None

Por que usar a metodologia STEM em sala de aula?

Para que o aprendizado seja estimulante, é preciso ir além dos métodos tradicionais de ensino. Buscar alternativas, como a metodologia STEM, ajuda no desenvolvimento educacional, tornando a busca por conhecimento muito mais prazerosa para os estudantes.

Esse método tem como vantagem trabalhar disciplinas que são estigmatizadas pelos alunos como difíceis e chatas. Ao mesmo tempo, dá autonomia para eles na construção do próprio conhecimento, possibilitando que sejam protagonistas da sua formação.

Ao contrário do que se pensa, para aplicar a STEM em sala de aula, não é necessário fazer grandes investimentos, embora eles sejam muito bem-vindos. Mais importante é compreender o seu objetivo para que ela seja implementada com sucesso e, neste artigo, mostraremos tudo que você precisa saber. Continue a leitura!

O que é a metodologia STEM?

A sigla STEM vem do idioma inglês e se refere às disciplinas Science, Technology, Engineering e Math, ou seja, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Ela consiste em uma metodologia interdisciplinar que visa a promover o aprendizado com base nessas áreas de conhecimento para estimular diferentes habilidades e competências nos estudantes.

Diferentemente de como acontece o processo de ensino-aprendizagem tradicional, na metodologia STEM, o professor passa a ser um mediador de conhecimento. Seu papel é estimular o interesse dos estudantes e ajudá-los a construir o caminho do aprendizado, buscando por eles mesmos informações e respostas.

Apesar de trabalhar com disciplinas da área de exatas, o propósito não é fazer com que os alunos sejam melhores em cálculos ou consigam resolver problemas matemáticos. Na verdade, o intuito é estimular habilidades, como resolução de problemas, raciocínio lógico, trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade.

Até mesmo empatia e consciência social podem ser trabalhadas por meio da metodologia STEM. Isso porque o modo como ela é aplicada pode envolver situações que estão de acordo com a realidade em que esses estudantes estão inseridos. O aprendizado é levado para esferas mais altas, de modo que impacta o bem-estar e a qualidade de vida do coletivo.

Qual é a importância da metodologia STEM para ensino e aprendizado?

No método tradicional de ensino, o professor transmite informações e conhecimentos para os estudantes. O processo de aprendizagem acontece de uma forma passiva porque os alunos recebem esse conteúdo.

No caso da metodologia STEM, o professor terá uma atuação diferente porque vai incentivar os estudantes a construírem o seu conhecimento. Ele faz o papel de mediador, estimulando o raciocínio, a curiosidade e a criatividade. Ou seja, não vai apenas transmitir aquilo que sabe, mas possibilitar ao estudante buscar cada vez mais informação.

Perceba que, nesse caso, o aluno tem um papel ativo na construção do aprendizado. Ele entende na prática como as coisas funcionam, o porquê de uma determinada informação existir e a interação entre pessoas, ambiente e tecnologias. Logo, consegue perceber no mundo real de que maneira aquilo que ele está aprendendo pode ser aplicado.

Tudo isso acontece porque, na metodologia STEM, trabalhamos principalmente com base em projetos. É apresentada, por exemplo, uma situação-problema para os estudantes e eles precisam encontrar uma solução para aquilo.

A turma é organizada em pequenos grupos e os jovens precisam atuar em equipe para encontrar a solução, com base nos conhecimentos que já foram adquiridos em sala de aula e nas suas experiências e nos conhecimentos prévios. Eles devem buscar a resposta para aquilo que ainda não sabem, por isso o seu aprendizado é construído.

Tanto para o professor quanto para o estudante, a aula se torna muito mais estimulante. Há uma interação maior, sendo possível obter resultados com mais qualidade, uma vez que não existe uma restrição àquilo que é aprendido. O estudante tem liberdade para expandir o quanto quiser as suas pesquisas, escavando cada vez mais as áreas de conhecimento.

Quais são os benefícios dessa metodologia?

Um dos grandes benefícios de aplicar a metodologia STEM é trabalhar a interdisciplinaridade. Como você viu, ela envolve diferentes áreas de conhecimento, inclusive aquelas que, pelo senso comum, são difíceis de aprender e nunca serão colocadas em prática.

O professor pode mostrar ao estudante que ele está aprendendo princípios dessas disciplinas vistas como complicadas. Isso é um incentivo para a sua curiosidade e para o seu desejo de entender cada vez mais, porque ele percebe que fazem toda a diferença também no dia a dia.

Como eles são convidados para uma reflexão sobre situações-problema, alcançam um conhecimento muito mais consciente, como dito, entendendo por que e como as coisas funcionam na prática, o intuito de aquele conteúdo ser abordado em sala de aula e a maneira como isso vai impactar a sua vida e a de outras pessoas.

Os estudantes vão trabalhar em equipe e isso vai mostrar para eles a importância da colaboração e o valor do conhecimento de cada um. Haverá um estímulo para a liderança e para o pensamento crítico, já que vão surgir muitas ideias e é preciso refletir qual delas é a mais adequada.

Sem falar que essas soluções não precisam ficar no papel. Na verdade, o ideal é que saiam dele com o uso de diversos materiais. Os alunos fazem experiências, criam protótipos e desenvolvem máquinas e outros engenhos. Assim, começam a compreender, também, as relações de causa e efeito, exercitam a criatividade e praticam a engenharia.

Como aplicar a metodologia STEM em sala de aula?

Existem diversas formas de aplicar a metodologia STEM em sala de aula. Tudo vai depender dos recursos que se tem à disposição, dos investimentos que se pretende fazer e também do modo como o próprio professor quer trabalhar com a sua turma.

Não existe a necessidade de investir em ferramentas tecnológicas. É verdade que elas deixam a aula muito mais rica e vão despertar ainda mais o interesse dos estudantes, entretanto, essa metodologia é muito versátil e permite até mesmo trabalhar apenas com debates.

Os estudantes podem ser convidados para a realização de pesquisas e para manter os projetos em papel, apresentando apenas as ideias que tiveram. No entanto, também é possível trabalhar com materiais simples, como cartolina, palitos, copos, papelão, canudos, entre outros que sirvam como matéria-prima para a criação de seus protótipos.

Algumas instituições de ensino trabalham também com blocos de montar e adotam softwares ou aplicativos. Como dito, tudo vai depender dos recursos que a escola já tem e da maneira como pretende trabalhar com os estudantes, bem como dos resultados que deseja alcançar.

O mais importante é começar a implementação de metodologias que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais interessante para os jovens. Afinal, é fundamental que eles tenham uma formação mais completa, que esteja alinhada com a sua realidade e de acordo com os desafios que vão enfrentar futuramente, na vida e no mercado de trabalho.

A metodologia STEM é uma grande aliada da escola para modernizar o processo educacional e oferecer um aprendizado de maior qualidade para os estudantes. Com ela, as aulas serão cada vez mais atrativas e vão acompanhar as tendências educacionais do futuro.

Gostou das informações? Temos diversos outros conteúdos para compartilhar com você, continue nos acompanhando por aqui!