None

As profissões do futuro e a matemática: porque ela é importante para o desenvolvimento?

Existe uma clara relação entre as profissões do futuro e a matemática. Isso significa que a preparação dos estudantes para essa área de conhecimento permite que nos próximos anos eles se tornem profissionais realizados e capazes de exercer suas atribuições. Mesmo que não se saiba com clareza quais atividades o futuro trará, já se sabe que a matemática é indispensável para a construção de uma carreira de sucesso.

Portanto, proporcionar aos alunos um conhecimento sólido nessa matéria é essencial para cumprir o propósito de uma instituição de ensino e desenvolver pessoas preparadas para o amanhã. Se você quer saber mais sobre a relação entre as profissões do futuro e a matemática, continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos especialmente para você!

Como a matemática pode ajudar a desenvolver os profissionais do futuro?

A matemática é muito relevante em diversas profissões atualmente e continuará exercendo um papel fundamental nos empregos do futuro. Adquirir aptidões sobre essa matéria pode auxiliar em diversas situações do cotidiano de uma pessoa. Confira a seguir como a matemática tem potencial para ajudar no desenvolvimento profissional.

Uso do raciocínio lógico

Ter conhecimento matemático pode ser importante para desenvolver um bom raciocínio lógico e organizar as ideais para resolver situações e problemas do dia a dia. Por meio dessa habilidade, é possível entender a relação de diferentes variáveis e compreender as circunstâncias de uma forma simplificada.

Além disso, com a melhora dessa habilidade desenvolvida com a ajuda da matemática, os indivíduos são capazes de otimizar sua capacidade de atenção, melhorar a organização e compreender melhor as ocorrências em sua volta.

Assim, ao proporcionar aos estudantes de sua escola um bom desenvolvimento em matemática, você está fornecendo a eles uma aptidão para desempenhar qualquer profissão que seja valorosa no presente e futuro.

Desenvolvimento de conhecimentos importantes

Ao aprender matemática, o aluno está adquirindo conhecimentos em diferentes áreas profissionais. Por exemplo, um estatístico utiliza de bases matemáticas para realizar testes de hipóteses e análises de probabilidade. Um engenheiro faz cálculos para construir estruturas que sejam seguros e assim por diante.

E com o avanço da tecnologia, futuramente noções de álgebra, cálculo e desenvoltura probabilísticas podem ser ainda mais valorizadas, sendo todas habilidades ligadas aos conteúdos de matemática.

Portanto, possibilitar aos estudantes um bom preparo nesse tipo de conteúdo, por consequência, é prepará-los para ter um futuro profissional excelente, capacitados para desenvolver diferentes tipos de ocupações.

Capacidade de resolver problemas

É ótimo ter pessoas pró-ativas e com competência para solucionar situações problemáticas que aparecem no cotidiano, não é mesmo? E com um bom ensino de matemática é possível auxiliar os alunos no desenvolvimento dessa habilidade tão valorizada.

Por exemplo, você pode incentivar os professores de sua escola a disponibilizarem atividades para os alunos em que eles sejam instigados a procurar soluções para problemas práticos.

Assim, você oferece conteúdos teóricos que envolvem matemática e ainda ampara na progressão dessa aptidão tão importante em qualquer tempo e profissão. Outra ótima possibilidade para desenvolver essa capacidade é a utilização de jogos, onde os alunos precisam encontrar soluções para avançar as fases e resolver questões do game.

Quais profissões do futuro podem utilizar a matemática?

Conforme levantamento de dados do Fórum Econômico Mundial, 96 novas profissões devem surgir nos próximos anos. A pesquisa indica que aproximadamente 6,1 milhões de novos empregos devem ser gerados por tais atividades. Curiosamente, 63% dessas vagas exigem conhecimentos de matemática e habilidades quanto às ciências exatas. 

Dados e inteligência artificial

O desenvolvimento de novas tecnologias exige, na maioria dos casos, muita criatividade e metodologia matemática na implementação de tais ideias. A criação de aplicativos, algoritmos e recursos digitais demanda amplo conhecimento de lógica, análise e noções de conjuntos. 

Desse modo, incentivar o aprendizado da matemática desde a infância permite que as crianças tenham condições necessárias para viabilizar a criação de todas as ideias que sua criatividade possa produzir.

Engenharia e computação em nuvem

As engenharias naturalmente contam com ferramentas matemáticas para idealizar projetos, estruturas e produtos que atendem a diferentes necessidades. Desde a construção de grandes edifícios até a criação de microchips, a engenharia está diretamente relacionada com a habilidade de traduzir em termos matemáticos as ideias e projetos que estavam apenas na imaginação. 

A criação de estruturas em caráter virtual, ou seja, na nuvem, permite que indivíduos com habilidades nessa área se destaquem diante dos demais e obtenham as melhores oportunidades de trabalho.

Vendas, marketing e conteúdo

A ampliação do ambiente de vendas que a internet proporcionou fez com que novos profissionais fossem demandados. A necessidade de profissionais para a criação de campanhas, gestão de tráfego e a desenvolvimento de sites, por exemplo, já estão presentes no mercado atual. 

Isso representa uma grande necessidade de profissionais qualificados para o tratamento de dados, definição e controle de tráfego e demais recursos necessários para o funcionamento das vendas e distribuição de conteúdo no ambiente físico e digital

Economia verde

Uma das principais preocupações da atualidade se refere a uma relação mais saudável da sociedade com o meio ambiente. Para isso, novas tecnologias com baixo impacto ambiental devem ser desenvolvidas. 

Isso significa que devem surgir diversas profissões relacionadas a produção de energia sustentável, desenvolvimento de novos sistemas de gás, entre outros meios de reduzir a poluição. Esse mercado deve trabalhar constantemente com estratégias de otimização, demandando conhecimentos relacionados às ciências exatas. 

Como a Matific pode ajudar?

Por meio de uma plataforma online a Matific disponibiliza mais de 2000 jogos interativos que contribuem para o desempenho das crianças. Desse modo, além de desenvolver as habilidades matemáticas necessárias, elas também recebem incentivos para aumentar sua criatividade e protagonismo.

Tais habilidades tendem a ser cada vez mais valorizadas e impactam diretamente o futuro dos alunos. Além disso, o incentivo à interação das crianças com um ambiente virtual permite que elas se tornem familiares com novas tecnologias e tais dispositivos de aprendizagem.

Viu como as profissões do futuro e a matemática estão diretamente relacionadas? Incentivar as crianças a desenvolver um olhar diferente para essa disciplina permite que o aprendizado ganhe características de um desafio e não de uma punição, como ocorre em alguns casos. Desse modo, sua escola oferece as melhores condições para que seus alunos obtenham as habilidades necessárias para criar uma carreira de sucesso. 

Curtiu nosso artigo? Então entre em contato conosco e confira como implementar as soluções da Matific em sua instituição!