None

Qual a importância da educação infantil para as crianças?

A educação infantil compreende a faixa etária de 0 a 5 anos, sendo obrigatória a partir dos 4 anos. Carregada de ludicidade, é nessa primeira fase da vida escolar que os pequenos recebem importantes estímulos para o seu desenvolvimento como um todo. Por isso, ela tem sido muito incentivada por especialistas e educadores.

Não é à toa que o número de matrículas aumentou bastante nos últimos anos: de acordo com o Censo Escolar 2020, quase 9 milhões de crianças estão matriculadas na educação infantil atualmente. Porém, ainda há um bom número delas fora da escola, sobretudo porque muitas famílias ainda não entendem a importância da educação infantil.

É justamente sobre isso que vamos falar! Continue a leitura e saiba mais sobre essa etapa de ensino e os seus benefícios para o desenvolvimento das crianças!

O que é a educação infantil e qual a sua importância?

A educação básica é aquela que deve ser idealmente acessada por toda a população brasileira, responsável pela aquisição de conhecimentos científicos de base e da formação cidadã dos jovens. Ela se divide em:

  • educação infantil: voltada para crianças de 0 a 5 anos, com o principal objetivo de favorecer o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional dos pequenos;
  • ensino fundamental: dividido em anos iniciais (1º ao 5º ano), com foco na alfabetização e conhecimentos mais básicos, e anos finais (6º ao 9º ano), para o contato com conhecimentos científicos mais complexos;
  • ensino médio: última etapa da educação básica, visa o aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, o desenvolvimento de autonomia intelectual e a preparação para o ensino superior.

Como você pode ver, a educação infantil é o primeiro contato com a escola e se volta para o desenvolvimento global das crianças. Assim, a escola, em parceria com os pais, contribui fortemente com a formação da personalidade e de habilidades e competências que acompanharão os indivíduos por toda a vida.

O que a criança aprende nesse período escolar?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz todos os objetivos de aprendizagem para cada fase de ensino. Na educação infantil, ela propõe como essenciais cinco campos conceituais que devem ser contemplados nas propostas pedagógicas das escolas infantis. São eles:

  • “o eu, o outro e o nós”;
  • “corpo, gestos e movimentos”;
  • “traços, sons, cores e formas”;
  • “escuta, fala, pensamento e imaginação”;
  • “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

Além disso, a educação infantil é subdividida em diferentes níveis, de acordo com a faixa etária dos pequenos. Cada nível trabalha os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC de forma diferente e adequada à idade das crianças:

  • berçário: 4 meses a 1 ano, com cuidados básicos, como higiene e alimentação, e estímulos sensoriais e motores;
  • grupo 1 (G1): 1 a 2 anos, com o desenvolvimento dos eixos de movimento e equilíbrio, foco e atenção, criatividade, comunicação e expressão;
  • grupo 2 (G2): 2 anos, com desenvolvimento de aspectos de movimento, identificação de sentimentos, comunicação, interação, familiaridade com o próprio corpo e os cinco sentidos; 
  • grupo 3 (G3): 3 anos, com o desenvolvimento da habilidade narrativa, entendimento de normas de convivência, reconhecimento de números, noções espaciais, de grandeza, posição, direção, sentido e tempo;
  • grupo 4 (G4): 4 anos, com o desenvolvimento de empatia, coordenação motora, estímulo ao vocabulário, à escrita e à leitura, comparação de quantidades e grandezas e capacidade expressiva;
  • grupo 5 (G5): 5 anos, com o desenvolvimento da inteligência emocional e do pensamento crítico, contato com operações matemáticas simples e início da alfabetização.

Quais são os principais benefícios da educação infantil?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), documento que assegura e norteia a educação básica brasileira, o principal objetivo da primeira etapa da vida escolar é o desenvolvimento global da criança, “em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.

Por meio de tendências pedagógicas, propostas lúdicas e estímulos direcionados, os educadores ajudam os pequenos a alcançarem ganhos amplos na sua formação como indivíduos, com impactos que vão muito além da sala de aula e acompanham as crianças por toda a vida. Veja só alguns dos benefícios!

Criatividade

As brincadeiras lúdicas, a contação de histórias, as atividades com massa de modelar, os artesanatos com materiais alternativos e muitas outras propostas da educação infantil, guiadas por um profissional capacitado e por meio dos métodos de ensino adequados, são excelentes para o estímulo da imaginação e da criatividade.

Autonomia

Na educação infantil, os pequenos também experimentam uma autonomia que nem sempre têm em casa. Eles são estimulados a se alimentarem e irem ao banheiro sozinhos, andar em filas, guardar a mochila no lugar correto e outros comportamentos que ajudam a prepará-los para o ensino fundamental e às regras do ambiente escolar.

Inteligência socioemocional

Nos primeiros anos de escola, as crianças desenvolvem a sua inteligência socioemocional. Essa é uma importante habilidade para o convívio em sociedade e inclui a capacidade de reconhecimento e gestão das próprias emoções, de empatia e de respeito.

Repertório cultural

A socialização com pessoas de fora do círculo familiar e, até mesmo, as próprias atividades realizadas na escola são excelentes para que a criança tenha o repertório cultural ampliado. Nesse ambiente, ela aprenderá que há muitas formas de viver diferentes daquelas que tem em casa e, assim, torna-se um indivíduo mais tolerante às diferenças.

Autoconhecimento

O trabalho profissional dos pedagogos também favorece a descoberta e a construção de uma identidade por parte dos pequenos. Desde o reconhecimento do próprio corpo até das suas emoções, as crianças conseguem entender melhor quem elas são e como se relacionam com os outros e com o mundo, o que é essencial para uma formação positiva da personalidade e da autoestima.

Enfim, embora as crianças aprendam muito por conta própria, pelo simples ato de brincar e interagir com o mundo, a abordagem pedagógica na educação infantil potencializa as habilidades e competências, pois são direcionadas e pautadas em um vasto conhecimento sobre as melhores formas de estimular os pequenos. Por isso, o papel da escola é fundamental nessa fase tão complexa do desenvolvimento humano.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para que outras famílias conheçam os benefícios e a importância da educação infantil!