None

Personalização na educação: como aplicá-la na prática pedagógica?

A personalização na educação permite adaptar o ensino ao perfil de cada estudante. Assim, é possível atender às necessidades distintas dos alunos de uma mesma turma, mesmo que tenham ritmos diferentes de aprendizagem. Consequentemente, essa abordagem traz diversos benefícios. Entre eles, destacamos o engajamento dos alunos, a otimização dos estudos e a possibilidade de descobrir e estimular talentos que poderiam passar despercebidos sob abordagens mais tradicionais de ensino.

Para professores e diretores de escolas, pode parecer uma abordagem bastante difícil e inviável de colocar em prática, mas há formas simples de fazer isso. Entenda como você pode aplicar a personalização na educação para aumentar a qualidade do ensino na sua escola.

Capacite os professores

Uma medida essencial que deve ser tomada antes de qualquer outra é capacitar os professores. Afinal, a personalização na educação exige uma grande mudança na forma como entendem o ensino, planejam as suas aulas e avaliam os estudantes. Além disso, eles precisam compreender como colocar essa abordagem em prática.

Então, promova sessões de discussão, workshops, palestras ou reuniões, por exemplo, para apresentar e discutir essa abordagem. Convide especialistas no assunto, que mostrem como transformar as práticas pedagógicas para que o ensino seja personalizado, com dicas, estratégias e casos de sucesso.

Proponha avaliações dinâmicas

Bons educadores, como você, já perceberam os problemas das avaliações tradicionais e padronizadas. Na perspectiva do ensino personalizado, um ponto muito relevante é propor avaliações que sigam essa proposta.

As avaliações dinâmicas buscam identificar o nível de desenvolvimento dos alunos, a partir da interação deles com o professor, e priorizam o processo de aprendizagem, deixando de focar apenas o que já aprenderam. A partir delas, o docente consegue entender como os estudantes aprendem e percebe capacidades em potencial que podem ser trabalhadas no processo de ensino-aprendizagem, a fim de atingir os objetivos propostos para a série que se encontram.

Use a tecnologia como facilitadora

Assim como em diversos outros setores, a tecnologia pode funcionar como uma grande facilitadora da personalização na educação. É importante contar com esse apoio, por se tratar de uma abordagem complexa, que requer um acompanhamento próximo de cada aluno e a realização de atividades distintas simultaneamente.

A plataforma Matific, por exemplo, disponibiliza uma extensa relação de atividades — que inclui atividades práticas e mais de 2.000 minijogos — voltada ao desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da capacidade de solucionar problemas e do pensamento crítico.

Ela pode ser trabalhada pelos professores como um complemento das aulas e das atividades didáticas, permitindo que os alunos explorem os conteúdos de maneira lúdica, em seu próprio ritmo e conforme seus interesses. Enquanto fazem isso, são gerados dados relevantes para ajudar os docentes a acompanhar o desenvolvimento e preparar as aulas, direcionando-as ao perfil das crianças.

Neste artigo, você entendeu melhor a personalização na educação e viu como ela pode ser implementada. Agora, pode começar a planejar como aplicá-la na sua escola para melhorar a qualidade do ensino, tornar as aulas e as atividades didáticas mais interessantes para os alunos e ajudá-los a aprender de maneira mais eficaz.

Se você precisa de ajuda com isso, aproveite a oportunidade para entrar em contato com a Matific. Venha conhecer todas as possibilidades oferecidas e saber como a nossa plataforma pode ser uma ótima aliada para personalizar o ensino.