None

Dia Mundial da Educação: como a Matific contribui com a Educação no Brasil

Se você for parar para pensar, é fácil perceber que o ensino de Matemática no Brasil sofre não só porque se trata de uma disciplina temida por muitos estudantes, mas também por apresentar resultados não tão promissores em provas que medem seu conhecimento, certo? 

Segundo o levantamento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, somente 5% dos estudantes do Ensino Médio da rede pública brasileira apresentam aprendizado adequado em Matemática. Isso representa uma queda, porque, em 2019, esse número era de 7%.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os resultados também são preocupantes, afinal, 36,7% dos estudantes têm aprendizado adequado na disciplina (uma queda de quase 10 pontos percentuais em relação ao ano de 2019, com 47%).

Diante desse cenário, o ensino da disciplina enfrenta diversos desafios, não é mesmo? Por isso, iniciativas como a Matific, uma plataforma de aprendizagem da Matemática, com atividades interativas para crianças de 4 a 12 anos, são muito importantes para ajudar a reverter essa realidade. 

Ficou curioso? Então, não perca este post sobre essa ferramenta disponível em mais de 40 idiomas e saiba como a Matific impacta a Educação no Brasil e a vida de milhares de alunos e professores.


Mas, afinal, o que é a Matific?

A Matific é uma plataforma de jogos e aprendizagem Matemática desenvolvida por especialistas da educação. Ela conta com atividades interativas e segue a lógica da gamificação, ou seja, tem como base os jogos e os sistemas de pontuação. 

Vencedora de prêmios importantes na área da Educação, como o SIIA CODiE Awards 2019 e o Academics Choice Awards 2019, ela transforma o ensino de conceitos matemáticos em algo lúdico e envolve as crianças com uma abordagem mais divertida.

Para que essa engrenagem funcione, o trabalho de especialistas em aprendizagem da disciplina é bastante necessário, trazendo inovação para o processo de ensino e aprendizagem e princípios pedagógicos importantes, como o entendimento para além de fórmulas, a solução de problemas, a relação com o mundo real, a aprendizagem personalizada (já que a experiência é analisada e adaptada por um algoritmo inteligente) e a motivação para aprender Matemática.

Conheça a Matific

 

Como a Matific impacta a Educação no Brasil?

Todo esse trabalho desenvolvido pela plataforma gera vários impactos positivos na educação das crianças. Um levantamento feito com alunos que usaram a Matific regularmente mostrou que o interesse em aprender Matemática aumentou em 31%. Isso se reflete também no dia a dia dos alunos, com 34% dos estudantes tendo melhores resultados em sala de aula.

Ou seja, os estudantes passam a ter uma nova perspectiva sobre a disciplina com a ferramenta e têm a oportunidade de entender a Matemática em situações concretas por meio de estímulos mais interativos. Isso leva a um envolvimento maior das crianças e, consequentemente, uma compreensão melhor sobre essa área do conhecimento.

"Frequentemente, em minhas visitas às salas de aula, escuto dos alunos frases do tipo: 'Você é a coordenadora da Matific?' Eu adoro a Matific e eu adoro Matemática!' Esse encantamento é fruto da aprendizagem ativa e significativa que a plataforma tem oferecido aos nossos alunos.” Liane Geyer Poggetti, Coordenadora Pedagógica do Colégio Rio Branco

A mudança de vida de comunidades locais é outro efeito benéfico causado pela plataforma. A implantação da Matific em escolas de Guarapuava, no Paraná, por exemplo, mostra com clareza essa transformação. Escolas localizadas em regiões afastadas da cidade, como a Escola Municipal Rural Domingos de Moraes, tiveram suas realidades completamente modificadas com estudantes com acesso à internet, tablets em sala de aula e uma nova forma de aprendizado em perspectiva.   

Mais de 11 mil estudantes foram impactados por essa iniciativa, e o trabalho dos professores também teve seus ganhos, com uma postura mais estratégica, produtiva e personalizada, com mais tecnologia dentro de sala de aula, assim como excelentes resultados não só pedagógicos mas para a vida dos estudantes. 

"Há mais tecnologia, inovação e a possibilidade de facilitar e, ao mesmo tempo, aprimorar o trabalho de nossos professores, com o foco 100% voltado para nossas crianças.” Pablo Almeida, Secretário de Educação e Cultura de Guarapuava.



Matific: como funciona exatamente a plataforma?

Depois desses exemplos concretos de transformações e impactos da plataforma, você deve estar se perguntando: então, como a Matific funciona? Não se preocupe! Aqui vão todas as dicas e o caminho das pedras. 

Para utilizar a plataforma Matific, você precisa fazer o download do aplicativo. O mais interessante é que ele está disponível em mais de 40 idiomas, então você pode utilizá-lo para diversas partes do mundo. 

Funciona assim: ao entrar no app, o aluno começa uma sequência de aprendizagem de acordo com o ano que está cursando (da educação infantil até o 8º ano do Ensino Fundamental).


Trata-se de uma jornada personalizada, já que ela é orientada pelo algoritmo inteligente da Matific. Enquanto fazem as atividades, os estudantes recebem feedbacks que ajudam a ajustar o raciocínio e a solução dos problemas. 

A inovação está presente em todo momento, porque os estudantes estão imersos em um ambiente de aprendizagem em que precisam resolver problemas reais sobre um conceito.

Na sequência da aprendizagem, também existem os períodos de revisão para ajudar a fixar os conteúdos e reforçar as habilidades. 

Outro ponto relevante é o sistema de relatórios, em que os pais e os próprios alunos podem acompanhar o progresso diante das atividades.

Na visão dos educadores, também é possível explorar algumas funcionalidades específicas, como planejamento anual de ensino, definição de tarefas para casa, métricas para monitoramento, auxílio em avaliações formativas e reforço para alunos com dificuldades. Assim, o trabalho dos professores pode ser facilitado e ganha uma dimensão bem mais estratégica. 

Solicite uma demonstração


Em outras palavras, a plataforma investe em um processo de ensino e aprendizagem muito inovador: o aluno é inserido em um ambiente lúdico de exploração, os pais podem se envolver nesse processo acompanhando tudo de perto, e os professores têm um grande aliado para planejar o seu trabalho e monitorar o desempenho das turmas.

E aí? Deu para perceber como a Matific impacta a Educação no Brasil? Ficou com vontade de trazer toda essa inovação para as salas de aula de sua escola? 

Experimente a Matific