None

Retenção de alunos: confira 5 dicas práticas

 

De forma simplificada, a retenção de alunos é a capacidade que uma instituição de ensino, independentemente do nível, tem de manter os seus estudantes matriculados e acompanhando os conteúdos oferecidos. Esse é o processo oposto ao de evasão, bastante complexo e com várias causas que fazem com que a comunidade escolar abandone a sala de aula.

Logo, diante do desafio que uma escola pode ter para reter alunos, vale sempre conhecer algumas estratégias que impactam positivamente esse indicador, garantindo que o ensino se mantenha em alto nível. Continue a leitura!

1. Conheça melhor os alunos

A relação entre os alunos e a escola é extremamente complexa. Não por menos, é difícil ter certeza de como cada estudante percebe a instituição de ensino e de que forma o dia a dia ali dentro está afetando a sua vida. Por isso, conhecer melhor os alunos costuma ser o primeiro passo para avançar em estratégias de retenção.

Tal cuidado também ajuda a entender quais investimentos e alterações têm mais possibilidade de gerar bons resultados no indicador desejado. Entre os aspectos que devem ser mapeados para alcançar os efeitos esperados, devem estar questões econômicas, sociais e até mesmo os interesses de cada aluno. Com todas as informações em mãos, certamente ficará mais fácil orientar as iniciativas futuras.

É normal, por exemplo, que alunos (e também os pais, é claro) queiram ser ouvidos sobre o andamento das atividades. Abrir espaço para essa troca pode ser valioso e contribuir para a retenção dos estudantes no longo prazo.

2. Entenda os motivos que levam à evasão

Além disso, mais uma vez, é preciso compreender sempre que a evasão escolar tem várias causas, que vão de aspectos comportamentais e emocionais até questões financeiras e sociais. É comum também, por exemplo, que alunos academicamente defasados devido a alguma dificuldade em determinado conteúdo abandonem os bancos escolares por causa da desmotivação e do desinteresse que tal situação gera. Por isso, cada episódio de evasão deve ser avaliado com o devido cuidado.

Em outros casos, o contexto que leva à evasão pode ser gerado por problemas de base emocional, que devem ser encaminhados para um acompanhamento profissional adequado, inclusive para que isso não prejudique a própria qualidade de vida do aluno. Levando em conta todas essas dimensões, as instituições de ensino de diferentes níveis podem abordar tais questões por meio de planos de ação capazes de dar vazão a esses problemas e direcionar algumas soluções possíveis dentro do cenário de atuação da escola.

Assim, é viável que haja planos de restruturação para aqueles que estão em dificuldade financeira e lutando para manter as mensalidades em dia ou ainda estratégias de recuperação para diminuir a defasagem acadêmica de alunos com maior dificuldade de absorção de determinado conteúdo. É normal que tudo isso gere ansiedade e angústia, mas é nessas horas que a escola deve se fazer presente para oferecer soluções que farão toda a diferença na trajetória dos estudantes.

3. Invista na relação entre escola, pais e estudantes

A qualidade do relacionamento não só entre escola e aluno, mas também entre escola e pais pode fazer toda a diferença na retenção dos estudantes. Logo, é importante fortalecer essa conexão, o que passa por investir em uma comunicação efetiva e transparente, capaz de expor eventuais problemas e procurar soluções para eles.

Felizmente, com a tecnologia, essa comunicação certamente foi simplificada e avançou bastante. Desse modo, falhas nesse contato são minimizadas e toda troca de mensagens é otimizada, fazendo com que o que realmente importa seja discutido.

Seja qual for o meio adotado, é fundamental deixar claro que existe um canal aberto para essa troca de informações, fornecendo o retorno adequado sempre que necessário. No longo prazo, isso certamente fortalecerá a relação entre todos os envolvidos na dinâmica escolar.

4. Aprimore a aprendizagem e a infraestrutura

É só parar e pensar um instante para ver como a educação foi profundamente alterada nos últimos anos. Com isso em mente, é importante avançar no aprimoramento e na diversificação de todas as ferramentas de aprendizagem para que elas estejam alinhadas às necessidades e aos interesses dos alunos. Desse modo, é mais provável que eles se engajem mais nas atividades acadêmicas, reduzindo a chance de evasão.

Tal cuidado deve incluir também a preocupação com a infraestrutura e com o ambiente escolar. Afinal, é preciso garantir o conforto e o acolhimento necessários para alunos e professores, contribuindo para a harmonia e para o bom desempenho de todos.

5. Procure por tecnologias inovadoras sempre

Todo processo de inovação passa, claro, pela incorporação de tecnologias capazes de fortalecer o aprendizado dos alunos em diferentes contextos. Com a pandemia, a adoção de novas ferramentas tecnológicas foi acelerada, mas certamente ainda há muito o que pode ser feito, sempre com a busca contínua por aprimoramento.

Metodologias que combinam métodos tradicionais com atividades mediadas por recursos digitais e interativos têm o potencial de impactar a motivação do alunos, principalmente quando falamos da geração de nativos digitais, que hoje marca presença nas escolas. No mais, ao mesmo tempo em que consegue deixar o dia a dia escolar mais atrativo, a implementação da tecnologia pode oferecer recursos valiosos para aprimorar certas habilidades ou contornar determinadas deficiências naturais de todo processo de aprendizagem.

No entanto, é claro que toda mudança deve ser acompanhada, tanto para mensurar a receptividade dos alunos quanto para garantir que elas estão surtindo resultado efetivo e não são apenas mais um acessório que, na prática, não traz progresso para o desenvolvimento. Para quem está procurando por soluções específicas para o aprendizado de Matemática, disciplina que está entre aquelas que mais geram insegurança e ansiedade entre os alunos, a Matific é a ideal.

Ela ajuda a tornar esse processo mais fácil: são mais de 2.000 minijogos e atividades práticas online para que os estudantes aprendam enquanto se divertem. Ao mesmo tempo, a plataforma envia dados aos professores, a fim de que eles acompanhem e possam contribuir ainda mais para o desenvolvimento de cada aluno, reduzindo todo o receio que ainda cerca números e fórmulas.

Com tudo isso, superar o desafio de investir na retenção de alunos se torna uma tarefa menos complexa. Isso, é claro, não dispensa que uma série de medidas sejam planejadas e acompanhadas, mas certamente contribui para que todo o processo seja guiado por diretrizes com maiores chances de sucesso.

Agora, aproveite e veja mais sobre como melhorar o desempenho dos alunos em Matemática.