None

Como fazer gestão escolar e ter bons resultados para a instituição?

A gestão escolar tem muitas responsabilidades para o bom funcionamento da instituição. Dessa maneira, é fundamental que os líderes adotem um bom plano de condução para conseguirem ter eficiência nas funções e maior organização para a escola.

Com um trabalho bem direcionado, você evita o acúmulo de tarefas, mantém a equipe alinhada e minimiza os erros. Como resultado, os processos administrativos fluem melhor e a satisfação das pessoas envolvidas aumenta.

Neste post, mostraremos um pouco mais sobre a gestão escolar e como ela pode ser feita de maneira eficiente. Vamos lá?!

O que é a gestão escolar?

A gestão escolar é a organização da instituição para a promoção de práticas que garantam o avanço nos processos de ensino-aprendizagem. Como dissemos, ela tem muitas funções essenciais e é composta pelos seguintes cargos: diretor, diretor auxiliar e equipe pedagógica.

Nesse contexto, é preciso distinguir administração e gestão. Enquanto o primeiro cuida dos recursos financeiros e de ensino, a gestão é mais focada em articular estratégias que contemplem todos os segmentos da instituição para melhorar os resultados.

Qual a importância de uma boa gestão escolar?

Agora que já sabemos o que esse conceito representa, é importante observarmos qual a sua relevância para a instituição. Podemos destacar que um bom trabalho de gestão melhora o funcionamento da escola por completo, o que impacta os seus resultados e ajuda no crescimento. Veja quais aspectos podem ser beneficiados com um esforço nesse sentido.

Otimização das atividades administrativas

Apesar de o trabalho da gestão e da administração não se confundirem, esses setores precisam estar bem alinhados. Como essa equipe tem visão global da instituição, pode trabalhar para o melhor direcionamento dos recursos, a preservação dos bens e o acompanhamento do fluxo financeiro.

Melhoria na captação de alunos

A captação de alunos é essencial para o crescimento da escola. Os gestores devem conhecer a capacidade da instituição, o público-alvo e as melhores estratégias. O importante é ter ciência do potencial e das fragilidades da escola e pensar em ações a partir disso. Além dos novos alunos, também podem ser pensadas as maneiras de manter os estudantes com matrícula ativa.

Boa comunicação

A comunicação é crucial para que a rotina escolar flua bem. Assim, quando isso é centralizado nos gestores, é possível evitar informações desencontradas, garantir que as mensagens importantes sejam transmitidas e melhorar o engajamento. Esse cuidado vale tanto para o diálogo com os colaboradores quanto para a relação com alunos, seus familiares e a comunidade externa.

Direcionamento do marketing

Para realizar boas campanhas de marketing, é preciso conhecer muito bem a escola e os educadores. Com o objetivo de aprimorar os serviços e fazer a divulgação adequada, a gestão precisa se valer de informações completas e atualizadas. A partir de um trabalho organizado, ela terá insumos suficientes para fazer o marketing de forma condizente com o perfil da escola e de seu público-alvo.

Como fazê-la com eficiência?

Para aproveitar ao máximo os benefícios que a gestão representa, é importante contar com boas ferramentas e estratégias nesse sentido. Veja algumas dicas para ganhar mais eficiência e ótimos resultados a seguir.

Opte por coordenadores de turno

Ter coordenadores de turno é uma maneira de se certificar de que haverá sempre um profissional qualificado para atender às necessidades da instituição. É essencial que os coordenadores atuem em sintonia e compartilhem os objetivos para que o trabalho seja feito em consonância com as metas estabelecidas.

Para isso, a dica é que sejam realizadas reuniões regulares, em que esses profissionais apresentarão os problemas e o grupo poderá propor soluções. Os coordenadores acompanharão de perto a rotina escolar e saberão indicar as fragilidades.

Tenha ferramentas de gestão

Contar com a tecnologia na escola é um excelente caminho para otimizar e aumentar a qualidade do trabalho. Assim, um software de gestão ajuda a centralizar as informações, reduzir os erros e automatizar processos que costumam tomar tempo dos colaboradores. Dessa maneira, a equipe fica mais livre para trabalhar nas melhorias necessárias.

Com um bom sistema, todas as informações relevantes estarão acessíveis em qualquer lugar e serão evitadas perdas de documentos. Similarmente, ele pode oferecer métricas e estatísticas significativas, que ajudam a direcionar as decisões tomadas pelos gestores.

Defina e acompanhe metas

A gestão deve focar as melhorias e o crescimento da instituição. Para atingir esse objetivo, é primordial determinar metas bem claras e factíveis. Elas orientarão o planejamento e devem ter o envolvimento de toda a equipe administrativa e pedagógica.

Além de determinar propósitos e ações para eles serem alcançados, também é necessário acompanhar os resultados. Assim, os profissionais podem avaliar quais medidas são mais efetivas e quais não trazem bons resultados, além de perceberem falhas a serem corrigidas.

Estruture o planejamento

É fundamental que se realize um planejamento bem estruturado para as ações necessárias ao longo do ano letivo. Ele deve considerar o calendário escolar, que inclui fechamentos de diários, eventos, reuniões e outras datas importantes. Para ser efetivo, ele precisa ser de conhecimento da equipe.

Assim, o planejamento guiará as decisões a serem tomadas durante o ano. Apesar disso, ele não é um documento fechado, já que pode passar por revisões constantes diante de imprevistos. Considere-o como um norte para que as ações sejam mais acertadas.

Atualize-se sempre

A educação passa por muitas mudanças e é fundamental que o gestor se atualize para acompanhar essas novidades e inovar. Nesse sentido, fazer cursos, assistir a palestras e participar de eventos é uma das maneiras de conhecer mais sobre as tendências desse setor e adotar as melhores estratégias para a escola.

Ao trocar informações com pessoas da área e descobrir novas ferramentas e metodologias, o gestor consegue identificar quais têm potencial para serem adotadas na escola. As escolhas devem considerar a realidade da instituição, com suas características físicas, financeiras, de público e de localização.

Portanto, a gestão escolar tem muitas atribuições e precisa se valer de estratégias que ajudem a melhorar os processos educacionais. Com isso, a rotina de trabalho fica mais organizada, os estudantes conseguem aprender mais e a instituição projeta o seu crescimento.

Se você gosta de dicas de educação para ter mais sucesso em seus projetos, siga-nos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn para acompanhar outras novidades.