontre formas de diminuir o estresse

Com a dificuldade de aprendizado na matemática, os estudantes podem se sentir estressados e desmotivados. Portanto, encontrar maneiras de diminuir a tensão no momento de desenvolvimento é uma boa forma de ajudar a reduzir a ansiedade matemática.

Por exemplo, pode-se adotar alguns exercícios respiratórios para diminuir a sensação de angústia no momento de ensino. Além disso, aplicar soluções que tornem as aulas mais divertidas também é uma ótima maneira de tornar o ensino da matemática agradável e ajudar a aumentar o interesse dos alunos.

Tenha boas ferramentas

A dificuldade de aprendizado que é capaz de causar a ansiedade matemática pode estar ligada a adversidades em se concentrar por parte dos alunos. Além disso, o sentimento de que está ficando para trás gera aflição, dificultando ainda mais o desenvolvimento.

Portanto, uma boa forma para acabar com a agonia dos estudantes é adotar ferramentas que os deixem seguros e tranquilos para aprender em seu próprio ritmo. Dessa maneira, eles conseguem evoluir e alcançar um bom desempenho.

Uma alternativa que pode ser considerada é a adoção de jogos em plataformas online. Com o uso dessa ferramenta, você torna a experiência mais divertida, reduz o peso sobre os alunos e consegue acompanhar a evolução deles durante o processo de ensino.

Como a Matific pode ajudar nesse quesito?

Por meio de um ambiente lúdico e interativo a Matific cria mini jogos virtuais e contribui para que os alunos entendam matemática no seu próprio ritmo. Assim, em seu tempo o aluno avança e não sente a pressão de acompanhar os colegas.

Isso contribui para criar uma visão positiva quanto a essa disciplina e permite que as crianças tenham uma relação saudável com esse assunto.

Viu como é possível reduzir a ansiedade matemática em sua instituição? Ao adotar as estratégias listadas anteriormente, você incentiva seus alunos a encarar os problemas matemáticos como desafios e não como uma ameaça. Desse modo, as crianças adquirem mais confiança e se tornam adultos capazes de ter uma relação saudável com os números. 

Curtiu nosso artigo? Quer saber como sua escola pode implementar essas melhorias? Então, entre em contato conosco e confira como a Matific pode ajudar sua escola!