None

Que tal ensinar matemática de forma divertida? Descubra como fazer

O processo de educação é complexo e demanda muita dedicação para engajar os alunos e produzir interesse nas aulas. Quando se trata de temas relacionados com as ciências exatas, esse envolvimento da turma tende a ser ainda menor. Por isso, é importante que professores apresentem uma nova perspectiva para os alunos e mostrem uma matemática divertida e desafiante.

Para muitos estudantes, tal disciplina sempre foi associada à dificuldade, recuperação e tarefas muito chatas em casa. Toda essa visão fez com que muitas crianças entrassem na aula de matemática com o pé esquerdo.

Se você quer mudar essa percepção em sua instituição, siga com a leitura e veja como tornar a matemática divertida e interessante para seus alunos!

Por que alguns alunos têm dificuldade para aprender matemática?

A matemática já foi apresentada diversas vezes como a disciplina mais difícil de conquistar a aprovação. Mesmo que alguns dos problemas matemáticos sejam, de fato, extremamente desafiantes, em especial para quem está no começo de uma vida escolar, ela pode ser empolgante, interessante e mesmo divertida.

Assim, quando há grandes problemas da turma no acompanhamento dessa matéria, é necessário olhar para duas possibilidades: dificuldade dos professores para transmitir o conhecimento e problemas com as crianças na hora de absorver o conteúdo repassado.

Para identificar em que caso a sua instituição se encontra, vale observar se a dificuldade é da turma na totalidade ou apenas do aluno.

Desse modo, é possível determinar se há um problema na metodologia de ensino adotada ou se há fatores individuais que afetam os alunos. Questões como problemas auditivos, visuais, leitura e escrita, por exemplo, podem levar à incapacidade do aluno em sua trajetória de aprendizado.

Qual é a importância de ensinar matemática de forma divertida?

Você sente dificuldades de engajar os estudantes e ajudá-los a melhorar a performance nas aulas de matemática? Saiba que existem formas de incentivá-los e conseguir bons resultados nessa matéria. Ao utilizar soluções que deixam as aulas mais divertidas, você atrai a atenção dos alunos e aumenta a motivação para aprender os conteúdos.

Por exemplo, imagine utilizar um ambiente lúdico para ajudar os estudantes a avançar no aprendizado em matemática. Ao recorrer a ferramentas que possibilitam isso, eles ficarão interessados e terão participação mais ativa, tornando-se protagonistas de sua própria evolução.

Como as aulas podem ser mais divertidas?

Existem diversas soluções que podem ajudar a deixar as aulas de matemática mais divertidas e atrativas para os alunos. Se você quer aprender como aplicá-las em sua escola, confira abaixo.

Trabalhe a interdisciplinaridade

Uma boa maneira de trabalhar a matemática de forma divertida é usando a interdisciplinaridade. Por exemplo, você pode fazer uma aula com questões de diferentes matérias para incentivar os alunos a interligá-las e aprender ainda mais.

Também é possível realizar dinâmicas em grupo para facilitar essa tarefa. Assim, é possível criar gincanas e fazê-los competir de forma saudável. Desse modo, os alunos ficam mais envolvidos no processo de aprendizagem e conseguem aprender matemática com mais empolgação.

Use o laboratório da escola

Caso sua escola tenha um laboratório, o ambiente pode ser uma alternativa interessante para dar aulas de matemática mais divertidas. Com isso, você leva os estudantes para um novo local, o que pode contribuir um pouco para a redução da ansiedade no aprendizado dessa matéria.

Além disso, é viável relacionar a matemática com matérias que se aprendem em laboratório, como a química. Desse modo, você aplica as duas dicas que já citamos ao longo do texto de uma vez só, tornando as aulas ainda mais atrativas.

Ainda é possível realizar uma aula em ambiente aberto nas dependências da escola. Assim, você mostra como a matemática está presente em elementos da natureza. Com isso, os alunos aumentam a motivação e conseguem assimilar melhor as informações.

Explore situações do cotidiano

Muito da falta de interesse dos alunos pode estar associada ao fato de não compreenderem no que vão utilizar o que aprenderam durante as aulas de matemática. Para driblar esse problema, você pode recorrer a situações que acontecem no dia a dia para deixar o ensino mais atrativo.

Por exemplo, você consegue abordar como são desenvolvidos os algoritmos para apresentar conceitos numéricos, de que forma a matemática pode ser usada para erguer cidades, como ela está presente na natureza e outras diversas aplicações importantes dessa matéria.

Crie jogos como cubo mágico e sudoku

Existem diversos jogos que podem ser aplicados para o ensino da matemática, como o cubo mágico e o sudoku. Por meio deles, você pode desenvolver aulas com brincadeiras para incentivar os jovens a se desenvolverem nessa disciplina.

Assim, é possível engajar os alunos e torná-los protagonistas no próprio processo de evolução. Além disso, com as dinâmicas envolvendo esses jogos, você ajuda a desenvolver habilidades importantes para o futuro, como raciocínio lógico, capacidade de trabalhar em equipe e muito mais.

Portanto, se você deseja ter aulas criativas e estimular os jovens em seu processo de desenvolvimento, vale a pena adicionar os jogos. Também é possível utilizar games digitais no ensino. Confira mais sobre isso abaixo.

Use os jogos da Matific

Ao contar com a plataforma de jogos online da Matific, você tem um novo aliado para atrair e engajar seus alunos. Com mais de 2 mil minijogos e atividades que envolvem matemática, essa ferramenta consegue tornar a jornada de aprendizado uma tarefa divertida e empolgante. 

Por meio de recursos lúdicos e criativos, as crianças são direcionadas para tarefas que foram criadas por especialistas para desenvolver o raciocínio-lógico, o entendimento de temas relacionados a problemas matemáticos e também a autonomia na resolução de problemas.

Além disso, como a plataforma oferece acompanhamento em tempo real para pais e professores, é possível revisar o plano de ensino e direcionar as aulas para os temas que os alunos apresentaram maior dificuldade.

Viu como é factível apresentar aos alunos uma matemática divertida e empolgante? Ao incorporar recursos inovadores e contar com o suporte da tecnologia, sua instituição cria novos caminhos para conduzir seus estudantes em sua jornada acadêmica. Cabe aos gestores a tarefa de oferecer suporte e incentivo para que os docentes incorporem tais ferramentas em seu planejamento pedagógico.

Que tal levar a Matific para os seus alunos? Então, entre em contato conosco e solicite um teste agora mesmo!