Aprendizagem conduzida pelo aluno: o que é e por que é importante?
Uma das minhas histórias favoritas sobre o ensino de frações é o fracasso da campanha que a A&W fez para concorrer com McDonald's. A campanha deu errado simplesmente porque a maioria dos americanos não entenderam que um quarto é realmente menor do que um terço.
Não tenho dúvidas de que a maioria das pessoas já fizeram exercícios de fração em sua época de escola primária que demonstrassem por que um quarto era, na verdade, menos de um terço. Tenho certeza que ouviram pacientemente enquanto o professor explicava esse fato para elas - talvez várias vezes. E, no entanto, aqui estamos.O que essa história me diz como educador matemático?
Isso me diz que estamos ensinando matemática da maneira errada.
Os custos do ensino de matemática com uma estratégia vertical
A educação é fundamentalmente um sistema de cima para baixo em quase todas as nações do mundo. Um órgão governamental define objetivos de aprendizagem e padrões de referência para cada nível de ensino, e cabe aos professores ajudar seus alunos a alcançá-los.
É precisamente essa abordagem de tamanho único que faz com que os alunos se sintam deixados para trás, alienados e desconectados da educação. Em nenhuma matéria isso é mais claramente aparente do que na matemática. Como resultado, os alunos do ensino médio saem do sistema educacional sem saber que ⅓ é mais do que ¼!
Poderíamos estar ensinando esse tópico de uma maneira melhor. A questão é, como?
A aprendizagem conduzida pelo aluno é o futuro da educação
A motivação é um fator chave para uma boa educação. Quando os alunos estão interessados e empolgados por aprender, é mais provável que alcancem seus objetivos educacionais. Então, por que não construímos a motivação dos alunos e dando a eles um lugar no banco do passageiro?
É exatamente disso que se trata o aprendizado orientado pelo aluno
Este método de ensino inverte a abordagem de cima pra baixo e coloca os alunos no comando de sua própria educação (quando possível).
Além disso, a aprendizagem centrada no aluno provou alcançar resultados educacionais superiores, particularmente em disciplinas STEM como matemática.
Aqui estão alguns componentes-chave da aprendizagem conduzida pelo aluno que tentamos incluir na Matific:
Escolha: estudos mostram que, quando um aluno tem a oportunidade de escolher, ele desenvolve motivação intrínseca e um senso de eficácia, independentemente da série em que esteja. Na Matific, oferecemos aos alunos muitas opções para que eles possam escolher em quais problemas trabalhar e explorar diferentes tipos de atividades.
Aprendizado ativo: em vez de oferecer aos alunos planilhas para preenchimento passivo, o aprendizado orientado pelo aluno os incentiva a descobrir tópicos em outra profundidade. Incorporamos essa metodologia em nossas atividades matemáticas para fornecer uma experiência com várias respostas corretas, entre outras coisas.
O professor como recurso: em vez de ditar tudo o que o aluno deve fazer, o professor passa a ser um guia e facilitador. Com Matific, isso vem naturalmente. Os alunos avançam em seu próprio ritmo, enquanto os professores acompanham o progresso. Portanto, quando o aluno precisa de apoio ou feedback pessoal, o professor pode intervir ou oferecer ajuda. Outra possibilidade é o professor sugerir projetos adicionais para desafiar e desenvolver as habilidades dos alunos superdotados.
Quando os alunos aprendem, o professor está sempre disponível para ajudá-los. No entanto, isso acontece de forma colaborativa. Professores e alunos são livres para sugerir atividades, exercícios e projetos que irão impulsionar o progresso do aluno. Em muitas ocasiões, alunos e professores podem trabalhar juntos para descobrir a melhor maneira de aprender que atenda aos interesses dos alunos e aos objetivos educacionais do professor.
Relevância em contextos reais: para se interessar pelo assunto, o aluno quer saber por que o que aprende é importante. Em outras palavras, como essas habilidades matemáticas o ajudarão no mundo real? Os resultados mostram que, quando o conteúdo está relacionado a problemas do mundo real, o engajamento aumenta.
Por este motivo, incorporamos situações do dia a dia na Matific sempre que possível. Por meio de histórias e problemas com palavras, damos vida à matemática.
Uma estrutura para a aprendizagem conduzida pelo aluno em um sistema de cima para baixo
Sabemos que os professores operam em um sistema educacional de cima para baixo. Eles têm padrões curriculares a cumprir e administradores aos quais devem obedecer. No entanto, acreditamos que podemos ter as duas coisas! É possível atender às expectativas do currículo e, ao mesmo tempo, adotar uma estrutura liderada pelo aluno.
A abordagem que estabelecemos é fornecer a professores e alunos tudo de que precisam para ter sucesso no sistema em que operam, mas damos o passo adicional para centralizar a experiência nos alunos que estão aprendendo matemática a cada chance que temos. Temos orgulho de ser uma das únicas plataformas que levam essas preocupações a sério. Aqui estão algumas considerações que usamos ao desenvolver conteúdo Matific. Essas considerações também são relevantes para professores, administradores e qualquer pessoa envolvida na educação. Portanto, fique à vontade para utilizá-los!
- Motivação: O que os alunos querem? A motivação é interna ou externa?
- Comportamento orientado para metas: o que um aluno faz em resposta à motivação?
- Engajamento consciente: o que torna um aluno realmente conectado a uma disciplina?
- Perseverança: Como o aluno pode manter uma meta em meio à adversidade?
- Conquistas: como é o sucesso e como o celebramos?
Tudo o que fazemos afeta o progresso de alguma forma. A Matific se orgulha de facilitar o aprendizado autêntico da matemática para todos os alunos.
O que isto significa?
- Construímos motivação intrínseca para descobrir novas ideias matemáticas.
- Ajudamos os alunos a alcançarem seus objetivos.
- Oferecemos maneiras para que os alunos se interessem por matemática e não apenas superficialmente,
- Ajudamos os alunos a internalizar o valor do que fazem e a se concentrar quando é mais importante.
- Ajudamos os alunos a sentir a felicidade de usar uma habilidade já aprendida e de querer saber mais.
Com essas etapas, oferecemos maneiras de trabalhar dentro do sistema vertical sem entediar ou alienar os alunos.
Com a aprendizagem orientada pelo aluno, as crianças podem desenvolver uma compreensão profunda e duradoura da matemática que lhes será útil no futuro. Os alunos podem terminar a escola conhecendo as frações. Se mudarmos nosso foco e ouvirmos eles, podemos mudar a face da educação.