None

Jogos para aprender a tabuada e multiplicação: veja mais!

Jogos para aprender a tabuada de multiplicação: veja mais!

É verdade que, na escola, a tabuada de multiplicação é uma das mais utilizadas para facilitar a resolução de contas e estimular o raciocínio lógico dos estudantes. O modelo, que se diferencia das tabuadas de adição, subtração e divisão, considera que a operação de multiplicação corresponde à soma de parcelas iguais e, a partir desse conhecimento, os alunos conseguem realizar operações mais complexas.

No entanto, nem sempre os estudantes conseguem desenvolver o raciocínio lógico no ensino de matemática, motivo pelo qual este artigo apresenta os melhores jogos para aprender tabuada de multiplicação. O conteúdo explica, também, qual é a importância da tabuada no processo estudantil e mostra por que esse conhecimento pode ser desafiador para os alunos.

Boa leitura!

Qual é a importância da tabuada no processo de ensino?

Respondendo à pergunta, aprender a tabuada é fundamental para resolver os cálculos matemáticos, sobretudo aqueles que envolvem a multiplicação, representando uma forma simples de adicionar uma quantidade finita de números iguais à operação.

Nesse sentido, além de contribuir para a resolução de problemas cotidianos na vida do estudante, a memorização da tabuada auxilia a operação de cálculos mentais, servindo de base para as aprendizagens subsequentes no ensino de matemática e otimizando a memorização dos jovens.

Como os jogos ajudam a aprender a tabuada de multiplicação?

A gamificação é a aprendizagem baseada em jogos com o intuito de engajar, motivar e facilitar o aprendizado dos jovens. E não seria diferente com a matemática, disciplina que pode se amparar em games como recurso pedagógico, promovendo um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico ao trabalhar a tabuada de multiplicação de forma tecnológica e atrativa para os estudantes.

Quais são as melhores opções de jogos para aprender a tabuada?

Até aqui, você sabe por que os jogos contribuem para o ensino da matemática na educação básica. Mas quais são as melhores opções de games para quem está aprendendo a tabuada de multiplicação? Veja!

Multiplicação

A lista começa por Multiplicação, um jogo oferecido pela Matific para estudantes que estão aprendendo a operação matemática de multiplicar os número. Desse modo, o game ajuda os jovens a explorar os conceitos dessa ciência intuitivamente. Com um modelo visual, os jogadores devem responder às 10 questões para vencer as batalhas e chegar até o final da competição.

Ato de equilíbrio

Desenvolvido pela Matific, Ato de Equilibrio é um jogo que facilita a resolução de expressões matemáticas a partir de exemplos práticos. Ao longo das etapas, o jovem consegue estimar, medir e comparar as medidas numéricas, utilizando estratégias não padronizadas e padronizadas do ensino formal para realizar os inúmeros cálculos na plataforma digital.

Acampamento

Acampamento de verão é outro jogo desenvolvido pela Matific para quem está aprendendo a tabuada de multiplicação. O game facilita o desenvolvimento de estratégias na resolução dos problemas de lógica e, para isso, os competidores devem passar por quatro níveis, mergulhando no mundo os escoteiros para vencer os desafios da natureza selvagem.

Por que os estudantes têm dificuldade de aprender a tabuada?

A noção de multiplicação começa a ser compreendida pelos estudantes a partir dos 7 anos de idade, mas nem sempre a turma consegue fixar o conteúdo e desenvolver habilidades matemáticas. Nesse caso, a falta de domínio da tabuada pode levar a sérias dificuldades que percorrem toda a vida escolar, acadêmica e profissional dos jovens.

Portanto, para ajudar os estudantes a registrar as operações, facilitando a memorização dos conceitos, os professores podem investir nos jogos para aprender tabuada de multiplicação. A solução, que acompanha as inovações na educação, transforma o aprendizado em algo mais dinâmico e próximo da vida dos estudantes.

Quer saber mais sobre soluções tecnológicas para o ensino de matemática? Então, entre em contato com o Sistema Matific e conheça a plataforma de ensino de matemática gamificada!