None

Comparação numérica

Comparação numérica: sinais de comparação presentes

Nesta planilha, os alunos realizarão atividades que vão desde a comparação de quantidades até a comparação de números. Nas primeiras três questões, dois conjuntos de objetos são encontrados. Ao responder a essas perguntas, você receberá informações que relacionam o conceito de um conjunto maior a um número maior, incluindo os símbolos de igual ou desigual. À medida que progridem na atividade, os alunos vão comparar os números com menos recursos visuais.

Quer comparar? Experimente a planilha interativa agora!

Até 10
Até 20

 

Objetivos de aprendizagem

Compreenda as noções de "maior" e "menos" para comparar números, tanto gráfica como numericamente, e expressar a relação combinando os sinais correspondentes.

Contexto educativo

Os humanos desenvolveram o uso de números principalmente para descrever o tamanho das coleções de objetos e os resultados das medições. Uma parte importante de uma descrição quantitativa é a capacidade de comparar entre as quantidades; isto é, determinar se duas quantidades são iguais, ou se um é maior do que o outro. A comparação entre as quantidades é encontrada muito antes do início da escola (“ por que ele ganhou mais biscoitos do que eu? ") e uma parte importante da educação matemática inicial é a integração da habilidade de contar com a noção de comparação.

Comparação é, na verdade, um conceito que vem antes do desenvolvimento de contagem: é possível comparar o tamanho de dois conjuntos sem contar e, de fato, sem mesmo ter noção de números. Dados dois conjuntos, pode-se combinar um objeto de um conjunto com um objeto do outro conjunto, até que todos os objetos em um conjunto tenham sido correspondidos aos objetos do outro conjunto. Se permanecerem objetos sem correspondência em um dos conjuntos, esse conjunto será maior. Este é um entendimento concreto de comparação.

A noção de “mais que” e “menos que” ao comparar conjuntos de objetos nos leva a uma noção de ordem entre os números. O que queremos dizer quando dizemos que 9 é maior do que 6? Queremos dizer que se tivéssemos dois conjuntos, um de 9 objetos e outro de 6 objetos, o conjunto com os 9 objetos conteria mais objetos do que o conjunto com 6 objetos. Ao comparar números usando "maior que" e "menor que", este é um entendimento abstrato de comparação.

Finalmente, novos conceitos matemáticos frequentemente envolvem novas notações matemáticas. No caso de comparação, usamos os sinais “=”, “<” e “>”. Aprender e usá-los não é tão simples em idades jovens, o que representa um desafio por si só.

 

Atenção

  • A planilha interativa é cuidadosamente estruturada, fornecendo uma transição bem planejada entre a comparação de conjuntos de objetos (concretos) com números (abstratos) e uma introdução cuidadosa da linguagem e dos símbolos de comparação.
  • Os objetos são deliberadamente organizados para promover a legendagem de números menores e uma familarização de padrões comuns.

  • O tamanho de um conjunto é independente do tipo de itens que ele contém. Exibimos intencionalmente conjuntos de ratos maiores do que conjuntos de elefantes!

  • A planilha inclui uma resposta aos erros usando nossa nova metodologia de Sequência de Resposta Errada.
  • Esta planilha possui duas variantes para os intervalos de números 1-10 e 1-20.

Quer comparar? Experimente a planilha interativa agora!

Até 10
Até 20