None

Por que a educação online é importante mesmo após a pandemia?

A digitalização da educação era um processo em amadurecimento, mas que teve a sua expansão concretizada com a pandemia do coronavírus e a necessidade de distanciamento social. A alternativa para manter o aprendizado mesmo com as restrições foi a educação online.

Assim, é importante saber que, mesmo com a retomada das atividades presenciais, os recursos digitais manterão o seu papel no ensino. É fato que mesmo que haja um retorno ao formato anterior, as salas de aula nunca mais serão como antes.

Neste artigo, você conhecerá a importância da educação online, como os professores podem se adaptar e qual o papel dos pais nesse cenário. Acompanhe!

Qual a importância da educação online?

A situação atípica e inesperada que foi a pandemia fez com que muitas escolas precisassem optar pelo ensino remoto de forma não planejada, o que gerou dificuldades. No entanto, as ferramentas digitais têm um potencial importante para a educação, descoberto parcialmente durante esse período desafiador.

Segundo uma pesquisa realizada pelo C6 Bank/Datafolha, cerca de 4 milhões de pessoas abandonaram os estudos na pandemia, em todos os níveis de ensino. As campanhas de rematrícula também foram muito afetadas pelo cenário.

Isso indica como o retorno das atividades exige atenção e metodologias específicas, por exemplo, com plataformas especializadas na educação online. Compreenda, a seguir, a importância dessa ferramenta para as escolas!

Ensino híbrido

A educação online, com as ferramentas adequadas, permite explorar o chamado ensino híbrido, que mescla atividades presenciais e à distância — geralmente mediadas pela tecnologia.

A proposta oferece muitos benefícios à comunidade escolar, como a possibilidade de aprofundar os conhecimentos, maior dinamismo na apresentação dos conteúdos e maior interesse dos alunos nas aulas.

Renovação do ensino

A educação online é uma alternativa para se adequar melhor ao jovem contemporâneo, que tem os recursos digitais como parte importante de sua rotina. As atividades podem ser feitas até mesmo pelo smartphone, aparelho usado com frequência pelas crianças e adolescentes.

Assim, o digital assume um papel importante na retomada do ensino presencial para equilibrar as atividades e garantir a segurança. No entanto, sua participação na escola deve se manter mesmo em um contexto de pós-pandemia, pois a tecnologia revelou o seu potencial para a aprendizagem.

Desenvolvimento dos estudantes

Após o período de reinvenção exigido pela pandemia, a inserção desses elementos poderá ser planejada e refletida para oferecer a melhor experiência a todos os envolvidos. Com isso, é possível desenvolver habilidades e conhecimentos essenciais para a educação do presente e do futuro.

Isso porque estimula a autonomia e o protagonismo dos estudantes, além de viabilizar a personalização do ensino, que favorece o desenvolvimento.

Como os professores podem superar os desafios desse formato?

Apesar de oferecer muitos benefícios, a adaptação nem sempre é simples. Por esse motivo, é importante saber como lidar com os desafios que podem surgir. Veja algumas dicas para a adaptação dos professores!

Dominar o uso da plataforma de aprendizagem

A plataforma de aprendizagem escolhida pela escola é uma mediadora fundamental do ensino. Assim, é importante que o professor domine o seu uso, pois isso facilitará significativamente o seu trabalho no contexto da educação online.

Desse modo, também poderá auxiliar os estudantes a lidar com as suas funcionalidades para uma experiência completa e prazerosa. Em geral, o recurso é escolhido pela escola, mas algumas ferramentas específicas para o ensino online podem partir da iniciativa do professor, conforme a sua necessidade.

Portanto, é preciso selecionar ferramentas que contem com suporte, sejam fáceis de utilizar e que ofereçam orientações claras. A escola pode promover momentos para aprendizagem e resolução das dúvidas.

Contar com metodologias atrativas

A metodologia de ensino também é essencial para que toda a proposta educacional tenha sucesso. Com todo o contexto escolar se ajustando, a metodologia para que a aprendizagem aconteça também precisa se adaptar, certo?

Com o crescimento da proposta de educação híbrida, surgem muitas metodologias que ajudam a ter aulas mais atraentes e que estimulem uma compreensão profunda dos temas.

Perceba que, com a tecnologia, as formas de apresentar um conteúdo ganham novos recursos e caminhos renovados. Por isso, os professores podem ser estimulados e orientados para aproveitar essa chance e incrementar as aulas.

Encontrar alternativas inclusivas

Os alunos também podem ter dificuldade em lidar com as ferramentas por diversos motivos. Assim, é importante que o professor ajude nesse processo, o que se refletirá também no sucesso de suas aulas.

Da mesma maneira, a tecnologia tem o poder de ser mais inclusiva, pois permite diferentes formas de apresentar os conteúdos conforme a necessidade do estudante. Como você viu, um dos pontos fortes dessas ferramentas é o potencial de personalização. Por isso, é importante explorar as alternativas inclusivas, respeitando as demandas de cada turma.

Qual o papel dos pais nesse contexto?

Os pais dos alunos também exercem um papel fundamental no sucesso da educação básica, especialmente com as crianças. Por esse motivo, precisam ser envolvidos nas atividades, orientados sobre a proposta e participantes na escola.

É importante que se construa uma verdadeira comunidade escolar, em que todos estejam determinados a contribuir para o seu sucesso. Veja como os pais participam dessa missão!

Propiciar o sentimento de comunidade

Criar um sentimento de comunidade é papel da escola e da família, pois as duas esferas devem se dispor a buscar os melhores resultados para os alunos. Nesse sentido, é importante que eles também compreendam o funcionamento da plataforma, além dos objetivos e relevância da educação online.

A escola precisa estreitar essa relação não apenas nas reuniões pontuais, mas também na rotina das atividades. A proximidade será fundamental para o engajamento e a motivação dos alunos.

Acolher as dificuldades dos filhos

Uma proposta bem fundamentada de educação online conta com a estrutura pronta para acolher as dificuldades dos estudantes. Porém, isso não substitui o auxílio dos pais. Assim, sanar algumas dúvidas, preparar o espaço adequado para os estudos e garantir que as experiências remotas sejam saudáveis são funções da família.

Compreender a proposta da escola

Tudo fica melhor quando a família compreende a proposta da escola com a educação online. A instituição precisa mostrar as bases para a escolha, os benefícios que isso pode proporcionar aos estudantes e como os pais podem contribuir. É essencial que a família esteja envolvida nas metodologias e nos projetos propostos.

Em suma, a educação online é uma nova realidade que deve se manter mesmo com a superação da pandemia. Com uma estrutura elaborada especificamente para essa finalidade, que você encontra em plataformas específicas, é possível ter ótimos resultados.

Gosta de informações sobre educação? Então, nos siga no Instagram e no LinkedIn para acompanhar as novidades!