None

Qual é a importância do brincar na Educação Infantil?

O desenvolvimento das crianças é algo complexo, que demanda estímulos adequados para cada fase evoluir plenamente. Nesse sentido, é fundamental reconhecer a importância do brincar na Educação Infantil, já que, por meio de experiências lúdicas, a criança coloca em prática as suas aprendizagens.

Por esse motivo, brincar é mais que uma atividade puramente recreativa, sendo também uma forma de progredir. A fantasia ajuda a compreender melhor o mundo e a testar as suas possibilidades. Os benefícios são muitos e a diversão é garantida.

Neste post, você conhecerá mais sobre o impacto do brincar para a Educação Infantil e como apostar nesse recurso para melhorar a rotina escolar. Vamos lá?

Por que é tão importante brincar na Educação Infantil?

É comum que as famílias esperem que os seus filhos recebam uma boa educação desde os primeiros anos da vida escolar. Assim, elas podem se sentir incomodadas quando a brincadeira tem uma presença muito grande nas instituições por temerem que a aprendizagem fique de lado.

No entanto, a importância do brincar na Educação Infantil vai além da mera distração, pois representa um recurso essencial para o crescimento saudável e integral. Isso porque é uma atividade completa para as crianças, que incentiva os desenvolvimentos motor, cognitivo, social e simbólico.

Dessa forma, as brincadeiras, sejam elas livres, sejam elas coordenadas, permitem conhecer mais sobre a vida, entender valores importantes pela imaginação e aprimorar a comunicação. Nesses momentos, os pequenos manipulam objetos, atribuem significados, experimentam o mundo pela fantasia e constroem relações com os colegas.

Do mesmo modo, o brincar ensina regras da convivência, como a cooperação, o fair play, a liderança e a paciência para esperar a sua vez. Vale destacar que a criança precisa experimentar tanto as atividades com finalidade didática quanto os momentos espontâneos de criação com os colegas.

Quais competências podem ser desenvolvidas pela brincadeira?

Como vimos, a brincadeira é importante para o desenvolvimento de muitas competências essenciais para as crianças. Por esse motivo, esse tipo de atividade é primordial para a aprendizagem. Conheça um pouco mais sobre as habilidades que são estimuladas ao brincar.

Autonomia

Quando brinca, a criança precisa tomar decisões e considerar os seus colegas. Assim, percebe o impacto das suas ações no coletivo. Isso favorece a sua autonomia e a construção da personalidade. Similarmente, ensina sobre o cumprimento de regras de forma divertida e voluntária.

Comunicação

As atividades lúdicas são importantes para que a criança desenvolva também a sua comunicação. Por elas, os pequenos aprimoram a linguagem e expressam-se de diferentes formas, além de aprenderem a ouvir os colegas e a considerar as outras pessoas em suas decisões.

Criatividade

A brincadeira envolve também a criação e a fantasia, o que é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Ao brincar, ela inventa o seu mundo e encontra soluções por meio da criatividade. Para isso, é primordial que o pequeno tenha a possibilidade de explorar as coisas no seu tempo.

Motricidade

Estimular a coordenação motora também é função da Educação Infantil e a brincadeira é uma importante aliada desse objetivo. A partir de atividades manuais e que envolvem o corpo todo, os pequenos se desenvolvem fisicamente, além de adquirirem habilidades específicas que servem como base para o seu crescimento saudável e pleno.

Cognição

As brincadeiras educativas também são recursos excelentes para incentivar o desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido, jogos e atividades coordenadas são muito recomendados para favorecerem a aprendizagem. Eles oferecem desafios mentais ao mesmo tempo em que são divertidos e atraentes.

Emoções

Pelo "faz de conta", a criança tem a oportunidade de compreender melhor as suas emoções e expressá-las de forma saudável. Por intermédio de personagens, os pequenos descobrem mais sobre os sentimentos, conseguem atribuir os nomes a cada sensação e aprendem acerca da empatia.

Quais brincadeiras estimulam o desenvolvimento infantil?

Como vimos, a importância do brincar vai além da diversão, afinal, a medida também é muito educativa. Nesse contexto, quanto mais diversas forem as atividades propostas nessa fase, melhor! O importante é que a criança tenha a oportunidade de desbravar o mundo pela ludicidade. Conheça, a seguir, algumas ideias bastante efetivas.

Pega-pega

Pega-pega (ou pique-pega) é uma brincadeira tradicional da infância e que tem muitos benefícios. Ela não exige nenhum material e pode ser feita independentemente da quantidade de participantes. Consiste apenas em escolher uma criança para "pegar" as outras, que devem correr o máximo que puderem. Ela é ótima para o equilíbrio, a concentração e a força muscular dos alunos.

Caixa sensorial

A caixa sensorial é uma excelente atividade para desenvolver o tato, estimular a sensibilidade, favorecer a concentração e promover o relaxamento. Ela é ótima para os primeiros anos de vida em que os pequenos fazem a descoberta das sensações.

A realização é bem simples, bastando colocar objetos com diferentes texturas em uma caixa com uma abertura. Na sequência, é preciso pedir para a criança colocar a mão e descrever as características que sente — duro, macio, áspero, liso, frio, quente etc. —, além de tentar identificar o objeto.

Quente ou frio

"Quente ou frio" também é uma brincadeira divertida e que estimula a curiosidade. Para isso, uma pessoa — geralmente o adulto responsável, mas também pode ser uma das crianças — esconde um objeto, enquanto os outros participantes estão fora do local.

Quando o líder autorizar, a turma começa a procurar o item e quem escondeu indica se está frio (muito distante do local) ou quente (aproximando-se de onde foi escondido). Quem encontrar deverá esconder o objeto na rodada seguinte.

Pular corda

A atividade de pular corda é bastante dinâmica, pois pode ser feita individualmente, em turma, com música, com desafios, entre outros recursos que deixam a brincadeira ainda mais divertida. Os seus benefícios também são muitos, pois ela desenvolve a consciência corporal, a coordenação motora, a cooperação e a noção rítmica. Por isso, é sempre bem-vinda.

Em conclusão, a importância do brincar na Educação Infantil se estende por toda a vida, afinal, a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento pleno. Dessa forma, é preciso conhecer estratégias que colaboram para essas atividades e tornam os momentos mais bem aproveitados.

Para conseguir ótimos resultados, é necessário conhecer os métodos mais adequados. Descubra, então, seis métodos de ensino que estão revolucionando a Educação Infantil.