None

Aprendizagem baseada em jogos: entenda como funciona e seus benefícios

Acompanhando as mudanças ocasionadas pela tecnologia, na maneira como ela se transmite e recebe informação, o modo de ensinar e aprender evoluiu. Nesse sentido, entre todas as metodologias ativas de aprendizagem modernas e eficientes, destaca-se a aprendizagem baseada em jogos.

Conhecida também como Game Based Learning (GBL), a aprendizagem baseada em jogos é uma abordagem moderna para passar e absorver conhecimento. Ela usa jogos para educar, apoiar a aprendizagem, avaliar competências e oportunidades de melhoria. Assim, é um método de estudo no qual o aluno aprende enquanto joga.

Para entender melhor as características desse tipo de sistema de aprendizagem, seu funcionamento e seus benefícios, continue a leitura deste artigo.

Aprendizagem baseada em jogos e gamificação

Ao mesmo tempo que apresentam similaridade, a aprendizagem baseada em jogos e a gamificação tem muitas diferenças. Embora o objetivo de ambas abordagens seja o engajamento dos alunos, por meio de uma experiência relevante e bem-sucedida de aprendizado, cada uma tem seu papel. Por isso, é importante entender com clareza os conceitos envolvidos e sua aplicação no dia a dia da formação acadêmica.

A seguir, veremos a definição dessas metodologias de modo específico.

Gamificação

O termo gamificação (gamification em inglês) diz respeito a métodos e estratégias baseadas em jogos para a formação e a educação. Trata-se de introduzir elementos que pertencem a jogos em situações que não são jogos. Ou seja, usar componentes presentes em games para ajudar os alunos a atingir objetivos, realizar tarefas, bem como aumentar o seu desempenho.

Entre os elementos presentes em jogos que podem ser usados para gamificação educacional, por exemplo, podemos destacar:

  • narrativa contextualizada (enredo ou história que insere os alunos em um contexto lúdico);
  • gratificação instantânea por atingir objetivos (pontos, moedas, conquistas);
  • objetivo claro (vencer um desafio, ajudar outro aluno, missões);
  • progressão de dificuldade nos desafios (começar no mais fácil, terminar no mais difícil);
  • etapas bem definidas (acompanhamento do progresso por meio de fases concluídas).

Em outras palavras, a gamificação funciona para ensinar questões complexas de maneira flexível e de modo a aumentar o interesse dos alunos. É uma forma de aprendizado imersivo e interativo, focado no aluno. Por isso, possibilita uma experiência prazerosa para quem aprende um conteúdo por meio dela, uma vez que o estudante realiza tudo em seu próprio ritmo.

Nesse sentido, podemos usar como exemplo de gamificação educacional o famoso aplicativo para aprender idiomas, Duolingo. Nele, os usuários acumulam pontos conforme passam nos testes do idioma que escolheram, recebem recompensas e podem medir seu desempenho.

Aprendizagem baseada em jogos

Esse conceito é definido pelo uso de jogos durante as aulas para finalidades didáticas. É uma combinação, por exemplo, de jogos eletrônicos com aulas tradicionais. Assim, podemos entender a aprendizagem baseada em jogos como uma forma de estudo na qual o aluno absorve o conhecimento ao jogar ou brincar. É o uso de jogos para abordar os conteúdos de aula de uma forma diferente, facilitando a assimilação.

No entanto, vale ressaltar que, embora os jogos estejam associados com diversão ou lazer, seu uso como metodologia de ensino é, sim, eficiente. Estudos apontam que os games associados ao âmbito educacional auxiliam a desenvolver habilidades mentais e motoras, bem como estimulam a curiosidade e o raciocínio lógico.

O aluno que tem contato com esse tipo de ensino usufrui de um processo motivador, interativo e lúdico, coisas que as aulas tradicionais pouco proporcionam. Como exemplos de jogos eletrônicos que apoiam o sistema educacional, podemos destacar:

  • GCompris (game que disponibiliza diversas atividades educacionais de cada disciplina da grade acadêmica);
  •  Interland (game interativo que ensina a usar a Internet com segurança);
  • Minecraft Education Edition (versão do famoso jogo voltada para o ensino e o aprendizado de muitas disciplinas).

No mundo todo, escolas que usam essa metodologia ativa colhem grandes resultados. Uma vez que não há restrição de idade, esse tipo de ensino é aplicado desde o Fundamental I até o Ensino Médio.

Principais benefícios da aprendizagem baseada em jogos

Os benefícios no processo de aprendizagem não têm limites. Os jogos associados ao sistema de ensino auxiliam os alunos na construção de sua capacidade de decisão e resolução de problemas, por exemplo. Isso se dá por fatores presentes nos ambientes dos jogos, como desafios, competição e oportunidades.

Por meio dos jogos, os alunos conseguem entender conceitos, descobrir regularidades e possibilidades. Também, permitem o estímulo da concentração, além de gerar oportunidades de que cada um exerça um papel importante dentro daquele ambiente. Ainda, é papel dessa metodologia de ensino desenvolver espírito crítico e relacionamento interpessoal, ao mesmo tempo que os alunos passam a gostar da aprendizagem.

Entre os principais benefícios para os estudantes nessa abordagem temos, por exemplo:

  • maior facilidade no processo de compreender novos conteúdos;
  • menos distração e perda de foco;
  • quebra de barreiras ao tornar o aprendizado útil e parte do universo do aluno;
  • aumento na proatividade em estudar e aprender;
  • oportunidade de aprender com os erros sem se prejudicar.

Sem dúvidas, a aprendizagem baseada em jogos já é uma das melhores metodologias de ensino. O uso da tecnologia para transmitir conhecimento à atual geração facilita a compreensão, já que eles estão acostumados a usar smartphones, tablets, computadores, bem como outros meios tecnológicos para consumir conteúdo e aprender.

As chances de interesse, engajamento e participação do aluno em relação às disciplinas e seus conteúdos aumentam a partir dos jogos. O tipo tradicional de ensino tem menor eficiência e abrange ainda menos estudantes a cada dia. Por isso, a Matific disponibiliza uma plataforma interativa, com mais de 2.000 mini jogos e atividades práticas para desenvolver o raciocínio lógico-matemático, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II.

Ela ajuda a tornar o aprendizado da matemática mais fácil para os alunos. Enquanto o aluno joga e se diverte, a plataforma envia dados imprescindíveis para o professor ajudar no desenvolvimento do estudante.

A Matific é uma relação de atividades online de matemática, que ensina aos alunos a solução de problemas e o pensamento crítico por meio da descoberta. Temos comprovação acadêmica para melhorar os resultados dos testes e reduzir a ansiedade, por meio da aprendizagem baseada em jogos.

Se gostou das informações deste artigo e deseja conhecer mais a respeito das nossas soluções, entre em contato com a Matific.