None

Como escolher a melhor tecnologia educacional para sua escola?

Uma das principais vantagens da tecnologia é a abrangência de sua utilização, inclusive para fins pedagógicos. De acordo com um levantamento da plataforma PAR, ela ajuda a nivelar o nível de aprendizado de todos os estudantes, por permitir um acompanhamento mais próximo. Ao realizar o estudo, foram considerados recursos como lousa digital e aplicativos digitais.

Esses avanços ampliaram o mercado e novas organizações passaram a investir. Apenas nos Estados Unidos, mais de 8 bilhões dólares foram aplicados em tecnologia educacional, em 2019. A pandemia, que levou todos os alunos a estudarem em casa e no ambiente online, também abriu mais portas, solidificando de uma vez por todas essas iniciativas.

Mas entre tantas opções, como escolher a melhor? Veja!

O que é tecnologia educacional?

Esse conceito é mais amplo que se imagina. A ideia de tecnologia educacional consiste em utilizar ferramentas tecnológicas no processo de aprendizagem e ensino, com a finalidade de desenvolver habilidades socioeducativas, aumentando o acesso ao conhecimento.

Hoje é muito natural encontrar crianças e adolescentes utilizando tablets e smartphones para estudar e pesquisar dados a fim de aplicar em seus trabalhos escolares. Até mesmo o material didático foi aprimorado de forma que pudesse ser consultado em qualquer lugar, com ou sem internet.

Por que investir em tecnologia educacional?

Os recursos tecnológicos são quase irresistíveis para jovens e crianças pelo seu dinamismo. De fato, são muitos lúdicos e ótimos para distração — mas essa característica também serve como destaque para as escolas que os incluem para educar e transmitir conhecimento.

Além de proporcionar mais flexibilidade na rotina do aluno, permitindo que ele se dedique a outras atividades igualmente importantes, a possibilidade de aprender brincando, usando algum dispositivo com o qual já tenha familiaridade, é um bônus para a instituição educadora. Os pais também se beneficiam, já que o engajamento é maior.

Como escolher a melhor tecnologia educacional para a escola?

Ninguém gosta de fazer um investimento sem retorno, certo? Por isso, surgem diversas dúvidas antes de escolher a qual tecnologia aderir, qual geraria mais resultados positivos etc. Para ajudar nessa decisão, a gestão deve fazer avaliar os pontos abaixo.

Infraestrutura disponível

A instituição possui uma boa estrutura para oferecer esse tipo de recurso? Não adianta investir em tecnologias incríveis se não há suporte técnico para acompanhar essa performance. É importante que os estudantes sejam assistidos nesse aspecto primeiro.

Desafios e expectativas

É certo que se a escola deseja implementar novas soluções tecnológicas, elas devem ter um uso específico, um desafio a superar. Isso precisa estar bem definido — se possível, com ajuda de indicadores de gestão — para saber se o investimento foi compatível com as expectativas.

Utilização da tecnologia

A tecnologia por si só pode não ser suficiente. Sua utilização deve ser acompanhada por práticas didáticas igualmente inovadoras. Afinal, tem que haver coerência no processo, certo? Não adianta sugerir aplicativos e soluções digitais de última geração se as demais atividades não são implementadas em conjunto.

Com base nessas respostas a escola estará pronta para avaliar as opções disponíveis no mercado, mapeando as melhores soluções de acordo com suas expectativas. A Matific oferece um percurso de aprendizagem personalizado e adaptativo desde as primeiras etapas de ensino infantil, desenvolvido por especialistas em educação. Nossas ferramentas apresentam vantagens não só para a escola, mas para os pais e seus filhos, de forma prática e divertida.

Fale com a gente para mais informações!