None

Como os jogos educativos online atuam na aprendizagem e desenvolvimento?

Despertar o interesse dos estudantes e mantê-los engajados é um desafio cada vez maior para os professores. Para alcançar esses objetivos, muitas escolas têm adotado recursos tecnológicos, como os jogos educativos online. Além de tornar o processo de aprendizagem mais estimulante, essa ferramenta ajuda os alunos a desenvolverem e aprimorarem habilidades e competências específicas, como o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas.

Por isso, é importante conhecer opções de jogos educativos online e entender como eles podem contribuir para o aprendizado e o desenvolvimento dos seus alunos. Entenda, neste artigo, qual é a importância desses games, quais tipos estão disponíveis na Internet e veja onde encontrá-los.

O que são jogos educativos online?

Vários pensadores, como Vygotsky e Piaget, defendem o uso de brincadeiras no processo de aprendizagem. Os jogos educativos são atividades que ajudam as crianças a aprenderem algo e desenvolverem certas habilidades enquanto se divertem.

Os jogos educativos passaram a ser disponibilizados online para acompanhar as novas tendências pedagógicas — usando a tecnologia como aliada, de modo a complementar o ensino — e o perfil dos alunos que, desde muito pequenos, usam dispositivos digitais. Assim, eles conseguem alcançar as crianças mais facilmente por estarem em um meio que faz parte do dia a dia deles.

Qual é a importância dos jogos educativos online?

Os jogos educativos online contribuem para a formação das crianças em vários sentidos, como mostraremos a seguir.

Socialização das crianças

De acordo com Vygotsky (1896-1934), um importante psicólogo que abordou o desenvolvimento infantil e a capacidade de aprendizado nos seus trabalhos, as brincadeiras são atividades criadoras. A partir delas, a realidade, a fantasia e a imaginação interagem, produzindo novas maneiras de construir relações sociais com outras pessoas. Nessa perspectiva, os jogos contribuem para a socialização das crianças.

Benefícios para o aprendizado

Além disso, os jogos, por serem atividades lúdicas e prazerosas, não suscitam resistência das crianças. Assim, elas se envolvem facilmente, aprendem conceitos e os colocam em prática sem criarem associações negativas que podem prejudicar o aprendizado.

Os jogos educacionais também ajudam a fixar melhor os conceitos abordados. Isso acontece principalmente porque os games permitem a aplicação deles em contextos que fazem sentido para os alunos. No mais, eles exploram as questões a partir de diferentes pontos de vista, ampliando a compreensão de determinado assunto.

No caso dos jogos educativos online, além desses benefícios, há o fato de serem acessíveis e fáceis de encontrar. Outro ponto importante é que eles possibilitam a compreensão e o uso de várias outras linguagens.

Benefícios para o desenvolvimento infantil

Os jogos educativos online contribuem para a formação global dos alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Neles, a criatividade, o raciocínio lógico, o pensamento crítico, a empatia, a capacidade de trabalhar em equipe, por exemplo, são trabalhados de forma lúdica e natural.

Quais jogos educativos podem ser encontrados online?

É possível encontrar várias opções na Internet, cada uma se propondo a desenvolver um conjunto de habilidades. Veja algumas!

Jogos de tabuleiro

Eles são baseados na versão tradicional, apresentando um tabuleiro virtual que pode ter diversos formatos e abordar qualquer área do conhecimento. É possível encontrar tanto os jogos clássicos, como damas, xadrez e Scrabble, como os mais modernos que apresentam um mapa com desafios que devem ser superados para alcançar a vitória.

Esse tipo de jogo estimula a criança a se superar e a testar os seus conhecimentos, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico, a concentração e o pensamento estratégico. Ele pode ser jogado por várias crianças, estimulando uma competição saudável, ou individualmente.

Jogos científicos

Esses jogos abordam conceitos das ciências naturais, permitindo a realização de experiências científicas e a compreensão de fenômenos naturais. O interessante é que eles apresentam contextos familiares para os estudantes.

Quebra-cabeças e puzzles

As versões online dos quebra-cabeças e puzzles são mais dinâmicas e estimulam habilidades como a atenção e a memória visual. Em algumas versões, os jogadores precisam resolvê-los em um tempo específico, o que os tornam mais desafiadores e instigantes.

Jogo da memória

Esse jogo ajuda a melhorar a capacidade de memorizar conteúdos sem partir da repetição de fórmulas, datas e nomes. Para vencê-lo, a criança precisa lembrar da posição de cada imagem ou peça e criar estratégias para não confundi-las.

Jogos de alfabetização

Para tornar o processo de alfabetização estimulante e divertido, os jogos online exploram a combinação vogais e consoantes e a formação de palavras. Eles podem ser apresentados em vários formatos e, inclusive, ser combinados a outros tipos de jogos.

Onde encontrar jogos educativos online?

Veja, a seguir, algumas plataformas online nas quais é possível encontrar jogos educativos.

Matific

A Matific é uma plataforma digital de jogos matemáticos projetada por especialistas em educação e voltada aos alunos do ensino infantil ao 6º ano do ensino fundamental. Ela apresenta mais de 2.000 jogos e atividades práticas alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Ele estimula os estudantes a resolverem problemas, desenvolverem o pensamento crítico e o raciocínio lógico-matemático. A plataforma se baseia em cinco princípios:

  • compreensão conceitual;
  • pensamento crítico;
  • contexto significativo;
  • aprendizagem personalizada;
  • participação intrínseca.

Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um portal de jogos educativos cujo objetivo é fazer com que as crianças aprendam sem perceberem que estão estudando conceitos aprendidos nas salas de aula, integrando-os à rotina delas. Eles são baseados na repetição e na recompensa imediata.

Há tanto jogos voltados aos conteúdos curriculares como a outros aspectos importantes da vida, como saúde, meio ambiente, cultura e lógica. Então, além de colocar em prática o que é aprendido na escola, é possível ampliar o repertório sociocultural.

Escola Games

Trata-se de um portal de jogos educativos desenvolvidos com acompanhamento pedagógico. As atividades da Escola Games são voltadas para crianças a partir dos cinco anos. Atualmente, há mais de 90 jogos que abordam todas as disciplinas trabalhadas no ensino fundamental.

Os jogos educativos online são recursos pedagógicos inovadores que podem transformar o aprendizado dos seus alunos e trazer vários benefícios para eles, aumentando o interesse pelos estudos. Por isso, considere incluí-los como ferramentas auxiliares nas suas estratégias de ensino.

Você quer acompanhar mais dicas como essas? Siga as nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro das próximas publicações! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.