None

Entenda mais sobre o professor 5.0

Não há como fugir, a transformação digital já domina quase todas as áreas da nossa vida e, claro, na educação não seria diferente. Nesse sentido, surge o professor 5.0, que é aquele que reconhece essa nova realidade e vê a tecnologia como algo indispensável na sua rotina de trabalho.

Assim, esse profissional tem um domínio sobre cada funcionalidade dos recursos tecnológicos, a fim de usar esse conhecimento nas escolas. O objetivo é, com o uso disso, ter métodos de ensino inovadores para gerar mais engajamento por parte dos alunos nativos digitais, fazendo as aulas serem mais produtivas — sejam elas presenciais ou remotas.

Neste texto, vamos mostrar as características que um professor 5.0 apresenta e, para ajudar você na implementação de tecnologias na sala de aula, caso sua escola ainda não esteja atualizada com relação a isso, vamos dar algumas dicas das possíveis ações a se adotar.

Acompanhe a leitura!

Quais são as características de um professor 5.0?

Antes de mais nada, não adianta o profissional estar ciente da importância da tecnologia na educação hoje, mas não saber como usá-la. O professor 5.0 deve conhecer a enorme gama de tecnologias que podem ser usadas em sala de aula e conseguir tirar todo o proveito que elas oferecem.

Além disso, ele deve prezar o dinamismo nas aulas, já que a educação 5.0 tem como ponto de partida o protagonismo do aluno, isto é, o estudante deve ser estimulado a desenvolver e criar para a sociedade. Assim, o professor precisa estar atento às novidades tecnológicas, para inseri-las na rotina do aluno com tal objetivo.

Como implementar o uso da tecnologia em sala de aula?

Primeiramente, é importante entender que a adoção de tecnologias traz benefícios, como a otimização de processos antes feitos manualmente, isto é, torna tudo mais ágil e rápido. Quantas vezes você deixou de implementar alguma ação na sua escola porque ela sobrecarregaria os profissionais envolvidos, tornando-se inviável? Com a tecnologia você acaba com isso. Veja o que pode ser útil!

Livros digitais

Atualmente, é mais que comum os alunos terem algum dispositivo próprio em suas casas, como smartphones, tablets e computadores. Isso pode ser aproveitado ao apostar em livros digitais. O aluno vai acessá-los por qualquer um desses aparelhos e o interessante é que, ao lê-los digitalmente, há uma série de recursos que aumentam o interesse de uma criança nativa digital, como:

  • marcador de página;
  • grifador de texto;
  • possibilidade de inserir anotações representadas por balões de fala — com cores diferentes e tudo mais;
  • opção de, até mesmo, desenhar nas páginas, o que pode ser usado para sublinhar trechos;
  • inclusão de texto nas páginas.

Além de tudo, o estudante consegue pesquisar por palavras específicas no livro, caso queira encontrar algum trecho.

Avaliação online

A avaliação online representa um benefício tanto para os alunos quanto para os professores, já que esses não precisarão passar horas corrigindo provas manualmente. Para visualizar isso, imagine que, ao passar uma avaliação com questões de múltipla escolha, é possível haver a correção automática. Assim, o aluno já tem o feedback no momento que a termina.

Isso facilita também a mensuração de dados que mostrem como está o desenvolvimento dos alunos, já que é mais viável contabilizar em quais questões houve mais erros, por exemplo. Além de tudo, com a economia de tempo do professor no que diz respeito às provas, ele consegue focar melhor as estratégias de ensino.

Sendo assim, neste texto, você entendeu o que é o professor 5.0, além de ver um pouco da importância da tecnologia e como é possível implementá-la na sua escola. Não deixe de aplicar esses conhecimentos na sua rotina de trabalho, para que sua instituição esteja sempre atualizada e não perca a competitividade.

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a mais como este? Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.