None

Os smartphones são a resposta para a reforma educacional global?

Se aprendemos alguma coisa desde março de 2020, quando a pandemia do Coronavirus começou, é que a tecnologia é o futuro da educação.

A pandemia afetou todos os aspectos de nossas vidas, mas especialmente as escolas. As disparidades globais no acesso à tecnologia educacional foram destacadas por pedidos de permanência em casa e bloqueios. Mesmo dentro dos países, a lacuna entre a educação disponível para os ricos e os pobres foi exacerbada.

No entanto, há um caminho a seguir no qual alunos de todo o mundo podem acessar uma educação de qualidade por meio da tecnologia, e isso envolve smartphones.

 

Por que os smartphones são as ferramentas educacionais perfeitas?

Os smartphones são um tema polêmico na educação. Onde alguns veem uma oportunidade, outros veem um dispositivo de distração que traz riscos de segurança e muito mais. Em alguns lugares, smartphones até foram banidos das escolas! No entanto, com uma gestão cuidadosa e um propósito claro, os smartphones podem ser ferramentas educacionais perfeitas. Por quê?

Baixo custo

Ao trazer a tecnologia para a sala de aula, o maior custo é o hardware. Computadores e tablets são caros! As escolas gastam pelo menos R$ 500 reais por aluno de ensino básico ao tentar executar programas de um dispositivo digital.

No entanto, muitas famílias já possuem um smartphone. Hoje, aproximadamente 50% da população global usa dispositivos móveis para acessar serviços de internet. Isso também é verdade em muitas economias em desenvolvimento, como China, América Latina e Rússia. Além disso, os smartphones estão se tornando cada vez mais populares em todo o mundo. Então, por que não usar smartphones como ferramentas educacionais? Com smartphones, escolas e governos podem contornar os custos excessivos de compra de hardware.

Fácil acesso à internet

Os smartphones não são apenas onipresentes, eles também oferecem acesso à Internet de qualquer lugar. A internet de linha fixa ainda é escassa em muitas áreas do mundo. Países com grandes áreas rurais lutam contra isso. Por exemplo, quando o Peru iniciou sua política de um laptop para um filho há dez anos, apenas 1,4% das escolas-alvo tinham acesso à Internet. Este problema é eliminado com smartphones. Atualmente, as estimativas são de que 92% do globo terá acesso à cobertura de internet móvel até 2025.

Tecnologia Familiar

Outro benefício dos smartphones é que alunos e professores já estão familiarizados com a tecnologia. Uma barreira ao uso de laptops, tablets e outras tecnologias é que professores e alunos devem aprender a usá-los. No entanto, quase todo mundo se sente confortável usando um smartphone!


Como usar smartphones como ferramentas educacionais

Em muitas partes do mundo, as crianças não podiam levar o único smartphone da família para a escola. Essa barreira pode ser facilmente superada. Em vez disso, por que não colocar software em smartphones para as crianças usarem em casa?

Para fazer isso, a abordagem deve ser conduzida pelo aluno. Em outras palavras, os alunos devem estar no centro da aprendizagem! Em vez de o professor dizer a eles o que fazer, os alunos assumem a liderança. Com uma abordagem liderada pelo aluno, as crianças escolhem e escolhem atividades e exploram seus interesses. Frequentemente, uma abordagem liderada pelo aluno concentra-se mais na resolução de problemas e nas habilidades de pensamento crítico.

Como podemos dar esse tipo de educação para uma criança no smartphone?

O software certo pode fornecer oportunidades educacionais incríveis para os alunos. O software fornecido deve ser alinhado ao currículo, academicamente rigoroso e envolvente. Além disso, muitos softwares ou aplicativos de aprendizagem se adaptam ao ritmo e nível de habilidade dos alunos.

No entanto, as crianças não são enviadas para casa com software e sem suporte. As informações do aplicativo que as crianças usam em casa são disponibilizadas aos professores na escola. Dessa forma, os educadores podem acompanhar o progresso do aluno, identificar áreas problemáticas e ajudar os alunos a melhorar!

 

Tornando a educação com Smartphone possível

Os governos podem ajudar a possibilitar que os alunos aproveitem as oportunidades de aprendizagem em smartphones. Em primeiro lugar,  podem trabalhar com muitos outros grupos para tornar o aprendizado acessível a todos. Por exemplo, fazendo parcerias com empresas de internet para que os aplicativos de aprendizagem não consumam os planos de dados do smartphone. Os governos também podem trabalhar com bibliotecas e cyber cafés para ajudar os alunos a obter uma conexão com a internet.

Também é importante que governos e escolas estabeleçam objetivos e resultados claros. Ao trabalhar com empresas de software, é até possível pedir ajuda para atingir esses objetivos! Por exemplo, talvez você precise do software disponível em outro idioma. Ou talvez você precise adicionar um novo padrão de currículo. Em discussões com o fornecedor da plataforma, você pode descobrir que essas coisas são possíveis. Isso ajuda governos e escolas a alcançar seus objetivos.

Quando usados ​​corretamente, os smartphones não precisam ser banidos da sala de aula ou do aprendizado em casa! Em vez disso, eles podem fornecer experiências de aprendizagem inestimáveis.

A Matific é uma plataforma de educação matemática. Trabalhamos com Ministérios da Educação de todo o mundo para implementar programas de matemática com sucesso. Se você gostaria de discutir como podemos trabalhar juntos para melhorar os resultados educacionais, entre em contato conosco em contato@matific.com.