None

Parceria entre Matific e governo do Paraná eleva desempenho dos alunos em matemática

Veja como a inteligência artificial da Matific garantiu um salto no desempenho na Prova Paraná, saindo 46,2% em 2021 para 55,5% em 2022

Enquanto muitos ainda debatem o papel da inteligência artificial na educação, a parceria entre o governo do Estado do Paraná e a plataforma Matific tem resultados concretos para mostrar.

A inteligência artificial (IA) do sistema gamificado de aulas e exercícios de matemática, implantado na grade curricular de cerca de 130 mil alunos do 6º ano do ensino fundamental da rede pública, garantiu um desempenho médio de 55,5% dos estudantes na disciplina no último ano letivo, ante os 46,2% verificados no período anterior, quando não havia o uso da ferramenta da Matific.

Os dados são oficiais e foram apurados a partir dos resultados da Prova Paraná, que mede a qualidade do ensino no estado para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. 

A plataforma de gamificação da matemática atende atualmente 5,1 mil turmas e 2,7 mil professores, de 399 municípios paranaenses, incluindo 32 Núcleos Regionais de Educação e 35 Técnicos pedagógicos.

 

A inteligência artificial e o ensino personalizado

O sistema de IA da Matific é capaz de mapear de forma individualizada a evolução dos alunos na disciplina e, a partir daí, oferece conteúdos de acordo com o nível e a necessidade de cada estudante.

A plataforma também gera relatórios e orienta aulas e atividades aos docentes e ao corpo pedagógico das instituições de ensino. O sistema de gamificação conta com milhares de  atividades, desafios e exercícios digitais de matemática, além de uma infinidade de planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo estadual do Paraná.


Exemplos práticos

Quando se avalia os resultados da Prova Paraná dos anos 2020, 2021 e 2022, é possível medir os impactos que a plataforma de gamificação trouxe para o ensino de matemática em várias escolas. Por exemplo, o Colégio José de Anchieta, em Maringá, saltou de uma média de 53,9% em 2021 para 98,75% no último ano. Já o Colégio Nova Esperança, na cidade de Nova Esperança, obteve um desempenho de 66,27% em 2022, ante os 43,8% em 2021.

 

O que diz o gestor público

Acompanhando os resultados das avaliações diagnósticas da Prova Paraná, nós observamos que, desde que nós implantamos a Matific no sexto ano do ensino fundamental, e principalmente na última edição da Prova Paraná, realizada em dezembro, tivemos uma evolução significativa dos estudantes. Eles melhoraram muito a proficiência na matéria. Com estes resultados estamos satisfeitos e felizes com os resultados que a Matific vem entregando.

Roni Miranda Vieira, Secretário de Educação do Estado do Paraná.


O que diz o especialista

Como a pandemia trouxe à tona a grande defasagem educacional que o Brasil enfrenta, a Matific é hoje uma importante solução para gestores públicos e privados de ensino. Com o avanço da internet e dispositivos de baixo custo é possível levar uma educação de qualidade para qualquer criança em cada canto do Brasil, sobretudo para os estudantes e as crianças, os chamados ‘nativos digitais’. Nosso grande objetivo é levar uma experiência matemática da mais alta qualidade possível.”

Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil.