None

Entenda a importância da cultura digital para a educação nas escolas

Abraçar a cultura digital na escola é inevitável no momento em que vivemos. Mas é importante entender o que isso significa e como aliá-la às metodologias de ensino adotadas na sua escola para conseguir aproveitar os benefícios dela.

A cultura digital na escola tem como objetivo aprimorar o processo de ensino-aprendizagem por meio de recursos tecnológicos. Para ser eficaz, um dos pontos principais é elaborar uma estratégia bem pensada e com objetivos claros, tendo em mente tanto as necessidades dos seus alunos como as ferramentas disponíveis.

Então, para ajudar você com isso, vamos discutir a importância da cultura digital para a educação e mostrar algumas maneiras de implementá-la. Aproveite! 

Qual é a importância da cultura digital na escola

Além de estar alinhada ao presente, cada vez mais digital, permitindo que as crianças tenham um desenvolvimento integral, a cultura digital atende às especificidades do perfil dos nativos digitais, pessoas que já cresceram em um contexto com uso intenso de recursos digitais.

Assim, ela contribui diretamente para superar alguns desafios nas escolas, como manter o interesse e o engajamento dos alunos. Afinal, ao trazer esse elemento que faz parte do cotidiano das crianças, os conteúdos passam a fazer mais sentido para elas, ajudando a aumentar o interesse e a vontade de aprender.

Para a escola e os professores, também há os benefícios de ter uma rotina otimizada e poder contar com ferramentas para auxiliar no planejamento das atividades ou na gestão escolar, por exemplo.

Como trabalhar a cultura digital na escola

Para trabalhar a cultura digital na escola, você pode começar estabelecendo os objetivos que pretende alcançar e analisando as possibilidades oferecidas por ela.

Se você busca aumentar o engajamento e promover a conexão entre os alunos, evitando que eles fiquem isolados e restritos à sala de aula, por exemplo, uma boa opção é usar recursos que permitam criar comunidades de aprendizagem online.

Também é interessante propor atividades avaliativas que envolvam o uso de ferramentas e recursos digitais — que podem ser blogs, podcasts, redes sociais, vídeos online, entre outros. Assim, além de terem uma chance de aplicar o que aprenderam em outro contexto, os estudantes conseguem explorar novas possibilidades, o que pode despertar a curiosidade e a criatividade deles.

Outra ideia é usar uma plataforma de ensino gamificada, como a Matific. Com atividades práticas e minijogos principalmente voltados ao desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, essa plataforma facilita o aprendizado de Matemática, ensina a solucionar problemas e estimula o pensamento crítico. Além disso, ela envia aos professores dados sobre o desempenho dos alunos.

Implementar a cultura digital na escola tornou-se uma necessidade para garantir o desenvolvimento integral dos alunos. Isso também permite oferecer uma formação que realmente prepare as crianças para a vida após a escola. Para facilitar o processo de implementação, é uma ótima ideia aderir a uma plataforma de ensino gamificada, que já vem pronta para ser usada, bastando pensar em como aplicá-la para complementar os conteúdos estudados.

Para aprofundar os seus conhecimentos sobre esse assunto, continue no nosso blog e leia o artigo que preparamos sobre a educação na era digital.