None

Precisamos falar sobre a tendência do ensino híbrido nas escolas

Você já ouviu falar de ensino híbrido? Esse termo tem sido amplamente utilizado nos últimos tempos, porém, com a pandemia e a realidade do ensino a distância, essa metodologia tomará mais força e promete transformar o ensino nos próximos anos.

No modelo atual, normalmente, o professor é o detentor de toda a informação e o aluno escuta — de forma passiva — o conteúdo passado. Os exercícios são feitos em casa e a correção é realizada em outro momento por meio de respostas prontas. Porém, com o avanço da tecnologia e com a nova geração de estudantes, essa metodologia não faz mais tanto sentido.

A informação está disponível na internet para quem quiser e a qualquer momento. Temos consciência de ser possível aprender o que quisermos, sozinhos, sem a ajuda de um professor. Então, para que servem as escolas? A ideia é fazer a escola passar a ser um meio de socialização, de troca de experiências, de prática do conteúdo com a orientação do professor e de promoção da interdisciplinaridade do conhecimento. 

Bom, neste artigo, vamos ajudar você a entender melhor o ensino híbrido, essa metodologia de grande ascensão nos últimos anos, e como ela vai transformar o aprendizado de estudantes em todo o mundo. Boa leitura! 

O que é o ensino híbrido? 

Nessa metodologia, o estudante deixa de ser um ouvinte passivo e passa a ter mais protagonismo no seu estudo. Ele é colocado em exposição às informações do tema da aula de forma online e, na presencial, ele é incentivado à prática do conteúdo de forma colaborativa com outros alunos. O professor tem a oportunidade de estimular o pensamento crítico do estudante, fazendo-o buscar soluções em vez de apenas encontrar respostas prontas.

Assim, o ensino híbrido propõe:

  • mesclar o ensino online com o ensino presencial;
  • desenvolver autonomia, gestão de tempo, pensamento crítico, comunicação, entre outras diversas habilidades importantes do século XXI;
  • otimizar o tempo do professor, provocando questionamentos em vez de haver apenas a exposição de informação;
  • personalizar o ensino por meio da avaliação de forças e de fraquezas do aluno e adaptar o aprendizado ao ritmo de cada um;
  • utilizar tecnologias digitais a favor do aprendizado e de modo adequado à nova geração de estudantes.

Tendência do ensino híbrido no Brasil

Com a pandemia, passou-se a discutir cada vez mais sobre o ensino híbrido. Apesar de não ser um conceito novo, com a experiência do ensino online, muitas instituições passaram e passarão a adotar essa metodologia como ferramenta de aprendizagem. 

Contudo, é necessário haver um esforço das instituições no planejamento das atividades para a nova rotina e na organização junto aos professores, aos pais e a toda a comunidade pedagógica. Não há dúvidas de que os ganhos são e serão muitos com essa prática. Porém, todas as instituições também devem ter consciência da necessidade de adaptar-se e de atender a alguns pontos no momento em que decidirem adotar o ensino híbrido, como:

  • as dificuldades de alguns alunos ao acesso à internet ou até mesmo ao computador;
  • a necessidade de preparar o aluno e o professor para a operação do computador e das ferramentas a serem trabalhadas;
  • a mudança de mentalidade e a quebra de crenças limitantes devido a essa nova realidade;
  • a falta de um espaço ideal em casa para realizar as atividades;
  • a manutenção do engajamento, da atenção e do interesse dos estudantes com as atividades.

Como funcionam as aulas no ensino híbrido?

Já ouviu falar de "Sala de Aula Invertida"? Essa é uma das alternativas para conseguirmos aplicar o ensino híbrido no aprendizado. Nesse método de ensino, o aluno passa a ser protagonista do seu processo de aprendizagem, ganhando muito mais autonomia. A teoria é aprendida em casa de forma online e as aulas presenciais passam a ser um momento de tirar dúvidas, de cocriar soluções com outros alunos por meio de propostas passadas pelo professor e de haver interação social. 

Nós aprendemos muito mais na prática, assim, faz muito sentido que os “deveres de casa” e as atividades sobre o conteúdo sejam feitas de forma presencial com a orientação do professor e com a colaboração de todos os colegas. Cada aluno poderá trazer o seu ponto de vista sobre determinado assunto, pensando criativamente sobre o tema e aprendendo com os outros. 

Além disso, o ensino híbrido apoia a metodologia STEM (termo em inglês que se refere a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), de modo que o estudante passa a entender a disciplina como uma matéria em conjunto com outras e não de maneira isolada. O ensino deixa de ser meramente uma "decoreba" e passa a acontecer por meio da resolução de problemas utilizando todas as áreas do conhecimento. 

O movimento maker e como ele pode contribuir para o ensino híbrido

Um termo muito utilizado nos últimos anos tem sido o movimento maker, ou o movimento do "faça você mesmo". O maker vem do inglês “fazer”, então, é muito comum ouvirmos falar de “fazedores”, aquelas pessoas que colocam a mão na massa e fazem acontecer. Nesse movimento, há alguns princípios fortes para considerarmos:

  • menos teoria e mais foco na prática;
  • inexistência de problemas no erro, bastando que se aprenda e se recomece;
  • força do princípio da colaboração e do trabalho em grupo, valorizando a diversidade do conhecimento;
  • diversão no aprendizado, já que aprender não precisa ser chato;
  • desenvolvimento de habilidades humanas, como a criatividade e a empatia;
  • criação de soluções com foco em transformar a vida de várias pessoas.

 A gamificação no ensino como oportunidade

Aprender não precisa ser chato, certo? Por que não utilizar aquilo de que os alunos já gostam para poder tornar o aprendizado mais interessante? Falar a linguagem do estudante é essencial para a motivação nos estudos. Assim, a gamificação no aprendizado envolve utilizar técnicas dos jogos para engajá-los, tornando a aula mais interativa, personalizada e divertida. 

Existem alguns métodos já testados, aprovados e prontos para serem usados com os alunos para o ensino de forma gamificada, por exemplo:

  • scratch: plataforma criada pelo MIT para o ensino de lógica de programação. Com essa ferramenta, é possível criar animações, histórias e jogos, trabalhando diversas habilidades e disciplinas com o aluno. Eles ainda podem compartilhar as suas criações com o mundo;
  • minecraft Edu: essa ferramenta pode transformar a experiência com a aprendizagem, tornando o ensino mais prazeroso e lúdico;
  • interland: é uma ferramenta do Google para introduzir a segurança digital;
  • Matific: torna o ensino de Matemática lúdico para alunos até o 6º ano por meio de ferramentas de jogos.

O ensino híbrido e como a Matific pode ajudar

Vimos na pandemia uma grande dificuldade dos pais e dos professores em manter a atenção dos alunos. As atividades, por serem feitas no computador ou mesmo no celular, já despertam o engajamento dos estudantes, mas é preciso haver outras que também prendam a atenção e esse tem sido o maior desafio.

Além disso, os próprios professores não conheciam diversas plataformas e tiveram que se adaptar rapidamente ao novo cenário caótico da quarentena. Agora, com as atividades presenciais voltando, será mais um desafio se adaptar ao ensino híbrido, aprendendo a mesclar os dois universos, o online e o presencial. 

A notícia boa é que existem plataformas para auxiliar nesse processo, como a Matific, uma plataforma de ensino de Matemática gamificada. A Matific ajuda a direcionar o professor no ensino, na compreensão das dificuldades do aluno e na geração de um maior engajamento com os estudantes no ambiente virtual.

Até aqui, vimos que pensar em ensino híbrido é saber que temos o poder de transformar a forma de aprender e a maneira de vermos o mundo daqui em diante. Existem diversas vantagens nisso e a maior delas, com certeza, é fazer o nosso papel como educador, trazendo mais motivação ao aluno para estudar e aprender. Além disso, podemos personalizar o ensino, trazendo oportunidades para que todos aprendam no seu ritmo, desenvolvendo as competências individuais.

Você tem a oportunidade de entender mais sobre essas metodologias ativas e nós podemos ajudar a tornar esse desafio mais fácil. Entre em contato com a Matific para saber mais. Você pode fazer parte de um grupo de profissionais do futuro!