None

Precisamos conversar sobre o papel dos pais de alunos

A parceria entre a escola e os pais dos alunos é essencial para que essa trajetória tenha sucesso. Isso faz com que os jovens fiquem mais seguros em seu desenvolvimento, o que influencia positivamente a aprendizagem.

É importante ressaltar que a educação também acontece em casa e em outros espaços não formais de ensino. Por esse motivo, é essencial que exista um esforço de aproximação entre a escola e a família, para que os alunos sejam beneficiados.

Neste post, falaremos mais sobre a importância da participação dos pais na educação dos filhos, além de dicas de como a escola pode fortalecer essa parceria.

Boa leitura!

Qual a importância da participação dos pais na educação?

A participação da família na educação dos filhos se inicia já na escolha da instituição de ensino. Nesse momento, os pais avaliam quais metodologias e valores são adotados pela escola, para encontrar a instituição mais alinhada com a formação que esperam para seus filhos.

Ao estabelecer uma relação de confiança, a família permite que a escola faça parte da rotina da casa e mostra ao filho que aquela experiência é essencial em sua vida. Esse reforço traz aos jovens maior suporte para a aprendizagem e incentiva o seu desempenho. Da mesma forma, com a presença na rotina da instituição, a família pode contribuir para as suas melhorias.

O interesse legítimo nas experiências escolares e nas descobertas feitas durante a aprendizagem ajuda os filhos a progredir. Além disso, esse contato próximo reduz problemas de comportamento e permite perceber os possíveis impasses antes que se agravem.

Nesse sentido, a aproximação com a escola é importante não apenas no desenvolvimento intelectual, mas também na melhoria das relações familiares. As trocas que acontecem nessas oportunidades estreitam os vínculos e trazem muitos benefícios.

Qual o papel dos pais de alunos na aprendizagem?

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, a aprendizagem não é responsabilidade exclusiva da escola. Nesse sentido, a família também deve contribuir para o desenvolvimento intelectual, com uma participação efetiva no ensino dos filhos.

Para isso, é fundamental que conheçam o programa escolar, acompanhem as atividades promovidas pela instituição, sejam próximos dos educadores e saibam o que acontece na rotina dos filhos. Muitas vezes, simplesmente conversar com o jovem, sobre como foi o dia e quais foram os aprendizados, já é uma maneira de se inteirar do que acontece na escola.

A comunicação é outro aspecto essencial e deve ir além dos bilhetes no caderno e das reuniões pontuais. O diálogo entre a família e os profissionais da instituição no cotidiano ajuda a identificar as dificuldades dos alunos e indica caminhos para que os adultos busquem soluções.

Da mesma forma, é importante ter um espaço adequado para os estudos, reservar momentos específicos para isso e ajudar nas dúvidas do filho sempre que possível. A escola também pode contribuir com tarefas para serem feitas em casa, com instruções claras e objetivas, que possam envolver os pais em sua realização.

Como a escola pode fortalecer essa parceria?

Apesar de ser essencial que haja uma parceria entre a escola e os pais de alunos, é frequente que ela seja um desafio. Nesse sentido, a instituição pode se valer de práticas que favoreçam a proximidade, para que todos sejam beneficiados. Veja algumas dicas que podem encorajar o engajamento da família.

Organize reuniões periódicas

Além das reuniões gerais que são feitas regularmente, é importante ter momentos mais específicos de diálogo. A dica é reservar um espaço na agenda para receber, individualmente, pais que tenham alguma demanda e, também, contar com encontros periódicos com as famílias de cada turma e seus educadores.

As reuniões não precisam necessariamente lidar com problemas ou apontar dificuldades dos estudantes. Esses momentos também podem promover a elaboração de projetos nos quais a família colabore com a escola, ouvir sugestões de melhorias na instituição e mostrar mais sobre o trabalho que é feito.

Promova eventos para a família na escola

Além das reuniões, os eventos que levam a família para a escola são essenciais. Eles marcam datas importantes, mostram o trabalho feito pelos alunos e ajudam a fortalecer a relação. Os estudantes se sentem valorizados quando a família visita um local que faz parte da sua rotina e tem contato com as suas produções.

Por isso, a dica é promover exposições de trabalhos, apresentações para a família, exibição de projetos feitos pelos professores, entre outras ideias. Os alunos ficarão mais empenhados em suas tarefas se tiverem esse retorno dos seus responsáveis.

Disponibilize canais de comunicação

A comunicação é um elemento fundamental para que essa parceria tenha bons frutos. Por isso, manter canais diretos e simples para que profissionais e familiares possam ter o contato necessário. Isso pode acontecer nas dependências da escola ou por meio da tecnologia, cabe aos profissionais avaliar o perfil dos pais e identificar a melhor estratégia para o seu público.

Também, é interessante explorar as ferramentas digitais para mostrar mais da rotina escolar. Existem muitas alternativas gratuitas e simples de usar que permitem uma aproximação significativa, como as redes sociais e os blogs.

Incentive atividades para a família

Como dissemos, a escola pode promover atividades para serem feitas com a ajuda da família. No entanto, é importante que isso seja sugerido com cuidado, pois nem sempre os pais terão a disponibilidade de participar dos deveres escolares. Assim, é interessante que existam orientações para que os adultos participem, mas que seja algo possível de ser feito individualmente também.

As tarefas para casa são ótimas para estimular o hábito de estudar fora da escola, ajudam a aprofundar e exercitar os conhecimentos e também podem ser um incentivo para a inserção dos pais na vida escolar dos filhos. Por isso, devem ser elaboradas com muita atenção.

Em suma, a boa relação entre a escola e os pais de alunos é essencial para que a aprendizagem aconteça. Nesse sentido, é importante que a instituição tenha estratégias para incentivar a aproximação da família e, também, aproveite os feedbacks recebidos nesses contatos para melhorar a sua prática.

Gosta de conteúdos de educação? Então, nos siga no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe as novidades.