None

Saiba como inserir a aprendizagem maker na escola

Oferecer um ambiente divertido é essencial para o desenvolvimento das crianças. Nesse caso, propiciar a aprendizagem maker na escola é uma oportunidade de os alunos exercitarem novas possibilidades, tornando-se verdadeiros protagonistas do processo educacional.

Esse tipo de metodologia ativa vai ao encontro dos direitos de aprendizagem previsto na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que melhora a autonomia dos alunos e estreita as relações sociais. Para obter o melhor resultado, é preciso entender como implementar essa cultura no dia a dia educacional.

Neste post, mostraremos o que é a aprendizagem maker e como implementá-la na escola. Confira!

O que é a aprendizagem maker?

O movimento maker tem como origem o conceito faça você mesmo. Ele é visto como uma metodologia ativa, fazendo com que os alunos sejam protagonistas do processo educacional.

Muitas escolas investiram na cultura maker como um modo de aprendizagem. Os fundamentos desse método estão relacionados a prototipagem, experimentação, proatividade, troca de conhecimento, colaboração etc.

Adotar esse modelo na escola é importante para os estudantes, pois traz várias vantagens para o desenvolvimento emocional e cognitivo. A autonomia dos estudantes é um deles, pois o aluno deve encontrar a solução para os próprios problemas.

Além disso, a tendência também estimula a atuação em equipe e ensina o estudante a lidar com os diferentes pensamentos, sendo essencial para os futuros profissionais.

Como implementar a aprendizagem maker na escola?

Veja, abaixo, algumas dicas práticas de como implementar a aprendizagem maker na escola!

Conte com a colaboração dos professores

Para que a aprendizagem maker funcione, é importante ter planejamento e mudar a cultura por parte dos professores. Eles devem compreender o conceito, valorizando a parte criativa dos alunos. Quando a colaboração não é efetiva, a iniciativa não alcança os resultados esperados.

O professor precisa estar disposto a colaborar com a implantação dessa metodologia e entender que essa técnica é uma oportunidade de aprendizado. O papel dele é diferente quando se compara aos conteúdos tradicionais, já que o centro da aula é dos alunos, não da autoridade do docente.

Use boas ferramentas

O uso de ferramentas e recursos é necessário para que a aprendizagem maker aconteça. É importante integrar as diferentes tecnologias no processo de ensino dos estudantes.

Quando diversos recursos tecnológicos são usados, como ferramentas analógicas, itens de robótica e dispositivos digitais que ajudam na solução dos problemas propostos pelo professor, as vantagens para a educação são muitas.

Mude o mobiliário

A disposição das carteiras também deve ser repensada, já que o ambiente precisa ser colaborativo e acolhedor, diferentemente dos modelos tradicionais de ensino. Nesse caso, permita que o aluno trabalhe em grupo, o que pode ser realizado ao reorganizar cadeiras e mesas da sala de aula.

Tente oferecer uma nova experiência aos estudantes, aguçando o interesse e a criatividade.

Agora que já sabe o que é aprendizagem maker e como implementá-la na escola, saiba que é fundamental contar com a tecnologia nesse processo. Isso facilita a rotina do professor em sala de aula, além de incentivar a criatividade, a curiosidade e o domínio de diversas ferramentas dos estudantes.

Gostou do post? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!